Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A estrutura de um registro MARC é formada por três componentes principais: líder, diretório e campos variáveis, sendo que
o líder apresenta entradas de tamanho fixo geradas pelo próprio sistema.
o diretório fornece informações para o processamento dos dados do registro.
os campos variáveis se dividem em campos de controle e campos de dados.
tags dão instruções ao sistema de como processar os dados nos campos.
os códigos A, M e O identificam o tipo de informação presente nos campos.
Instruções: Considere a informação a seguir, para responder às questões de números 41 e 42.
Segundo a norma brasileira para preparação de guias de bibliotecas, centros de informação e de documentação, a estrutura de um guia de unidade informacional é constituída de elementos essenciais e, quando necessária, acrescida de elementos complementares.
A norma referida é a NBR
10518, de 2005.
6032, de 1989.
10520, de 2011.
14724, de 2002.
6029, de 2006.
Segundo a norma brasileira que fixa as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas, com o fim de simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas, a abreviação do título Revista da Federação das Academias de Letras é
Rev. Feder. Acad. Letr.
Rev. Feder. Acad-s Letras.
R. Fed. Acad-s Letras.
R. Fed. Acad. Letr.
R. Feder. Acad. Letras.
Segundo a norma brasileira que estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes,
em publicações periódicas, a posição do sumário pode variar de volume para volume ou de fascículo para fascículo, segundo as necessidades de formatação do conteúdo.
o sumário é a enumeração de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustrações, exemplos etc, na ordem de sua ocorrência.
quando houver mais de um volume, o sumário de toda a obra deve ser incluído no primeiro volume.
o sumário deve ser localizado como último elemento pré-textual.
constam do sumário tanto os elementos pré-textuais como os pós-textuais.
Observe as definições abaixo:
I. Autor(es) entidade(s): Instituição(ões), organização( ões), empresa(s), comitê(s), comissão(ões), evento(s), entre outros, responsável(eis) por publicações em que não se distingue autoria pessoal.
II. Editora: Casa publicadora, pessoa(s) ou instituição responsável pela produção editorial. Conforme o suporte documental, outras denominações são utilizadas: produtora (para imagens em movimento), gravadora (para registros sonoros), entre outras.
III. Separata: Publicação de parte de um trabalho (artigo de periódico, capítulo de livro, colaborações em coletâneas etc.), mantendo exatamente as mesmas características tipográficas e de formatação da obra original, que recebe uma capa, com as respectivas informações que a vinculam ao todo, e a expressão Separata de em evidência. As separatas são utilizadas para distribuição pelo próprio autor da parte, ou pelo editor.
Segundo a NBR 6023,
as definições I, II e III estão corretas.
apenas as definições I e II estão corretas: a exata manutenção das mesmas características tipográficas e de formatação da obra original não é pré-requisito para constituição de uma separata.
apenas as definições I e III estão corretas: produtoras e gravadoras não são consideradas editoras.
apenas as definições II e III estão corretas: publicações realizadas por Comissões devem obrigatoriamente ter o presidente ou coordenador identificado como autor, seguido da expressão et al.
as definições I, II e III estão incorretas.
Biblioteconomia - Normas técnicas para a área de documentação - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta a referência correta para artigo de periódico, de acordo com a NBR 6023/02.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. O bibliotecário de referência: métodos e técnicas de ensino. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.13, n.1, p.55-76, mar. 1984.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. O bibliotecário de referência: métodos e técnicas de ensino. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.13, n.1, p.55-76, mar. 1984.
Figueiredo, Nice Menezes de. O bibliotecário de referência: métodos e técnicas de ensino. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v.13, n.1, p.55-76, mar. 1984.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. O bibliotecário de referência: métodos e técnicas de ensino. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Belo Horizonte, v.13, n.1, p.55-76, mar. 1984.
Biblioteconomia - Normas técnicas para a área de documentação - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Sobre a ISBD, é incorreto afirmar que
surgiu com a função de padronizar as informações contidas na descrição bibliográfica.
se tornou a norma internacional para intercâmbio de registros bibliográficos.
foi apresentada pela primeira vez em 1969 na Reunião Internacional de Especialistas em Catalogação (RIEC).
nela, as áreas e os elementos podem ser indicados pela pontuação e pela posição.
Biblioteconomia - Normas técnicas: tipologia, funções e aplicabilidade - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Os resumos possuem dois atributos que constituem a base sobre a qual são formulados: representação e condensação. A noção de condensação significa que
a extensão das informações deve pautar-se pela brevidade.
um conjunto de significados é usado em substituição de outros.
algumas frases são extraídas do próprio documento original.
apenas os elementos mais importantes do texto são destacados.
uma sequência de frases concisas e afirmativas devem ser empregadas.
Biblioteconomia - Normas técnicas: tipologia, funções e aplicabilidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base nas normas técnicas para a área de documentação, julgue os itens subsequentes.
Resumos informativos são aqueles que abordam os pontos principais do documento, sem apresentar dados qualitativos e quantitativos. Esse tipo de resumo normalmente não dispensa a consulta ao original.
Biblioteconomia - Normas técnicas: tipologia, funções e aplicabilidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Texto para as questões de 34 a 36
A padronização dos instrumentos de controle da informação é um fator preponderante para o sucesso dos processos de busca e recuperação da informação, visto que possibilita acesso preciso aos acervos e repertórios informacionais. Nesse sentido, as normas técnicas relativas à área de documentação proporcionam a padronização de processos, facilitando o acesso e o intercâmbio da informação.Considerando-se as normas técnicas relativas a resumo, é correto afirmar que os resumos devem
compor-se de 150 a 500 palavras, inclusive se consistirem em resumos críticos.
constituir-se de fórmulas, equações e diagramas, caso esses elementos estejam presentes no documento a ser resumido.
ressaltar as informações introdutórias do documento resumido, a fim de contextualizar os demais dados.
ser redigidos mediante uma sequência de frases concisas e afirmativas e não por meio de enumeração de tópicos , e preferencialmente em um parágrafo único.
conter preferencialmente verbos na voz ativa e na primeira pessoa do singular.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...