Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O IBICT − Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia foi responsável pela tradução e customização do software
EX-LIBRIS/ALEPH, que proporciona a automação de todas as atividades das bibliotecas, desde a aquisição a empréstimo de materiais.
SCIELO, que analisa periódicos científicos e possibilita a elaboração de estratégias de busca por temas específicos.
SIBINET, que possibilita a organização de repositórios institucionais de sistemas de bibliotecas.
SEER, que contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos.
MicroISIS, que permite a consulta aos catálogos de bibliotecas por meio da rede.
A referência desse artigo, segundo as normas da ABNT, é
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 53-65, jan./abr. 2012.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; FILHO, Emílio José Montero Arruda; FILHO, Milton Cordeiro Farias. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 53-65, jan./abr. 2012.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, v. 22, n. 1, p. 53-65, jan./abr. 2012.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos. João Pessoa : Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba, jan./abr. 2012. v. 22, n. 1, p. 53-65.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, jan./abr. 2012. p. 53-65.
Analise as referências abaixo.
I. ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em:
II. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G. & SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo, Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
III. POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em:
IV. MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia. Buenos Aires, v. 24, n. 2. Primavera de 1998.
V. WINDOWS 98: o melhor caminho para atualização. PC World, São Paulo, n. 75, set. 1998 [http://www.idg.com.br/ abre.htm] Acesso em: 10 set. 1998.
Segundo a NBR 6023, estão corretas, APENAS
II e V.
I e V.
II e IV.
I e III.
III e IV.
Ao classificar uma obra usando a Classificação Decimal de Dewey, um bibliotecário deve considerar
I. o princípio norteador: uma obra deve ser classificada na disciplina à qual se destina, e não naquela da qual deriva; II. a regra de aplicação: uma obra sobre a influência de um assunto sobre outro é classificada no assunto que exerce a influência; III. a regra do primeiro de dois: uma obra sobre dois assuntos que recebem tratamento equiparável e não são usados para introduzir ou explicar um ao outro é classificada no assunto cujo número aparecer primeiro nas tabelas. Pode-se afirmar queos itens I e III estão corretos; essas regras concorrem para determinar a melhor posição para a obra.
os itens I e II estão corretos; essas regras orientam a determinação da disciplina de uma obra.
os itens II e III estão corretos; essas regras asseguram a escolha da classificação adequada para a obra.
todos os itens estão corretos; essas regras ajudam a definir o assunto e o foco disciplinar de uma obra.
todos os itens estão incorretos; essas regras guiam o processo de classificação de uma obra, mas as definições estão trocadas.
Ao elaborar uma linguagem documentária, um bibliotecário inicia o levantamento de termos em publicações de reconhecido valor na área, como periódicos especializados, relatórios técnicos, teses, glossários etc. Esse processo é baseado no princípio
do controle terminológico.
da validação de vocabulário.
da garantia literária.
do consenso científico.
do endosso semântico.
Segundo os Princípios Internacionais de Catalogação da IFLA de 2009, a descrição bibliográfica
I. pode ser feita de acordo com vários níveis de detalhe; II. baseia-se no item enquanto representante da manifestação, podendo incluir atributos que pertençam às obras e expressões nela contidas; III. deve conter dados descritivos baseados em uma norma internacionalmente vigente. Pode-se afirmar queo item II está incorreto; a descrição bibliográfica se baseia no item enquanto representante de uma entidade.
todos os itens estão incorretos; a descrição bibliográfica depende dos objetivos do catálogo e da conveniência dos usuários.
o item I está incorreto; os Princípios de Catalogação da IFLA especificam três níveis de descrição.
todos os itens estão corretos; deve-se criar uma descrição bibliográfica separada para cada manifestação.
o item III está incorreto; os Princípios de Catalogação da IFLA já constituem a norma que determina os dados descritivos.
Acerca da referência bibliográfica hipotética abaixo, julgue os itens seguintes de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):
BLOOD, D. C.; PEREIRA, O. M.; ARNALDO, J. A.. A efetividade do gerenciamento da informação no setor secundário brasileiro. 2.ed. [S.l.]: Edição dos Autores, [1999]. 390 p
I. A indicação dos autores pessoais está incorreta, pois nos documentos elaborados por três autores, os nomes devem ser mencionados em ordem alfabética, separados por ponto.
II. Mesmo que fosse possível identificar o local de publicação, como o documento não o registrou, a referência usou corretamente a abreviatura [S.l.] que significa sine loco.
III. O registro do nome da editora está correto, pois as obras publicadas com recursos do próprio autor, sem vínculo com qualquer editora comercial ou institucional, conhecidas como Edição do(s) Autor(es), devem incluir essa informação.
IV. Para permitir uma melhor identificação do documento, o registro poderia mencionar as ilustrações, bem como as dimensões da obra.
Marque a alternativa CORRETA:
Apenas os itens II e III estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens III e IV estão corretos.
Apenas os itens II e IV estão corretos.
Leia, atentamente, os seguintes itens, acerca das linguagens documentárias:
I. Linguagens documentárias são instrumentos intermediários, ou instrumentos de construção, através dos quais se realiza a tradução da síntese dos textos e das perguntas dos usuários.
II. As linguagens documentárias supõem a existência de mecanismos interpretativos próprios, uma vez que não se pode utilizar o mecanismo interpretativo da linguagem natural para determinar significados das unidades destinadas à representação da informação.
III. Em face da natureza plurissêmica da linguagem natural, a elaboração de linguagens documentárias supõe alterar a fonte de significação, isto é, alterar a possibilidade de significar, orientando-se para a necessidade de fixar significados.
IV. As linguagens documentárias são construídas para a indexação, armazenamento e recuperação da informação, e correspondem a sistemas de símbolos destinados a traduzir o conteúdo dos documentos.
Marque a alternativa CORRETA:
Apenas os itens I, II e III estão corretos.
Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Indique entre as alternativas a que melhor corresponde ao conceito de apêndice:
Complementa a argumentação do autor esclarecendo o texto, documentação incluída ao final do trabalho.
Não é elaborado pelo autor, mas complementa sua idéia.
Explica a matéria informativa e explicativa, geralmente elaborada após a conclusão da obra.
Não pode ser cronológico.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
A Associação Brasileira de norma Técnicas e responsável por todas as NBRs, Assim podemos dizer que a NBR 10521 e 10525 respectivamente se referem a:
Sumário e resumo.
Numeração Internacional para publicações seriadas - ISSN e Numeração Internacional para Livro ISBN.
Numeração Internacional para Livro ISBN e Numeração Internacional para Publicações Seriadas ISSN.
Numeração Internacional para publicações seriadas - ISSN e Preparação de Índice de Publicações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...