Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O modelo teórico de Formação e Desenvolvimento de Coleções de G. Edward Evans, baseado na identificação de pontos fortes e fracos da coleção e na avaliação dos recursos informacionais e das necessidades dos usuários, é caracterizado pela
interseção entre seus componentes básicos, a partir de relação estrutural.
hierarquização de seus componentes, em constante interação e sobreposição.
integração sistêmica, continuidade e caráter cíclico de etapas de mesmo nível.
diversificação de atividades que compõem a administração e o desenvolvimento de coleções.
estruturação organizacional alicerçando a aquisição, a seleção e a administração das coleções.
Considere as afirmativas abaixo.
I. Em uma situação normal das atividades de aquisição de materiais de informação, a modalidade que mais ocupa o tempo dos profissionais do setor é a doação. II. As atividades de aquisição devem estar próximas, na estrutura organizacional, das atividades de seleção de materiais. III. O selecionador muitas vezes não tem ideia muito clara sobre as dificuldades que podem existir para a aquisição de determinados materiais de informação. IV. O manual de aquisição representa um valioso instrumento para orientação e integração de novos profissionais à equipe de trabalho. Está correto o que se afirma APENAS emI e III.
II, III e IV.
I, II e IV.
II e III.
I, III e IV.
Analise os seguintes critérios de seleção: características físicas, tratamento e conveniência. Eles pertencem, respectivamente, às categorias que abordam
adequação ao usuário, aspectos adicionais e conteúdo dos documentos.
conteúdo dos documentos, aspectos adicionais e adequação ao usuário.
aspectos adicionais, conteúdo dos documentos e adequação ao usuário.
conteúdo dos documentos, adequação ao usuário e aspectos adicionais.
aspectos adicionais, adequação ao usuário e conteúdo dos documentos.
Em relação à avaliação de serviços de informação, considere:
I. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento.
II. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano.
III. A avaliação é uma ocorrência isolada, que auxilia o bibliotecário a alcançar eficácia e eficiência organizacionais.
IV. O processo de escolha de prioridades, a alocação de recursos e a definição de métodos e processos técnicos e operacionais fornecem subsídios para a realização da avaliação.
V. Avaliar é atribuir valor, julgar mérito e relevância e medir o grau de eficiência e eficácia e o impacto causado pelas ações de determinada organização ou pela implementação de políticas, programas e projetos de informação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e V.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à atividade de formação e desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.
Emulação é a lista de livros e documentos de interesse para aquisição em uma biblioteca.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à atividade de formação e desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.
Uma das etapas do trabalho de seleção é avaliar cada um dos materiais em relação não só aos recursos disponíveis, mas também às prioridades previamente definidas na política de formação e desenvolvimento de coleções da biblioteca.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à atividade de formação e desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.
As avaliações acerca do tamanho ou da utilidade de acervos bibliográficos devem estar condicionadas à avaliação das condições materiais, humanas e financeiras.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à atividade de formação e desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.
A decisão de aquisição de material bibliográfico para uma biblioteca deve considerar, em primeiro lugar, as fontes de informação disponíveis, tais como catálogos de editoras.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à atividade de formação e desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.
A avaliação sistemática das coleções de bibliotecas significa prospecção de novas metodologias de desenvolvimento dos acervos bibliográficos.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
De acordo com o desenvolvimento de coleções, julgue os itens subsecutivos.
Os métodos mais utilizados para o desenvolvimento de coleções são os seguintes: compra, doação, afiliação institucional, sistema de depósito e permuta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...