Questões sobre Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação.

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O uso das linguagens pós-coordenadas apresenta algumas vantagens em relação a outras linguagens de indexação, entre as quais

  • a.

    uma grande consistência, porque os termos são relacionados no momento da indexação.

  • b.

    uma maior precisão, pois é possível recuperar itens especificamente sobre um tópico.

  • c.

    o fato de usar termos compostos, o que ajuda a definir a busca com maior exatidão.

  • d.

    a liberdade de combinar termos autorizados que são relevantes para a pesquisa.

  • e.

    uma maior revocação, pois é possível recuperar um grande número de documentos.

O esquema acima ilustra a conversão da análise conceitual de documentos em um determinado conjunto de termos autorizados. Uma das finalidades desse processo consiste em

  • a.

    preparar remissivas simples e cruzadas para orientar o usuário.

  • b.

    transformar uma linguagem artificial em uma linguagem controlada.

  • c.

    estruturar uma listagem de cabeçalhos de assunto informatizada.

  • d.

    controlar sinônimos, distinguir homógrafos e relacionar termos.

  • e.

    mapear a literatura e formular estratégias de busca apropriadas.

Considere a figura abaixo para responder as questões de números 51 e 52.

A figura mostra uma estrutura típica de vocabulários controlados, em que é possível observar a ocorrência de

  • A. homonímia.
  • B. metáfora.
  • C. metonímia.
  • D. semantema.
  • E. poliierarquia.

Considere:

 A figura acima ilustra o problema da homonímia, que pode ocorrer em linguagens de indexação e interferir na qualidade da recuperação da informação. Para resolver esse problema, o bibliotecário deverá recorrer a

  • A. remissivas cruzadas para indicar a hierarquia entre os termos.
  • B. adjetivos que auxiliem na categorização dos conceitos.
  • C. relações de equivalência para definir o termo autorizado.
  • D. relações de associação que caracterizem a classe dos termos.
  • E. qualificadores para esclarecer o significado dos conceitos.

As atividades de indexação e busca são comparáveis àquela do processo de referência. Uma maneira fácil de se estabelecer esta comparação é analisando-se os modelos que descrevem cada uma das atividades de indexação e do processo de referência. Os modelos mostram que tais atividades são semelhantes na abordagem:

  • A. técnica.
  • B. intelectual.
  • C. administrativa.
  • D. política.
  • E. teórica.

Durante a indexação, os assuntos são extraídos do documento por meio de um processo de análise,

  • A.

    que possibilita a compreensão do texto como um todo, bem como a identificação de conceitos.

  • B.

    que consiste na tradução dos assuntos em termos retirados de instrumentos de indexação, como os tesauros.

  • C.

    no qual são descritos os elementos e aspectos capazes de determinar materialmente o documento.

  • D.

    cujo objetivo é dividir os assuntos em grupos ou classes, segundo suas diferenças e semelhanças.

  • E.

    a partir do qual busca-se uma ordenação e um arranjo úteis para o arquivamento do documento.

Na indexação, os termos mais específicos

  • A.

    recuperam um número menor de itens.

  • B.

    alcançam um nível maior de revocação.

  • C.

    são eficientes apenas em sistemas especializados.

  • D.

    resultam em buscas pouco relevantes.

  • E.

    têm uso restrito para evitar ambigüidades.

Julgue os próximos itens, quanto aos seguintes tipos de descrição de conteúdo: resumos e indexação.

Os índices pós-coordenados apresentam limitação para a recuperação da informação por não representarem a multidimensionalidade das relações entre os termos que representam o assunto do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, quanto aos seguintes tipos de descrição de conteúdo: resumos e indexação.

A qualidade da indexação pode ser julgada a partir de diferentes critérios, entre eles, o da especificidade, que avalia se a indexação inclui todos os temas e conceitos tratados no documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às etapas descritas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A primeira etapa envolve a compreensão do conteúdo do documento, a identificação dos conceitos que representam o conteúdo e a seleção dos conceitos que são úteis à recuperação de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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