Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No novo contexto de produção, organização e recuperação de documentos digitais, as metas de trabalho do profissional da informação, no âmbito das bibliotecas digitais, não se restringem à criação de representações dos objetos físicos constantes de um acervo. Para se garantir o acesso a documentos e conteúdos disponíveis em repositórios, de forma hipertextual e multimidiática, deve-se definir
a indexação.
o arranjo.
a desmaterialização dos documentos.
os metadados.
os artefatos.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Documentos eletrônicos que permitem uma leitura não sequencial, de acordo com o raciocínio humano, são denominados
multimeios.
site.
hipertexto.
hipermídia.
base de dados.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O método de coleta de dados que reúne pessoas relacionadas ao problema a ser explorado, servindo como moderador para assegurar que o assunto seja discutido sem distorções é denominado
grupo focal.
observação.
questionário.
análise de conteúdo.
entrevista.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O protocolo que viabilize determinado cliente a recuperar os registros disponíveis em uma base de dados de um servidor, comparando-os com os termos de uma lista e classificando-os, é denominado
Z39.50.
US MARC.
ISO 8879.
ISO/IEC 13250.
HTML 4.01.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Os sistemas de recuperação da informação são classificados de acordo com o tipo de dados de acesso. As bases de dados constituídas de dados cadastrais sobre pessoas, instituições e softwares são denominadas
diretórios.
base de texto completo.
base de dicionários.
bibliográficas.
referenciais.
Considere as afirmativas abaixo sobre automação de bibliotecas.
I. Devido ao desenvolvimento tecnológico, softwares e equipamentos tornam-se ultrapassados com rapidez e, muitas vezes, precisam ser substituídos. Por isso, ao se informatizar uma unidade de informação, deve-se adotar um formato padrão para garantir a portabilidade dos dados bibliográficos no futuro.
II. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de bibliotecas: o formato MARC e o protocolo de comunicação ISO 2709.
III. A qualidade de um software para automação de unidades de informação está relacionada aos requisitos ou módulos que oferece, como aquisição, catalogação, pesquisa, circulação etc. Ao avaliar a função de pesquisa, o bibliotecário deve observar, por exemplo, se o sistema oferece módulo de busca e interface multilíngue.
IV. Z39.50 é um formato para o intercâmbio de informações bibliográficas de um sistema para outro, que serve como estrutura para formatos bibliográficos como o MARC.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e IV.
I e IV.
I e III.
II e IV.
II e III.
Serviço especializado em informação jurídica e legislativa, reúne documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil. Organiza, integra e oferece acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.
Trata-se
da Rede RVBI.
da Rede LexML.
da Biblioteca Digital do STJ/BDJUR.
do Sistema de Informações do Congresso Nacional.
do Portal da Justiça Federal.
Avalie as afirmativas abaixo sobre automação de serviços bibliotecários.
I. No processo de seleção de um software para a automação de bibliotecas, é preciso avaliar o perfil técnico do sistema por meio de uma série de requisitos funcionais que descrevem a base tecnológica usada, como plataforma, sistema operacional, recursos de rede etc.
II. Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) e a norma ANSI Z39.2 são padrões fundamentais para a descrição de documentos e o intercâmbio de dados em softwares de automação de serviços em unidades de informação.
É correto afirmar que
a primeira está incorreta; o perfil técnico corresponde aos pré-requisitos do sistema, como necessidade de conversão retrospectiva, de suporte e de treinamento.
ambas estão incorretas; os requisitos funcionais descrevem as atividades da biblioteca e os padrões usados são o formato MARC e o protocolo Z39.50.
a segunda está incorreta; o ISBD e a norma ISO 2709 são os padrões para descrição bibliográfica e intercâmbio de dados mais importantes.
ambas estão corretas; a avaliação das especificações tecnológicas do sistema faz parte da etapa de diagnóstico de um projeto de automação.
ambas estão corretas; os requisitos técnicos devem ser compatíveis com os padrões e a infraestrutura de hardware e de comunicação usados pela biblioteca.
Os sistemas de armazenamento e recuperação da informação desempenham uma série de funções tanto de entrada quanto de saída da informação. Na etapa de saída, observam-se funções estreitamente ligadas à interação entre usuário e sistema, ou seja, a
política de seleção, que orienta a aquisição de documentos para o sistema baseada nas necessidades do usuário.
estratégia de busca, que envolve o processo de análise da questão de busca e a sua tradução para a linguagem do sistema.
organização da informação, que inclui os processos técnicos de catalogação, classificação e indexação dos documentos.
construção de bases de dados bibliográficas, que servirão como suporte e como pontes na recuperação da informação.
avaliação do sistema, que é realizada por meio de indicadores como cobertura, exaustividade, precisão, tempo de resposta e formato.
Ao avaliar o módulo de seleção e aquisição de um software para automação de bibliotecas, o bibliotecário deve observar, entre outras funções, se o sistema oferece
atualização de estatísticas de circulação e cadastro de fornecedores.
geração de lista de desideratas e cadastro de entidades para intercâmbio.
controle de assinatura de periódicos e importação de dados bibliográficos.
pré-catalogação para registro de tombo e definição de instrumentos de alerta.
inserção de dados patrimoniais e processamento de materiais especiais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...