Lista completa de Questões sobre Catálogo: tipos e funções. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Catálogo: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de tipos e funções de catálogos, julgue os itens que se seguem.
Muitas bibliotecas brasileiras possuem catálogos em linha, disponibilizados via Internet ao público em geral. Esses catálogos eletrônicos têm estratégias de buscas avançadas e complexas, que permitem aumentar a precisão dos resultados por meio da combinação de termos de busca.
Biblioteconomia - Catálogo: tipos e funções. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca de tipos e funções de catálogos, julgue os itens que se seguem.
O controle bibliográfico de periódicos no Brasil tem sido, tradicionalmente, uma das funções do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), que, desde a década de 50, produz listas de periódicos e se responsabiliza pela organização e manutenção do Catálogo Coletivo Regional de Publicações Seriadas.
Sobre catálogos de bibliotecas, analise as assertivas.
I - Catálogo é um meio de comunicação que veicula mensagens sobre os registros do conhecimento, de um ou vários acervos, reais ou ciberespaciais.
II - Catálogo explicita os atributos das entidades e os relacionamentos entre elas.
III - O objetivo do catálogo é mostrar o que a biblioteca possui e permitir ao usuário encontrar um item do qual ignore qualquer informação.
Estão corretas as afirmativas
Numa biblioteca, o catálogo interno ou auxiliar que tem como função precípua arrolar os cabeçalhos autorizados para nomes de pessoas e de entidades coletivas, que ocorrem nas catalogações, é denominado:
Em 1846, foi fundada nos Estados Unidos a Smithsonian Institution com o objetivo de promover o aumento da difusão do conhecimento entre os homens. Sua atividade inicial foi a criação de uma grande biblioteca nacional com a compilação do primeiro catálogo coletivo da coleção de todas as bibliotecas públicas americanas. Um dos resultados desse movimento é a catalogação cooperativa, que
foi iniciada pela FID – Federação Internacional de Informação e Documentação com o lançamento do projeto BIBLIODATA/CALCO.
hoje em dia se mostra totalmente desnecessária frente ao crescimento exponencial de conteúdos na INTERNET e o surgimento do padrão Dublin Core.
é introduzida no Brasil com a criação do Formato CALCO, desenvolvido pelo antigo IBBD – Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação junto ao Projeto COMUT.
significa uma filosofia de compartilhamento de registros bibliográficos – aproveitamento e cessão de registro entre instituições cooperantes.
significa a transformação das fichas catalográficas de papel em registros bibliográficos automatizados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...