Questões de Biblioteconomia do ano 2014

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É uma ferramenta excelente para os gerentes da informação resolverem os problemas de comunicação entre as unidades e os usuários.

De autoria de Sofia Baptista Galvão, a afirmação refere-se ao

  • A. controle orçamentário.
  • B. comportamento empresarial.
  • C. controle de qualidade.
  • D. marketing.
  • E. website.

Na conservação de acervos, a higienização corresponde

  • A. à colocação de uma folha dupla, em papel resistente e muitas vezes ornamentado ou marmoreado, antes da primeira folha do primeiro caderno do livro.
  • B. a revestir com capa dura (geralmente de papelão, coberta por couro ou outro material) as folhas ou cadernos que compõem um livro.
  • C. à retirada de poeira e outros resíduos estranhos aos documentos, por meio de técnicas apropriadas.
  • D. ao conjunto de medidas estratégicas e administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para preservação da integridade dos materiais.
  • E. à articulação entre as pastas e o dorso do livro pelo lado interno e também linha de junção da lombada com os planos da capa.

Em relação ao desenvolvimento de coleções, é correto afirmar que

  • A. existe pouca literatura a respeito em nível internacional, denotando a falta de interesse que o tema desperta na comunidade bibliotecária.
  • B. é uma área defasada da Biblioteconomia, tornada obsoleta pela emergência das tecnologias de informação e comunicação (TICs).
  • C. a necessidade de estruturação das atividades de desenvolvimento de coleções é maior em bibliotecas públicas e escolares do que nas especializadas e universitárias.
  • D. compreende as atividades de seleção e aquisição, enquanto as de planejamento e ampliação do acervo estão na esfera do que modernamente se denomina como gerenciamento de documentos.
  • E. apesar da literatura biblioteconômica ter identificado influências sociais e culturais na coleção, poucos estudos focaram em como esses fatores afetam a coleta e formação de coleções.

O termo proposto pela primeira vez pelo Diretor do VINITI, A. I. Mikhailov e seus colegas A. I. Chernyi e R. S. Gilyarewskii para a teoria da informação científica foi:

  • A. Informatologia;
  • B. Informática;
  • C. Documentação;
  • D. Ciência da Informação;
  • E. Biblioteconomia.

A etapa para o planejamento estratégico de uma unidade de informação que, segundo a metodologia de Bryson, implica a verificação de oportunidades e ameaças para monitorar as potencialidades, tendências e forças do mercado em que se insere, é descrita como:

  • A. análise do ambiente externo;
  • B. propostas estratégicas;
  • C. análise do ambiente interno;
  • D. questões estratégicas;
  • E. obstáculos.

Ser pública, insubstituível, possuir caráter imperativo, validade geográfica e temporal delimitada são características da informação jurídica do tipo:

  • A. opinativa;
  • B. científica;
  • C. interpretativa;
  • D. normativa;
  • E. analítica.

Ao verificar que um usuário tinha dificuldade para recuperar informações no sistema de busca da biblioteca, o bibliotecário estabeleceu com ele uma relação de confiança, obteve as informações de que dispunha, analisou a questão apresentada, estabeleceu estratégias de busca, ampliou as possibilidades de pesquisa, validou os resultados obtidos e capacitou o usuário para interagir com o sistema com autonomia. A sequência dessas etapas define:

  • A. a pesquisa de referência;
  • B. a entrevista de referência;
  • C. o serviço de referência;
  • D. a política de referência;
  • E. o processo de referência.

No âmbito das fontes formais legislativas, a emenda do processo legislativo é uma proposição acessória apresentada a uma proposta principal. Elas são classificadas como aditivas, modificativas e:

  • A. administrativas;
  • B. provisórias;
  • C. preliminares;
  • D. finais;
  • E. supressivas.

Uma vantagem do serviço de referência à distância ou virtual em relação ao serviço de referência presencial, conferida pelo uso de correio eletrônico, é:

  • A. a semelhança com a interação ao vivo entre bibliotecário e usuário, típica do serviço presencial;
  • B. o acesso livre, em formato eletrônico, aos recursos que sejam assinados pelo serviço de referência;
  • C. a possibilidade de respostas mais completas, em face do maior tempo para refleti-las e elaborá-las;
  • D. a publicação de respostas em linha, alcançando um maior número de usuários com a mesma questão;
  • E. a prevalência do sistema para questões de ordem prática, que não envolvam pesquisas exaustivas.

A descrição rigorosa de procedimentos acompanhada de pormenores, para o usuário manejar eficientemente os recursos informacionais da biblioteca é:

  • A. a educação de usuário;
  • B. a formação de usuário;
  • C. a instrução de usuário;
  • D. o treinamento de usuário;
  • E. a orientação de usuário.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...