Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento de coleções/Acervo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Hoje, a biblioteca funciona como uma interface entre os recursos de informações disponíveis e a comunidade a ser servida. Por isso, ela passou a oferecer um produto resultante das necessidades institucionais e, conseqüentemente, das demandas de seus clientes internos e externos. Esse produto está centrado nas (nos):
coleções da biblioteca.
publicações estrangeiras
sistemas de acesso.
produtos on-line.
processos técnicos
Ao usuário que busca fontes informacionais sobre acontecimentos mundiais e nacionais deve ser orientada a consulta a:
almanaques e biografias.
almanaques e recortes de jornais.
dicionários e biografias.
dicionários e diretórios.
recortes de jornais e diretórios.
A expansão das atividades relativas ao desenvolvimento de coleções ocorreu devido a vários fatores. O fator de maior influência foi
o acesso a informações via Internet.
o advento da informática.
a explosão bibliográfica.
os interesses das editoras.
a falta de espaço físico.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
São instrumentos que auxiliam os bibliotecários a organizar os acervos das bibliotecas, EXCETO:
Formatos de intercâmbio bibliográfico.
Códigos de catalogação.
Sistemas de classificação.
Guias de bibliotecas.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Analise estas afirmativas concernentes à coleção da biblioteca escolar:
1. A prática de se manterem livros na sala de aula, formando o acervo de classe, utilizada em muitas escolas que acreditam que a proximidade do texto constitui um incentivo ao aluno, tem a vantagem de substituir a biblioteca.
2. Para constituir um recurso didático eficiente, o acervo tem que ser formado e desenvolvido, levando-se em conta o projeto pedagógico da escola e o contexto em que está inserida.
3. A organização da coleção, na maioria das bibliotecas, é baseada em instrumentos padronizados, o que faz com que muitas delas sejam semelhantes no mundo inteiro. Quando tais instrumentos são utilizados nas bibliotecas escolares, o estudante será levado a assimilar de forma natural os procedimentos necessários para a exploração do acervo de outras bibliotecas.
A opção CORRETA é:
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
As três afirmativas estão corretas.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação a bibliotecas, julgue os itens subseqüentes. A biblioteca não deve aceitar doações de livros e de outros documentos para a composição do acervo, uma vez que este deve ser formado de obras adquiridas no mercado livreiro e por permuta com outras bibliotecas.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue o item seguinte, a respeito das políticas de seleção e aquisição e avaliação em desenvolvimento de coleções.
Em uma biblioteca, a seleção é uma das funções responsáveis pela formação e pelo desenvolvimento das coleções que compõem o acervo, tanto no que se refere à dinamização e ao uso das coleções quanto no tocante à avaliação do acervo.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que se refere a políticas, processos de seleção e aquisição e à pesquisa e desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.
Nos critérios de seleção, as características físicas, os aspectos especiais, a contribuição potencial e o custo abordam o conteúdo dos documentos.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, a respeito de recursos e serviços de informação, especialmente em bibliotecas públicas e escolares, e acerca de geração, comunicação e uso da informação comunitária.
Em um país em desenvolvimento, a biblioteca pública deve dar prioridade a materiais educativos simples e a livros para leitura recreativa, deixando para uma etapa posterior o desenvolvimento de serviços mais complexos, como o de informações técnicas e comerciais.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando os tipos, características e aplicabilidade das fontes de informação, julgue os itens que se seguem.
A fonte de informação Pequenas embarcações brasileiras identifica embarcações à vela, canoas e outros barcos típicos das regiões do Brasil, com o emprego de desenhos a traço, fotografias coloridas e texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...