Lista completa de Questões sobre Ciência da Informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunidade científica é o grupo social formado por indivíduos cuja profissão é a pesquisa científica e tecnológica. Os membros dessa comunidade pertencem a órgãos variados, que seguem algumas etapas para essa institucionalização. A etapa que lança os alicerces de um programa de desenvolvimento e formação para a pesquisa, denomina-se
ciência organizada.
amadorismo científico.
ciência acadêmica.
cientista isolado.
megaciência.
No processo de comunicação da informação científica, os seguintes itens: informação armazenada de forma permanente e recuperável; informação comprovada; disseminação uniforme; redundância moderada; ausência de interação direta, são denominados de elementos
internos.
formais.
orais.
informais.
técnicos.
O princípio baseado na usabilidade da informação, na produção de conteúdos digitais, no qual quando o usuário adquire experiência em um produto, utiliza os conhecimentos referentes à realização de uma tarefa, para a realização de novas tarefas, procurando com ações similares atingir novos objetivos, refere-se ao princípio de
compatibilidade.
ponderabilidade.
coerência.
consistência.
eficiência.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, com respeito à bibliografia.
A primeira tentativa de estabelecimento de bibliografias universais foi o Repertoire Bibliographique Universel, organizado pela Federação Internacional de Informação e Documentação (FID).
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de conceitos e finalidades da biblioteconomia e da ciência da informação, julgue os itens a seguir.
A ciência da informação trata do que é o conhecimento, como ele pode ser representado, manipulado e quantificado em suas diversas formas, a partir de um emissor, de um receptor e de um canal.
Ainda para Murilo Bastos Cunha e Cordélia Robalinho de Oliveira Cavalcanti, a Ciência da Informação é uma disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam o fluxo da informação e os meios de processamento da informação para uma ótima acessibilidade e usabilidade, com
a estruturação de modelos de percepção capazes de dar conta de todas as especificidades dos serviços e usuários da informação.
o desenvolvimento e aperfeiçoamento de métodos de recepção e disseminação da informação.
componentes da ciência pura, que investiga o assunto sem se preocupar com sua aplicação, e da ciência aplicada, que desenvolve seus serviços e produtos.
o desenvolvimento de mecanismos que visam a coleta, organização e uso de documentos científicos.
subordinação direta aos estudos linguísticos e bibliométricos.
Observe as afirmativas abaixo.
I – Nas funções das bibliotecas, as propriedades organizacionais referem-se ao conjunto de estruturas administrativas e de pessoal.
II – As coleções de objetos representando o conhecimento (documentos) e equipamentos especializados referem- se às propriedades intelectuais das bibliotecas.
III – O paradigma da Ciência da Informação compõe-se de um grupo de ideias relativas ao processo que envolve o movimento da informação em um sistema de comunicação humana.
IV – A função social da biblioteca enquanto uma instituição social está, principalmente, em ser o fio condutor entre indivíduos e conhecimento de que eles necessitam.
V – O paradigma da Biblioteconomia compõe-se de um grupo de ideias relativas ao processamento do livro enquanto registro do conhecimento em sistemas de informação.
São corretas APENAS as afirmativas
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Discute-se na Ciência da Informação a adoção das atividades de marketing, seja em bibliotecas ou em outras unidades de informação que lidem com as atividades do ciclo informacional para captar, selecionar, organizar, armazenar, preparar para o uso e disseminar a informação. Em relação a esse tema, assinale a opção correta.
Nas bibliotecas, a informação não deve ser considerada sob a ótica mercadológica.
As ações do marketing iniciam-se com os produtos e os serviços das unidades de informação.
Marketing da informação é a aplicação da filosofia de marketing para alcançar a satisfação dos públicos da organização ou do sistema, facilitando a realização de trocas entre a organização ou o sistema e o seu mercado.
O plano de marketing não necessita conter o elemento dimensionamento de investimentos.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao assunto tratado no texto, assinale a opção correta quanto ao objeto de estudo da ciência da informação.
Propriedades gerais da informação (natureza, gênese, efeitos), e a análise de seus processos de construção, comunicação e uso.
Concepção de produtos, sistemas e serviços que permitam a construção, comunicação, armazenamento e uso da informação.
A gênese, a natureza e os efeitos das informações científicas e técnicas destinadas a públicos de não-especialistas.
Conjunto dos processos de formação e utilização dos conhecimentos.
Biblioteconomia - Ciência da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, em relação à biblioteconomia e à ciência da informação.
As pesquisas em ciência da informação valem-se de métodos de várias disciplinas e sofrem a influência de seus desenvolvimentos, como da teoria matemática de informação, da cibernética, da lógica, entre outras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...