Questões de Biblioteconomia do ano 2014

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto ao modo de armazenar documentos é correto afirmar que:

  • A. Os documentos devem ser passados por rotineiros e contínuos processos de higienização, vigilância e desinfecção.
  • B. Não se deve utilizar método de luz indireta para iluminar o ambiente onde estão armazenados documentos, apenas luz solar.
  • C. Deve-se procurar ter arejamento generoso do local onde estão armazenados documentos, de forma que é necessário que todas as janelas do ambiente fiquem totalmente abertas.
  • D. A luz direta é o melhor método para iluminar o ambiente onde estão armazenados documentos.

Pela Classificação Decimal de Dewey (CDD), o número de classificação “80” referencia e agrupa as seguintes as áreas do conhecimento:

  • A. Psicanálise. Freud.
  • B. Comunicação de computadores. Redes de computadores. Internet
  • C. Psicologia aplicada. Psicotecnologia.
  • D. Questões gerais relativas à linguística e à literatura. Filologia.

No ambiente escolar, o profissional de Biblioteconomia, através de suas competências pode contribuir com o aprendizado de crianças e adolescentes da seguinte forma:

  • A. Organizar um plano de estudos para ensinar adequadamente e elaborá-lo para ter tempo de abordar todos os temas plenamente.
  • B. Ensinar e transmitir ideias previstas no plano de aula de uma determinada série.
  • C. Preparar e conduzir programas de leitura e eventos culturais no ambiente escolar.
  • D. Lecionar as disciplinas, matérias e cursos para que se encontra habilitado de acordo com as necessidades educativas dos alunos.

Pela Classificação Decimal de Dewey (CDD), as áreas do conhecimento “Humanidades, assuntos artísticos em geral” devem ser referenciadas e agrupadas pelo seguinte número de classificação:

  • A. 875
  • B. 456
  • C. 002
  • D. 009

Ao descrever a missão profissional do bibliotecário, Ortega y Gasset propõe que o bibliotecário seja um “filtro que se interpõe entre a torrente de livros e o homem”. Nesse contexto, a literatura em Biblioteconomia consagrou essa proposição e atribuiu a Ortega y Gasset a imagem do bibliotecário como um

  • A. educador social e ambiental
  • B. agente de transformação social
  • C. gestor da informação e do conhecimento
  • D. arquiteto da informação em ambiente web
  • E. mediador entre a informação e o usuário

O processo de planejamento estratégico, desde a identificação do problema até o diagnóstico, conclui-se com um documento no qual se formalizam a missão, os objetivos, as políticas, as diretrizes, as metas e as estratégias. Nesse processo, à luz dos ambientes interno e externo, os gestores de unidades de informação devem compreender que a(s)

  • A. análise do ambiente interno verifica pontos fortes e fracos numa situação de desvantagem operacional, em que os fracos podem ser corrigidos.
  • B. análise do ambiente externo pressupõe a consideração de oportunidades e ameaças, que são forças incontroláveis pela unidade de informação.
  • C. diretrizes permitem conduzir a unidade de informação aos objetivos desejados, definindo estratégias para o alcance das metas delineadas.
  • D. estratégias são ações que alicerçam as políticas, as quais delimitam o percurso para o alcance dos resultados planejados, em determinado período de tempo.
  • E. metas são orientações de caráter geral para alcançar uma situação desejada e subsidiam a tomada de decisão.

Ao catalogar um livro recém-publicado, o bibliotecário verificou que uma palavra grafada de modo incorreto constava do título, conforme mostrado a seguir:

Educação tecnologica : uma concepção em disputa

Considerou, então, registrar o título sem destacar o erro, mas corrigindo-o, apesar do fundamento de que o título deve ser transcrito tal como aparece no item.

Desse modo e, de acordo como o AACR2, o título foi indicado como:

  • A. Educação tecnologica [!] : uma concepção em disputa
  • B. Educação tecnol[ó]gica : uma concepção em disputa
  • C. Educação tecnológica : uma concepção em disputa
  • D. Educação tecnologica [i.e. tecnológica] : uma concepção em disputa
  • E. Educação tecnologica [sic] : uma concepção em disputa

No processo de seleção e aquisição, o bibliotecário viu- -se diante da necessidade de verificar a ocorrência e o número de itens sobre determinado assunto, na biblioteca sob sua gestão. Considerando que a biblioteca adota o sistema de localização relativa, mesmo para os diferentes tipos de materiais, o bibliotecário utilizou, para aquela verificação, o catálogo

  • A. decisório
  • B. topográfico
  • C. biobibliográfico
  • D. de assuntos
  • E. de registro

Na catalogação de uma coletânea de autorias e títulos diversos, publicada sob coordenação e título coletivo, em que todas as partes têm especial importância, embora não apareçam no restante da descrição, deve ser redigida nota específica, indicada no AACR2, como

  • A. Com:
  • B. Inclui:
  • C. Resumo:
  • D. Conteúdo:
  • E. Encadernado com:

As estatísticas de circulação proporcional por classes de assunto, relativas a determinado período, e a média de uso de coleções em classes de assuntos específicos, expressas com porcentagem dos totais respectivos, constituem um dos métodos de avaliação de coleções, no âmbito de sua circulação, denominado

  • A. incidente crítico
  • B. estudo de demanda
  • C. fator de uso
  • D. índice de citações
  • E. padrão de desempenho
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...