Questões de Biblioteconomia do ano 2014

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Com relação às políticas de desenvolvimento de coleções, assinale a opção correta.

  • A. A política de desenvolvimento de coleções abrange aspectos relacionados ao ciclo documentário, como geração, seleção, organização, armazenamento, preservação, recuperação, disseminação e uso de recursos de informação.
  • B. Existem três tipos de atividade de descarte: retirada das estantes e passagem para a reserva, retirada do acervo e doação ou eliminação do acervo após avaliação criteriosa.
  • C. Previsto na política de aquisição, o uso passado é o principal critério utilizado para se decidir acerca de quais livros devem ser retirados da biblioteca.
  • D. À medida que as tecnologias de informação se desenvolvem, coleções digitais prescindem cada vez mais de políticas de desenvolvimento de coleções, em razão do barateamento dos custos de armazenamento.
  • E. Uma política de desenvolvimento de coleções é parte integrante de uma política de aquisição.

Com relação às principais abordagens dos estudos das necessidades de informação, assinale a opção correta.

  • A. O princípio da incerteza, que é o estado cognitivo do usuário no início de um processo de busca, constitui a base da abordagem sense making.
  • B. Constitui pressuposto da abordagem do menor esforço que, nas atividades de busca e acesso, o usuário visa sempre o menor esforço possível para satisfazer suas necessidades de informação.
  • C. A abordagem de valor agregado foca na percepção que o usuário tem da utilidade e do valor da informação para a resolução de um problema, visando unir várias dimensões de uma mesma questão às diferentes peculiaridades da informação utilizadas para resolvê-la. Para isso, o usuário estabelece critérios de julgamento de relevância da informação.
  • D. A abordagem do estado anômalo de conhecimento pressupõe duas grandes categorias de necessidades de informação: aquelas que visam o conhecimento, derivadas do desejo de saber, e aquelas que visam a ação, derivadas de necessidades materiais advindas da realização de atividades humanas.
  • E. O foco da abordagem do processo construtivo é a constituição de sentido por parte do usuário, ou seja, como o indivíduo constrói suas necessidades de informação a partir da observação, interpretação e compreensão do mundo exterior.

Assinale a opção correta no que se refere ao resumo.

  • A. O resumo indicativo dispensa a consulta ao original.
  • B. O resumo indicativo também é designado de resenha.
  • C. O resumo informativo não apresenta dados qualitativos e quantitativos.
  • D. O resumo crítico indica os pontos principais do documento.
  • E. O resumo informativo deve conter as finalidades, a metodologia e os resultados do documento.

Acerca dos tipos e das funções do resumo, assinale a opção correta.

  • A. o processo de busca e recuperação da informação, o índice exerce influência na revocação dos resultados recuperados e o resumo, na precisão dos resultados.
  • B. A análise documentária, cujo objetivo principal é apoiar a representação dos conteúdos do item resumido, é uma ferramenta indispensável à elaboração de um resumo.
  • C. O resumo crítico, por ser uma recensão crítica condensada, é bastante empregado no processo de comunicação científica.
  • D. Um resumo que se destine essencialmente a proporcionar acesso a um documento deve ser conciso e sucinto para que apresente pontos de acesso de forma precisa.
  • E. Na elaboração de um resumo indicativo, a referência bibliográfica do documento resumido é um item opcional.

Constitui critério que deve ser adotado durante a elaboração de um resumo

  • A. utilizar sinônimos ou vocabulário alternativo ao empregado pelo autor do item resumido, ampliando-se, assim, a possibilidade de recuperação do item.
  • B. optar sempre por um resumo crítico, que proporcione informações relevantes para o julgamento dos itens resumidos e aumente a precisão do processo de recuperação da informação.
  • C. destacar, com igual relevância, o que o autor produziu e o que ele não conseguiu produzir ou, ainda, o que ele pretende produzir no futuro.
  • D. evitar termos homônimos, como a flexão verbal cobre (forma derivada dos verbos cobrar e cobrir), pois, no processo de recuperação automática de informação, documentos que tratam do cobre (metal) serão recuperados.
  • E. repetir as informações contidas no título do item resumido, ressaltando-se o foco adotado no documento.

No que concerne à prática do serviço de referência, assinale a opção correta.

  • A. Por definição, as coleções de referência tem uso restrito, devendo ser consultadas apenas em um espaço reservado da biblioteca.
  • B. Em bibliotecas, a denominação serviço de circulação pode ser utilizada como sinônimo para serviço de referência.
  • C. No âmbito do serviço de referência, o formato físico do material bibliográfico e a facilidade em acessar fisicamente o material determinam o grau de satisfação dos usuários.
  • D. A qualidade dos serviços de referência em uma biblioteca é afetada pelo leiaute da área de consulta dos usuários.
  • E. O verdadeiro objeto do serviço de referência é solucionar o problema do consulente.

No que se refere aos serviços de referência, assinale a opção correta.

  • A. A adoção de tecnologias na prestação de produtos e serviços de informação aos usuários contribui para a dispensa de intermediação na busca e no atendimento às necessidades de informação.
  • B. Os serviços de referência digital síncronos utilizam correio eletrônico, fóruns e listas de discussão; os serviços de referência digital assíncronos utilizam salas de bate-papo, videoconferência ou telefone.
  • C. Além de mediar a interação entre usuário e fontes de informação, o serviço de referência, nas bibliotecas especializadas, elabora e revisa referências bibliográficas de documentos produzidos pelos usuários da biblioteca.
  • D. O processo de referência é linear e abrange a totalidade das etapas realizadas pelo bibliotecário de referência ao responder as questões que lhe são apresentadas.
  • E. Os serviços de alerta informam os usuários acerca da inserção de documentos impressos no acervo e os serviços de disseminação seletiva objetivam informar acerca da inclusão de documentos eletrônicos.

A oferta de serviços de referência tem sido facilitada em razão da disponibilidade de tecnologias de informação. Assinale a opção em que são apresentadas as ferramentas apropriadas aos serviços de referência.

  • A. DSpace / RSS / Gnuteca / SEER
  • B. Facebook / Twitter / DSpace / WhatsApp
  • C. Skype / DSpace / RSS / Gnuteca
  • D. RSS / chatterbots / SEER / correio eletrônico
  • E. correio eletrônico / Skype / RSS / chatterbots

Acerca do processo de referência, assinale a opção correta.

  • A. Questão negociada corresponde à questão inicial do usuário que foi redefinida ou reformulada.
  • B. Problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, obtenção, resposta, solução e avaliação representam, o processo de referência.
  • C. Processo de referência refere-se à assistência efetivamente prestada ao usuário que necessita de informação.
  • D. A interação entre bibliotecário e usuário, no que se refere ao processo de referência, deve ocorrer presencialmente, não podendo ser realizada por meio de um computador.
  • E. O processo de referência inicia-se quando o usuário entra na biblioteca e se dirige ao serviço de referência.

Acerca do relacionamento dos usuários com os centros de documentação e serviços de informação, assinale a opção correta.

  • A. O estudo de usuários é atividade complementar à gestão de centros de documentação.
  • B. O usuário no contexto dos sistemas de informação deve ser considerado como elemento-chave na perspectiva de agregação de valor à informação.
  • C. A identificação das necessidades e requisitos de informação dos usuários é uma das etapas do planejamento tático das unidades informacionais.
  • D. O usuário real é aquele que pode vir a utilizar produtos e serviços dos centros de documentação.
  • E. Quanto maior for o escopo da demanda apresentada pelo usuário ao serviço de referência em um centro de documentação maior será a probabilidade de precisão na recuperação da informação.
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