Questões sobre Ciência da Informação

Lista completa de Questões sobre Ciência da Informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, que versam sobre pesquisa, ciência da informação e áreas relacionadas.

A ciência da informação tem sua origem na revolução científica e técnica que se seguiu à Segunda Guerra Mundial sendo, portanto, um campo científico recente, ainda em construção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, que versam sobre pesquisa, ciência da informação e áreas relacionadas.

É correto afirmar que, na realidade brasileira, a biblioteconomia é a área que realiza maior intercâmbio com a ciência da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, que versam sobre pesquisa, ciência da informação e áreas relacionadas.

A pesquisa descritiva tem por objetivo a identificação das características de um determinado problema ou questão e a descrição de fatos e fenômenos, na tentativa de explicar o motivo de eles estarem acontecendo ou de prevê-los.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, que versam sobre pesquisa, ciência da informação e áreas relacionadas.

O conceito de informação está relacionado a dados e conhecimento: a informação é a matéria-prima de que deriva o conhecimento, assim como os dados constituem a matéria-prima que estrutura a informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Jaime Robredo, o objeto de estudo da ciência da informação é a

  • A.

    mediação da informação, com ênfase nos momentos em que a informação é veiculada.

  • B.

    disseminação da informação, a partir de regras preestabelecidas.

  • C.

    informação, em todos os seus aspectos e todos os pontos de vista.

  • D.

    preservação da informação, como suporte para as ações do profissional da informação.

  • E.

    informação registrada, com base em processos de armazenamento e recuperação.

Hoje considerado reducionista, o paradigma informacional clássico entende a comunicação como um processo de transmissão de mensagens de um emissor para um receptor. Sob esse modelo, a ciência da informação estabeleceu uma separação fixa dos papéis e das funções de cada um desses elementos, centrando o seu foco ora na organização de acervos, ora na análise do seu conteúdo, ora no usuário. O paradigma contemporâneo quebra esse caráter rígido e fechado, procurando entender o fenômeno da comunicação e da informação de maneira mais consistente e complexa. Nessa perspectiva, a ciência da informação pressupõe uma outra configuração, que envolve

  • A.

    os níveis técnico (transmissão), semântico (mensagens) e pragmático (os efeitos da comunicação).

  • B.

    os agentes e os canais da informação, bem como o seu contexto social e a interação entre os interlocutores.

  • C.

    um novo modelo centrado no conteúdo (informação, conhecimento registrado) das mensagens, mais do que nas suas formas de distribuição.

  • D.

    características que permitem visualizar a possibilidade de uma descrição rápida e fácil de processos e aplicações.

  • E.

    estudos de recepção que passam a ocupar um lugar de destaque nos campos da educação do usuário.

Em relação a sua funcionalidade as "redes são utilizadas para a cooperação, compartilhamento, intercâmbio e acesso remoto a informação, documentos ou recursos computacionais" (CENDON, 2005). Na área de biblioteconomia e ciência da informação, os tipos mais comuns de redes são:

  • A. Redes nacionais de serviços de recuperação.
  • B.

    Redes de serviços e de apoio institucional a sistemas de informação e Redes de serviços de busca e recuperação da informação.

  • C.

    Redes cooperativas de catalogação e redes de classificação.

  • D.

    Redes de indexação e Redes de serviços de busca e recuperação da informação.

  • E.

    Redes de serviços e de apoio institucional a sistemas de informação e rede Bibliodata.

Wersig e Neveling (1975), ao analisarem o termo "informação", baseados na estrutura geral das relações entre os seres humanos e o mundo, identificaram seis abordagens diferentes, todas com uso e entendimento justificado, dependendo de sua origem e propósito. Aquela que é orientada para o receptor e está de acordo com a estrutura geral da comunicação, é a abordagem de

  • A.

    efeito.

  • B.

    processo.

  • C.

    significado.

  • D.

    mensagem.

  • E.

    conhecimento.

Os conceitos "registro do conhecimento sobre qualquer suporte ou meio" e "meio que contém um ou mais conteúdos de registros do conhecimento" equivalem, específica e respectivamente, a

  • A.

    item e fonte.

  • B.

    fonte e exemplar.

  • C.

    exemplar e volume.

  • D.

    volume e obra.

  • E.

    obra e item.

Julgue os itens seguintes, que versam sobre Documentação, Biblioteconomia e Ciência da Informação.

A Ciência da Informação designa um campo amplo de propósitos investigativos e analíticos e tem, por natureza, caráter interdisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...