Questões sobre Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.

Lista completa de Questões sobre Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Classificação Decimal Universal adotou a estrutura básica da classificação de Dewey, mas apresenta as pectos facetados muito mais explícitos, incluindo:

I. Auxiliares comuns de lugar, forma, raça, tempo e língua.

II. Sinais como os dois pontos, aspas, parênteses, barra, adição etc.

III. Auxiliares especiais com ponto zero, com hífen etc.

IV. Listagem de conceitos compostos e combinados entre si nas tabelas.

Ocorre que

  • A. III está incorreto; os auxiliares especiais não têm larga aplicabilidade, assim, não podem funcionar como facetas.
  • B. I está incorreto; os auxiliares comuns expressam conceitos organizados hierarquicamente, sendo aplicados como assuntos e não facetas.
  • C. II está incorreto; os sinais ou símbolos têm por função apenas indicar qual característica está sendo aplicada a um assunto.
  • D. IV está incorreto; uma classificação facetada não permite a inclusão de quaisquer termos combinados nas tabelas.
  • E. todos estão corretos; esses mecanismos conferem ao sistema um forte caráter de classificação facetada.

Na montagem de um número de classificação, segundo a Classificação Decimal Universal (CDU), o símbolo utilizado para indicar o idioma em que está redigido o documento cujo assunto é representado pela notação principal é:

  • A. = (igual).
  • B. “…” (aspas).
  • C. : (dois pontos).
  • D. :: (dois pontos duplos).
  • E. (=…) (parênteses igual).

Considere as notações abaixo da Classificação Decimal Universal.

I. 34:331.823(094)(81) − Segurança do trabalho − Legislação − Brasil

II. 331-053.2-053.6 − Trabalho − Crianças e adolescentes

III. (81)342.4“1988”(094.56) − Brasil − Constituição − 1988 − Comentários

Observa-se que

  • A. I, II e III estão corretas; os auxiliares são a característica mais inovadora do sistema, pois permitem a síntese.
  • B. III está incorreta; o auxiliar de lugar não pode ser citado no início de uma notação composta.
  • C. II está incorreta; os auxiliares de pessoas não podem ser combinados entre si num mesmo número.
  • D. I está incorreta; os números de classificação devem ser citados segundo a ordem das classes no sistema.
  • E. I, II e III estão incorretas; os números compostos apresentam uma ordem de citação não autorizada pelo sistema.

Na Classificação Decimal Universal, a ordem de arquivamento segue os princípios de ......, sendo o inverso da ordem de citação, e de ......, indo do geral para o particular. Na ordem de arquivamento, aparece primeiro o número seguido pelo sinal de ......, depois o número seguido pelo sinal de ...... e, por último, o número ...... .

Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas são:

  • A. facetas, subordinação, relação (:), ordenação (::), composto.
  • B. inversão, progressão, coordenação (+), extensão (/), simples.
  • C. derivação, divisão, subagrupamento […], adição (+), complexo.
  • D. localização, hierarquia, igual (=), aspas (“”), de classe.
  • E. reversibilidade, categorização, hífen (-), ponto zero (.0), auxiliar.

Considere as afirmativas abaixo sobre classificação.

I. Classificações bibliográficas como a CDD e a CDU são calcadas na classificação das ciências de Francis Bacon, que dividia o conhecimento em três grupos: retórica, ética e pensamento.

II. As classificações bibliográficas são centradas em dar aos livros um lugar determinado nas estantes, buscando uma ordenação e arranjo úteis para o arquivamento e o acesso a documentos, ou seja, o caráter de funcionalidade é o definidor desse tipo de classificação.

III. Apenas uma característica de divisão deve ser usada de cada vez para produzir classes mutuamente exclusivas. Se elas se sobrepõem, então, é impossível se ter certeza a que classe um determinado objeto pertence. Esse erro é conhecido como classificação relativa.

IV. Tendo por ponto de partida as categorias de Aristóteles, o diferencial da classificação proposta por Ranganathan é a utilização de uma estrutura dinâmica e multidimensional, com a introdução do termo faceta, que ficou sendo o substituto de característica.

V. Faceta é definida como a totalidade das subdivisões resultantes da aplicação de uma única característica. A utilização do termo não implica apenas uma mudança terminológica, mas uma mudança na concepção do processo classificatório.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. II, III e IV.

Derivou-se originalmente da Classificação Decimal de Dewey (CDD), sendo que em 1895 o belga Paul Otlet, um jovem advogado, já reconhecido por seu trabalho no campo da Bibliografia das Ciências Sociais e seu colaborador Henry La Lafontaine, estavam trabalhando no projeto do Repertório Bibliográfico Universal, cujo objetivo era um índice classificado que abrangeria todas informações publicadas. Referimo-nos a:

  • A. Classificação Duplo Universal.
  • B. Código Duplo Universal.
  • C. Classificação Decimal Universal.
  • D. Código Decimal Único.

Para a classificação dos assuntos compostos ou sínteses, contidos nos documentos, a CDU faz uso de sinais. A adição (+) é usada para:

  • A. Indicar relação sem reversão.
  • B. Indicar a relação de dois assuntos.
  • C. Ligar números consecutivos na tabela.
  • D. Ligar dois ou mais assuntos não consecutivos na tabela.

“Linguagem que distingue o tesauro de uma classificação que se baseia numa lógica de inclusão, mesmo sendo o tesauro constituído de relações hierárquicas.” A afirmativa anterior refere-se à linguagem

  • A. pedagógica.
  • B. deontológica.
  • C. combinatória.
  • D. epistemológica.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...