Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em relação aos estudos de uso e de usuários da informação, julgue os itens de 106 a 110.
Entre as etapas da análise das necessidades de informação, a identificação das necessidades da população-alvo é mais importante do que a descrição dessa população e da sua ambiência.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em relação aos estudos de uso e de usuários da informação, julgue os itens de 106 a 110.
Os resultados das análises dos estudos de usuários constituem insumos estratégicos para a manutenção e a constante atualização da política de desenvolvimento de coleções de uma biblioteca, razão por que devem ser considerados na formulação dessa política.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em relação aos estudos de uso e de usuários da informação, julgue os itens de 106 a 110.
Os estudos de usuários são considerados canais de comunicação entre a biblioteca e os seus usuários ou clientes.
Os estudos que se inserem um paradigma centrado no usuário preocupam-se com a percepção, com os sentimentos e com o modo como as pessoas aprendem. Enfim, com aspectos que, segundo os teóricos da corrente cognitivista, interferem no comportamento de busca e de uso de informação. Assinale a alternativa que não identifica argumento da abordagem cognitiva.
Aspectos cognitivos e afetivos, que interferem na busca e no uso da informação.
Relevância das experiências individuais.
Ferramentas de busca da informação.
A necessidade da informação é situacional e contextualizada.
A necessidade de informação muda à medida que o usuário avança no seu processo de busca de informação.
O treinamento para o usuário é fundamental para que ele saiba como utilizar os recursos disponíveis na biblioteca. O estudo de usuário para obtenção da qualidade da informação resulta de que fator?
Avaliar a terminologia adotada pelo sistema de recuperação da informação e sua adequação à terminologia empregada pelo usuário.
Avaliar o acervo geral periodicamente, em favor de seu estado de conservação.
Avaliar o perfil social e econômico dos usuários.
Promover a autonomia do usuário no uso do sistema de recuperação da informação.
Realizar as estatísticas de utilização do sistema de recuperação da informação.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Serviços aos usuários podem ser elencados em, exceto:
Consulta
Renovação
Treinamento
Orientação
Protocolo
O Código de Ética do Profissional Bibliotecário
tem por objetivo fixar normas de conduta para os profissionais em Biblioteconomia, quando no desempenho da profissão.
é bastante minucioso quanto aos direitos dos bibliotecários.
abrange apenas as pessoas físicas que exerçam as atividades profissionais de Biblioteconomia; pessoas jurídicas são objeto de legislação própria do Ministério do Trabalho.
proíbe o encaminhamento de recursos contra penalidades impostas por transgressão aos preceitos do código.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, em relação a usuários e clientes, o bibliotecário deve
orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual, de acordo com suas competências.
zelar pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento da biblioteca a que está vinculado.
ser solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as normas que regulam a profissão.
guardar sigilo no desempenho de suas atividades, independente de solicitação do usuário.
formular críticas e propostas com o fim de preservar o desempenho profissional.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, assinale a alternativa que não representa norma de conduta do bibliotecário.
Evitar críticas e (ou) denúncias contra outro profissional, sem dispor de elementos comprobatórios.
Respeitar as ideias de seus colegas, os trabalhos e as soluções, jamais usando-os como de sua própria autoria.
Ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão.
Abster-se da aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram o referido procedimento.
Aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.
Dentre as etapas que constituem o processo normal de referência, aquela que implica a escolha do caminho a ser seguido na busca da informação (por categoria, fonte ou ponto de acesso) para atender a necessidade de informação do usuário é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...