Lista completa de Questões sobre Normas técnicas para a área de documentação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Normas técnicas para a área de documentação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No formato MARC, o campo 260 (imprenta) é formado pelos subcampos
título da publicação e edição.
número de controle ISBN e fonte catalogadora.
local, editor e data.
título uniforme, colação e notas gerais.
nome pessoal, entidade coletiva e conferência.
Segundo a NBR 6023,
ao se referenciar uma separata, a expressão Separata de deve aparecer em evidência.
suplemento é um documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação com aquele apenas física e não editorial.
quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão sem casa publicadora, abreviada, entre colchetes [s.c.p.].
em obras consultadas online, deve-se acrescentar a expressão documento online, seguida pelo endereço eletrônico, entre colchetes.
nas referências de documentos cartográficos, a designação específica é considerada um elemento essencial, mas a escala é considerada complementar.
A NBR 6023 determina que
as abreviaturas devem ser conforme a NBR 10520.
os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em sequência padronizada.
as referências são alinhadas às margens esquerda e direita do texto de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
os elementos essenciais e complementares da referência podem ser apresentados em sequência não padronizada, desde que se mantenha a uniformidade.
as referências, quando aparecerem em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e com espaço duplo entre elas.
A NBR 6024 estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor numa sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização. A norma se aplica à redação de todos os tipos de documentos escritos, independentemente do seu suporte, com exceção de obras literárias em geral e daqueles que
possuem sistematização própria.
são oriundos de órgãos do judiciário.
descrevem patentes e invenções.
sistematizam procedimentos técnicos.
necessitam da validação de organismos reguladores.
Considere as informações abaixo.
Em 2006, José Augusto Chaves Guimarães e Natália Bolfarini Tognolli apresentaram, no XXIX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, o trabalho intitulado Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. O evento foi realizado na cidade de Maceió, Alagoas, e organizado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, que também foi responsável pela publicação dos anais. O trabalho foi publicado às páginas 125 a 140 dessa obra. Segundo a NBR 6023, a referência bibliográfica do trabalho acima mencionado éGUIMARÃES, J. A. C.; TOGNOLLI, N. B. Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 24, 2006. Maceió: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, p. 125-140.
GUIMARÃES, J. A. C.; TOGNOLLI, N. B. Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24, 2011, Maceió. Anais... Maceió: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2006. p. 125-140.
GUIMARÃES, J. A. C.; TOGNOLLI, N. B. Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24, 2011, Maceió. Anais... Maceió: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2006. p. 125-140.
GUIMARÃES, J. A. C.; TOGNOLLI, N. B. Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24, 2011. Maceió: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2006. Anais, p. 125-140.
GUIMARÃES, J. A. C.; TOGNOLLI, N. B. Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, XXIV, 2011, Maceió: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2006. p. 125-140.
Segundo a NBR 10520, que especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos, notas explicativas são usadas para
indicar fontes consultadas ou remeter a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.
indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor.
comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.
a transcrição textual de parte de uma obra consultada.
citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
Observe as definições abaixo.
I. Monografia é um item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas.
II. Coleção ou série editorial são recursos criados pelos editores ou pelas instituições responsáveis para reunir conjuntos específicos de obras que recebem o mesmo tratamento gráfico-editorial (formato, características visuais e tipográficas, entre outras) e/ou que mantêm correspondência temática entre si.
III. Separata é um documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação com aquele apenas editorial e não física, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.
Segundo a NBR 6023,
I e II estão corretas; a definição III está incompleta, pois deixou de mencionar que a expressão separata de deve estar em evidência na capa do documento.
I, II e III estão corretas.
apenas I e III estão corretas; a definição II refere- se à publicação periódica.
apenas II e III estão corretas; uma monografia deve ser sempre publicada como um volume único.
apenas I e II estão corretas; a definição III refere- se ao suplemento.
Segundo a NBR 6029, que estabelece os princípios gerais para apresentação dos elementos que constituem o livro ou folheto, a falsa folha de rosto é também chamada de
olho.
goteira.
folha de guarda.
orelha.
colofão.
Biblioteconomia - Normas técnicas para a área de documentação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base nas normas técnicas para a área de documentação, julgue os itens subsequentes.
Para a abreviação de títulos de periódicos e de publicações seriadas, emprega-se o plural das palavras somente em caso de necessidade.
Biblioteconomia - Normas técnicas para a área de documentação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base nas normas técnicas para a área de documentação, julgue os itens subsequentes.
Os elementos pré-textuais devem constar do sumário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...