Questões de Biblioteconomia do ano 2014

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Observe o cabeçalho de assunto abaixo, encontrado num catálogo em fichas:

CÂMARA LEGISLATIVA − PROJETOS DE LEI − OPINIÃO PÚBLICA

Entre suas características, encontra-se o fato de que

  • A. a multidimensionalidade das relações entre os termos é facilmente representada.
  • B. é possível combinar os termos entre si de qualquer forma no momento em que se faz uma pesquisa bibliográfica.
  • C. os termos são listados numa determinada sequência, por isso, o primeiro termo é mais importante do que os outros.
  • D. cada um dos termos atribuídos ao documento tem valor igual, portanto, nenhum é mais relevante do que os demais.
  • E. o vocabulário é menos extenso, uma vez que não é necessário criar um termo para cada assunto complexo.

A probabilidade de ocorrência de falsas associações entre termos, ou seja, casos em que os termos que fazem com que um documento seja recuperado não tenham relação alguma entre si no documento,

I. aumenta com a exaustividade da indexação e

II. pode ser evitada estabelecendo-se elos entre os termos.

Ocorre que

  • A. I e II estão corretos; trata-se de um mecanismo para melhorar a indexação.
  • B. I e II estão incorretos; falsas associações ocorrem no momento da busca.
  • C. apenas I está correto; para evitar o problema, usam-se os indicadores de função.
  • D. apenas II está correto; a ocorrência do problema diminui com a exaustividade.
  • E. apenas II está correto; falsas associações ocorrem quando a precisão diminui.

Ao atualizar um tesauro na área do direito, um bibliotecário insere os seguintes termos:

Novatio legis USE Lei nova

O objetivo do bibliotecário é

  • A. evitar a sinonímia.
  • B. distinguir a homografia.
  • C. associar termos relacionados.
  • D. normalizar formas autorizadas.
  • E. estabelecer uma hierarquia.

A classificação facetada apresenta determinadas vantagens em relação a uma classificação enumerativa, por exemplo,

  • A. a notação é breve e simples, tornando mais fácil o arranjo e a recuperação dos documentos.
  • B. novos assuntos podem ser expressos pela combina ção de conceitos já existentes.
  • C. esses sistemas são largamente usados em todo o mundo desde o seu surgimento.
  • D. a ordem de citação, por ser obrigatória, facilita a pa dronização e a aplicação do sistema.
  • E. as tabelas são mais extensas, o que permite a classificação de assuntos muito complexos.

A Classificação Decimal Universal adotou a estrutura básica da classificação de Dewey, mas apresenta as pectos facetados muito mais explícitos, incluindo:

I. Auxiliares comuns de lugar, forma, raça, tempo e língua.

II. Sinais como os dois pontos, aspas, parênteses, barra, adição etc.

III. Auxiliares especiais com ponto zero, com hífen etc.

IV. Listagem de conceitos compostos e combinados entre si nas tabelas.

Ocorre que

  • A. III está incorreto; os auxiliares especiais não têm larga aplicabilidade, assim, não podem funcionar como facetas.
  • B. I está incorreto; os auxiliares comuns expressam conceitos organizados hierarquicamente, sendo aplicados como assuntos e não facetas.
  • C. II está incorreto; os sinais ou símbolos têm por função apenas indicar qual característica está sendo aplicada a um assunto.
  • D. IV está incorreto; uma classificação facetada não permite a inclusão de quaisquer termos combinados nas tabelas.
  • E. todos estão corretos; esses mecanismos conferem ao sistema um forte caráter de classificação facetada.

Considere as assertivas abaixo sobre princípios de classi ficação.

I. Uma classe é dividida em um conjunto de subclasses de acordo com um determinado princípio de di visão, também conhecido como característica.

II. Apenas um princípio de divisão deve ser usado de cada vez para produzir classes mutuamente exclusivas. Se elas se sobrepõem, então, é impossível se ter certeza a que classe um determinado objeto pertence. Esse erro é conhecido como classificação cruzada.

III. As categorias fundamentais, introduzidas por Ranganathan em sua classificação facetada, são: materiais, propriedades, processos, operações, es paço e tempo.

IV. É desejável que a notação expresse a estrutura do sistema, como no caso da CDD e da CDU, embora isso leve a números de classificação extensos.

V. Baseadas em disciplinas, as tradicionais tabelas de classificação bibliográfica favorecem a classificação de textos de natureza multidisciplinar.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II, III e IV.
  • B. I, III e V.
  • C. II e III.
  • D. I, II e IV.
  • E. I e V.

A Classificação Decimal Universal apresenta uma série de símbolos, entre os quais, o sinal de relação que:

I. É indicado por : (dois pontos).

II. Une dois ou mais números cuja relação entre si seja coordenada e recíproca, na qual A:B têm o mesmo valor.

III. É usado para restringir a amplitude dos assuntos.

IV. Se observa nos exemplos: 17:32 - Ética em relação à Política e 327(81:73) - Relações políticas entre Brasil e Estados Unidos.

Ocorre que

  • A. I e IV estão corretos; na ordem de arquivamento, os : (dois pontos) devem anteceder os números simples.
  • B. todos estão corretos; os números em ambos os lados dos dois pontos podem ser invertidos, depen dendo de onde a ênfase é necessária.
  • C. II e III estão corretos; o sinal de relação é representado pela / (barra oblíqua), servindo para acomo dar assuntos novos e em desenvolvimento.
  • D. apenas III está incorreto; ao contrário de limitar, os dois pontos servem para ampliar os assuntos que liga.
  • E. apenas IV está incorreto; os dois pontos não podem ser usados para ligar números das tabelas auxiliares.

A Declaração de Princípios Internacionais de Catalogação da IFLA define manifestação como

  • A. o exemplar individual de uma expressão; pode apre sentar- se numa ou mais unidades físicas.
  • B. algo que possui um caráter unitário e autocontido; tem existência independente; uma abstração, um conceito ideal, objeto de pensamento.
  • C. característica de uma entidade; pode ser intrínseca a uma entidade ou ser-lhe externamente imputada.
  • D. a realização intelectual ou artística de uma obra; são exemplos os produtos da atividade intelectual ou ar tística (obra, expressão, entidade e item).
  • E. a concretização física de uma expressão de uma obra; pode ser uma coleção de obras, uma obra individual ou uma parte componente de uma obra.

Para catalogar um documento, um bibliotecário segue duas etapas: I. criar um registro bibliográfico e II. determinar pontos de acesso para esse registro.

É correto afirmar que

  • A. a segunda etapa, chamada catalogação de assunto, consiste na escolha de termos de indexação.
  • B. a primeira etapa corresponde a um processo conhe cido como catalogação descritiva.
  • C. o registro bibliográfico é feito de acordo com áreas de descrição estruturadas pelo ISBD.
  • D. os pontos de acesso são determinados conforme as regras da parte I do AACR2.
  • E. as duas etapas fazem parte da descrição bibliográfica, um conjunto de dados que identifica um documento.

  • A. integrado finito, publicado tendo sua conclusão pre determinada.
  • B. integrado contínuo, atualizado por meio de uma série de iterações.
  • C. eletrônico de acesso direto, cujo uso se dá via redes de computador.
  • D. eletrônico de acesso remoto, cujo uso depende de dispositivos.
  • E. eletrônico contínuo, publicado em uma sucessão de partes separadas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...