Questões sobre Desenvolvimento de coleções/Acervo

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento de coleções/Acervo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em desenvolvimento de coleções, o documento formal que pode servir como instrumento de planejamento e guia diário para a tomada de decisões é

  • a.

    o manual de aquisição.

  • b.

    o guia do acervo.

  • c.

    a lista de desiderata.

  • d.

    o catálogo de aquisições recentes.

  • e.

    a política de desenvolvimento de coleções.

Uma atividade muito importante da Formação e Desenvolvimento de Coleções é o estudo ou conhecimento da comunidade. Nesse sentido, é importante que o bibliotecário busque informações com aqueles indivíduos que ocupam uma posição na comunidade que lhes permite conhecer mais profundamente as necessidades de informação daqueles que lhes são contemporâneos. Esses indivíduos são genericamente conhecidos como

  • a.

    grupos de foco.

  • b.

    agentes de informação.

  • c.

    information brokers.

  • d.

    informantes-chave.

  • e.

    grupos de acompanhamento.

Entre os instrumentos auxiliares à seleção destacam-se as resenhas, publicadas em diversos veículos informativos. Para os bibliotecários, as mais úteis costumam ser aquelas veiculadas em

  • a.

    seções especializadas da imprensa escrita diária.

  • b.

    periódicos especializados.

  • c.

    revistas gerais.

  • d.

    sites da internet.

  • e.

    seções literárias dos jornais.

A seleção de fornecedores é essencial para a atividade de compra de materiais de informação. Um aspecto de capital importância nessa seleção é

  • a.

    o tempo de atividade do fornecedor no mercado.

  • b.

    a indicação de outros bibliotecários.

  • c.

    a rapidez de resposta às solicitações.

  • d.

    a disponibilidade de serviços adicionais.

  • e.

    o fornecimento de material retrospectivo.

O intercâmbio de materiais de informação é a forma de aquisição de material de informação que

  • a.

    ocorre sem transação financeira.

  • b.

    envolve apenas bibliotecas da mesma área.

  • c.

    depende de fornecedores especializados.

  • d.

    é desenvolvida expressamente por meio de consórcios de bibliotecas.

  • e.

    ocorre apenas nos casos de publicações não disponíveis no circuito comercial.

Segundo G. Edward Evans, a aquisição de materiais audiovisuais em unidades de informação deve considerar a principal diferença entre os editores de livros e os de materiais audiovisuais, ou seja, é que

  • A. ambos trabalham com o mesmo tipo de produto, mas para públicos diferentes.
  • B. os primeiros comercializam um produto destinado principalmente para uso individual, enquanto os segundos comercializam um produto destinado para uso em grupo.
  • C. a questão da autoria individual tem menor impacto no que se refere a produtos audiovisuais.
  • D. grande porcentagem das aquisições de materiais audiovisuais é realizada por meio de fornecedores intermediários, conhecidos como agentes.
  • E. os segundos têm tradição de ter um mercado para a livre circulação de idéias, o que não ocorre com os editores de livros.

Três fatos no desenvolvimento de coleções podem ser considerados universais. Entre eles, destaca-se:

  • A. na medida em que cresce o tamanho da comunidade a ser servida, aumenta o grau de divergência das necessidades específicas de informação.
  • B. quanto maior a coleção, maior sua efetividade ao atender as necessidades de informação de uma comunidade.
  • C. o grau de convergência entre as necessidades específicas de informação e o estabelecimento de programas cooperativos é diretamente proporcional ao tamanho da comunidade a ser servida.
  • D. é impossível atender a todas as necessidades de informação da comunidade, mas é perfeitamente possível atender a todas as necessidades de informação de uma classe de clientela específica.
  • E. as necessidades de informação de pequenos grupos são em geral homogêneas.

Na avaliação de coleções, uma técnica muito utilizada é a dos estudos de uso. Esses estudos

  • A. contam sempre com dados prontamente disponíveis, tanto em relação ao uso externo (empréstimo) como interno (local).
  • B. trazem poucos benefícios para a atividade de descarte.
  • C. são de fácil realização, não exigindo grandes conhecimentos da equipe da unidade de informação.
  • D. podem apresentar problemas na interpretação dos dados.
  • E. sempre sinalizam para o uso real dos materiais de informação.

É comum optar-se pelo empréstimo interbibliotecas como uma maneira de sanar deficiências do processo de seleção de materiais de informação. Nesse caso, deve-se ter cuidados especiais em relação

  • A. à garantia de acesso pelo usuário.
  • B. à preservação do acervo.
  • C. à perda do material.
  • D. ao ressarcimento de custos com locomoção.
  • E. ao processamento técnico.

Um documento formal de política de seleção justifica-se por seu caráter administrativo, ou seja, possibilita

  • A. instrumentalizar-se para resistir a pressões.
  • B. quebrar barreiras de acesso por parte dos usuários.
  • C. garantir a continuidade dos critérios.
  • D. obter a simpatia da comunidade.
  • E. gerenciar conflitos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...