Questões sobre Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Lista completa de Questões sobre Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das tabelas auxiliares da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os itens a seguir.

Ao contrário das demais notações auxiliares, as que utilizam os símbolos + (adição) e / (extensão) tornam os conceitos representados pelas notações principais mais genéricos e abrangentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das tabelas auxiliares da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os itens a seguir.

As subdivisões auxiliares comuns de lugar, representadas pelo símbolo (1/9), podem ser empregadas também de forma independente dos números da tabela principal, com o mesmo valor e significado de seus correspondentes na classe 91. Portanto, a notação 378(44) é equivalente à notação 378: 914.4.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das tabelas auxiliares da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os itens a seguir.

Os auxiliares especiais '1/'9 são empregados como um recurso de síntese de duas ou mais subdivisões diretas de um número principal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Comumente, o conteúdo dos documentos revela-se bastante complexo e multidisciplinar, seja em termos de conceitos, seja em relação à variedade de aspectos de que trata. Para analisar e representar assuntos inter-relacionados, os aspectos a eles associados e os níveis de abordagem, a Classificação Decimal Universal dispõe de três mecanismos básicos:

  • A.

    categorias, subdivisões comuns e subdivisões especiais.

  • B.

    tabela principal, tabelas auxiliares e índice alfabético.

  • C.

    síntese, ordem de citação e ordem de arquivamento.

  • D.

    classes, subclasses e notação.

  • E.

    decimalidade, universalidade e hierarquia.

Na Classificação Decimal Universal, os Auxiliares Comuns Independentes são assim chamados porque os conceitos que representam podem ocorrer independentemente dos assuntos principais. São eles:

  • A.

    técnicas, materiais, propriedades, estado, pessoas e gênero.

  • B.

    todos os auxiliares especiais com ponto zero.

  • C.

    todos os números das classes gerais.

  • D.

    adição, extensão, nacionalidade e ponto de vista.

  • E.

    língua, forma, lugar, raça e tempo.

O uso de sistemas de classificação bibliográfica como a CDU em serviços de informação on line tem se mostrado eficiente, entre outras razões, porque a classificação

  • A. aumenta a precisão das pesquisas e possibilita o browsing.
  • B. baseia-se na busca booleana e oferece contexto aos termos.
  • C. organiza os dados do específico para o geral e traz índices.
  • D. relaciona categorias de assuntos e tem notação multilíngüe.
  • E. está em constante expansão e permite a utilização de links.

Considerando as notações e o mecanismo de síntese da Classificação Decimal Universal (CDU), avalie as configurações que seguem:

 I. 347(81)(094.4)  Código de Direito Civil Brasileiro

 II. 34:504  Direito Ambiental

 III. 331(6).001.5"19"  Pesquisa sobre o Trabalho na África no século 20

 IV. 341(038)(81)=111  Dicionário de Direito Internacional no Brasil em inglês

Estão corretos APENAS os itens

  • A.

    III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e III.

  • E.

    I e II.

Dez classes de assuntos e suas subdivisões hierárquicas constituem a espinha dorsal da CDU e respondem por seu caráter monolítico, rígido e inflexível. Por outro lado, existem recursos que tornam o sistema mais multifacetado, dinâmico e flexível, quais sejam:

  • A.

    a universalidade e a enumeração que objetivam espelhar a totalidade do conhecimento e prever espaço para novos conceitos.

  • B.

    as subdivisões auxiliares que representam diferentes aspectos dos assuntos e possibilitam várias combinações.

  • C.

    a decimalidade e a síntese que infinitamente subdividem as classes para atingir o nível de detalhamento adequado.

  • D.

    os índices alfabético e relativo que auxiliam na localização dos conceitos e respectivos números de classificação.

  • E.

    as notações compostas que permitem a formação de conceitos novos não previstos no sistema.

Na CDU, a ordem de arquivamento refere-se

  • A.

    à ponderação flexível de cada conceito, ou seja, o peso específico ou valor semântico de cada conceito no seu contexto.

  • B.

    à formação de notações apropriadas à representação de assuntos complexos, utilizando os números e símbolos fornecidos pelo sistema.

  • C.

    aos aspectos particulares de um assunto não contemplados pelas classes principais ou pelas tabelas auxiliares comuns.

  • D.

    à amplitude maior ou menor dos conceitos na estrutura hierárquica do sistema, procedendo do mais genérico para o mais específico.

  • E.

    aos conceitos secundários, ou blocos de idéias acessórias, permitindo a combinação de detalhes e suas relações com os assuntos principais.

A respeito das notações e símbolos da classificação decimal universal (CDU), julgue os itens seguintes.

As notações 81*BR060 e 81#BR060 são equivalentes e os símbolos * e # antecedem um conceito inexistente na CDU.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...