Questões de Biblioteconomia do ano 2011

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos estudos de uso e de usuários da informação, julgue os itens de 106 a 110.

Entre as etapas da análise das necessidades de informação, a identificação das necessidades da população-alvo é mais importante do que a descrição dessa população e da sua ambiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos estudos de uso e de usuários da informação, julgue os itens de 106 a 110.

Os resultados das análises dos estudos de usuários constituem insumos estratégicos para a manutenção e a constante atualização da política de desenvolvimento de coleções de uma biblioteca, razão por que devem ser considerados na formulação dessa política.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos estudos de uso e de usuários da informação, julgue os itens de 106 a 110.

Os estudos de usuários são considerados canais de comunicação entre a biblioteca e os seus usuários ou clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os estudos que se inserem um paradigma centrado no usuário preocupam-se com a percepção, com os sentimentos e com o modo como as pessoas aprendem. Enfim, com aspectos que, segundo os teóricos da corrente cognitivista, interferem no comportamento de busca e de uso de informação. Assinale a alternativa que não identifica argumento da abordagem cognitiva.

  • A.

    Aspectos cognitivos e afetivos, que interferem na busca e no uso da informação.

  • B.

    Relevância das experiências individuais.

  • C.

    Ferramentas de busca da informação.

  • D.

    A necessidade da informação é situacional e contextualizada.

  • E.

    A necessidade de informação muda à medida que o usuário avança no seu processo de busca de informação.

O treinamento para o usuário é fundamental para que ele saiba como utilizar os recursos disponíveis na biblioteca. O estudo de usuário para obtenção da qualidade da informação resulta de que fator?

  • A.

    Avaliar a terminologia adotada pelo sistema de recuperação da informação e sua adequação à terminologia empregada pelo usuário.

  • B.

    Avaliar o acervo geral periodicamente, em favor de seu estado de conservação.

  • C.

    Avaliar o perfil social e econômico dos usuários.

  • D.

    Promover a autonomia do usuário no uso do sistema de recuperação da informação.

  • E.

    Realizar as estatísticas de utilização do sistema de recuperação da informação.

Serviços aos usuários podem ser elencados em, exceto:

  • A.

    Consulta

  • B.

    Renovação

  • C.

    Treinamento

  • D.

    Orientação

  • E.

    Protocolo

O Código de Ética do Profissional Bibliotecário

  • A.

    tem por objetivo fixar normas de conduta para os profissionais em Biblioteconomia, quando no desempenho da profissão.

  • B.

    é bastante minucioso quanto aos direitos dos bibliotecários.

  • C.

    abrange apenas as pessoas físicas que exerçam as atividades profissionais de Biblioteconomia; pessoas jurídicas são objeto de legislação própria do Ministério do Trabalho.

  • D. pode ser modificado pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, adaptando-se à realidade local.
  • E.

    proíbe o encaminhamento de recursos contra penalidades impostas por transgressão aos preceitos do código.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, em relação a usuários e clientes, o bibliotecário deve

  • A.

    orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual, de acordo com suas competências.

  • B.

    zelar pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento da biblioteca a que está vinculado.

  • C.

    ser solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as normas que regulam a profissão.

  • D.

    guardar sigilo no desempenho de suas atividades, independente de solicitação do usuário.

  • E.

    formular críticas e propostas com o fim de preservar o desempenho profissional.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, assinale a alternativa que não representa norma de conduta do bibliotecário.

  • A.

    Evitar críticas e (ou) denúncias contra outro profissional, sem dispor de elementos comprobatórios.

  • B.

    Respeitar as ideias de seus colegas, os trabalhos e as soluções, jamais usando-os como de sua própria autoria.

  • C.

    Ser leal e solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão.

  • D.

    Abster-se da aceitação de encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, desde que permaneçam as mesmas condições que ditaram o referido procedimento.

  • E.

    Aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance no atendimento ao público, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.

Dentre as etapas que constituem o processo normal de referência, aquela que implica a escolha do caminho a ser seguido na busca da informação (por categoria, fonte ou ponto de acesso) para atender a necessidade de informação do usuário é:

  • A. a resposta
  • B. a questão inicial
  • C. o processo de busca
  • D. a estratégia de busca
  • E. a questão negociada
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...