Lista completa de Questões sobre Normas técnicas para a área de documentação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Normas técnicas para a área de documentação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os itens a seguir, acerca de instrumentos adotados na representação descritiva e na descrição bibliográfica de publicações. Situação hipotética: Em 20 de dezembro de 2016, o jornal Folha de S. Paulo publicou o artigo intitulado Mercado brasileiro de seguros balançou, mas não caiu, de autoria de José Soares Araújo. Assertiva: Nessa situação, segundo a NBR 6023:2002, da ABNT, a referenciação bibliográfica correta do referido artigo deveria ser a seguinte: Mercado de seguros brasileiro balançou, mas não caiu, por José Soares Araújo. Folha de S. Paulo, 20 dez, p. 7, 2016.
Biblioteconomia - Normas técnicas para a área de documentação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os itens a seguir, acerca de instrumentos adotados na representação descritiva e na descrição bibliográfica de publicações. Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) do inglês Functional Requirements for Bibliographic Records são amplamente adotados pelas bibliotecas brasileiras e representam uma mudança de paradigma na descrição física de imagens digitais.
Biblioteconomia - Normas técnicas para a área de documentação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Julgue os itens a seguir, acerca de instrumentos adotados na representação descritiva e na descrição bibliográfica de publicações. É função da representação descritiva representar o conteúdo dos documentos por meio de resumos e da atribuição de assuntos.
Formato que define uma estrutura para registros bibliográficos, permitindo o seu armazenamento em meio magnético e tratamento adequado pelos sistemas de computador, contendo recursos que permitem ao computador identificar e interpretar a informação contida em um registro catalográfico trata-se do formato:
Para proporcionar o controle bibliográfico no âmbito nacional, criou-se a Agência Bibliográfica Nacional (ABN). Dentre outras agências de controle bibliográfico, ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), compete-se a
Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, e seu uso é padronizado pelo(a):
O ISSN é um código único e intransferível, não podendo ser reutilizado por outro título a não ser aquele ao qual foi atribuído. As editoras, livrarias, bibliotecas e demais instituições que trabalham com publicações seriadas conseguem ter um maior controle sobre suas publicações, podendo identificá-las de forma mais rápida, com maior produtividade e precisão.
Ao observar a imagem, é possível concluir que trata-se de um exemplo de código de:
Observe a imagem a seguir, que apresenta um código ISBN com treze dígitos, sendo representado:
Em relação à normalização, considere:
I. Embora estabelecida por consenso e aprovada por um organismo reconhecido, que fornece regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto, a norma é, por princípio, de uso voluntário.
II. O processo de elaboração de uma norma brasileira é iniciado a partir de uma demanda, que deve ser apresentada, necessariamente, por entidade ou organismo regulamentador pertinente ao assunto a ser normalizado.
III. O projeto de uma nova norma é discutido internamente apenas por Comitês Técnicos da ABNT, até atingir um consenso e, a seguir, encaminhado para uma consulta em nível nacional.
IV. O Comitê Brasileiro de Informação e Documentação da ABNT tem por âmbito a normalização no campo, compreendendo as práticas relativas a bibliotecas, centros de documentação e informação, serviços de indexação, resumos, arquivos, ciência da informação e publicação.
V. Os objetivos da normalização incluem, entre outros, compatibilidade, intercambialidade, segurança, comunicação e eliminação de barreiras técnicas e comerciais.
Está correto o que consta APENAS em
Segundo a norma brasileira para apresentação de artigos de periódicos, artigo de revisão é a parte de uma publicação
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...