Lista completa de Questões sobre Organização e tratamento da informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No ciclo documentário, a anotação das características dos documentos, como autor, entidade coletiva, organizador e título denomina-se
indexação.
processamento.
registro.
descrição.
análise.
O IBICT − Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia foi responsável pela tradução e customização do software
EX-LIBRIS/ALEPH, que proporciona a automação de todas as atividades das bibliotecas, desde a aquisição a empréstimo de materiais.
SCIELO, que analisa periódicos científicos e possibilita a elaboração de estratégias de busca por temas específicos.
SIBINET, que possibilita a organização de repositórios institucionais de sistemas de bibliotecas.
SEER, que contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos.
MicroISIS, que permite a consulta aos catálogos de bibliotecas por meio da rede.
A referência desse artigo, segundo as normas da ABNT, é
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 53-65, jan./abr. 2012.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; FILHO, Emílio José Montero Arruda; FILHO, Milton Cordeiro Farias. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 53-65, jan./abr. 2012.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, v. 22, n. 1, p. 53-65, jan./abr. 2012.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos. João Pessoa : Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba, jan./abr. 2012. v. 22, n. 1, p. 53-65.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, jan./abr. 2012. p. 53-65.
Analise as referências abaixo.
I. ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em:
II. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G. & SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo, Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
III. POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em:
IV. MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia. Buenos Aires, v. 24, n. 2. Primavera de 1998.
V. WINDOWS 98: o melhor caminho para atualização. PC World, São Paulo, n. 75, set. 1998 [http://www.idg.com.br/ abre.htm] Acesso em: 10 set. 1998.
Segundo a NBR 6023, estão corretas, APENAS
II e V.
I e V.
II e IV.
I e III.
III e IV.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre a biblioteca universitária, assinale a alternativa correta.
A existência ou não da biblioteca universitária no ambiente universitário em nada mudará o desempenho do ensino e da pesquisa.
A autonomia dos usuários proporcionada pelas tecnologias da informação e comunicação deve ser vista como uma ameaça para as bibliotecas universitárias.
A importância da biblioteca universitária não se resume no seu acervo interno, mas na sua capacidade de acessar, recuperar, comunicar e intercambiar informações, independentemente de sua localização espaço-temporal e do suporte da informação, agregando-lhe valor.
No âmbito das universidades, a pesquisa, o ensino e a extensão são atividades realizadas isoladamente. Assim, as bibliotecas universitárias planejam seus serviços separadamente para atender estas atividades.
Sua missão é prover informação para o ensino, de acordo com a política, o projeto pedagógico e os programas da universidade na qual está inserida.
Ao classificar uma obra usando a Classificação Decimal de Dewey, um bibliotecário deve considerar
I. o princípio norteador: uma obra deve ser classificada na disciplina à qual se destina, e não naquela da qual deriva; II. a regra de aplicação: uma obra sobre a influência de um assunto sobre outro é classificada no assunto que exerce a influência; III. a regra do primeiro de dois: uma obra sobre dois assuntos que recebem tratamento equiparável e não são usados para introduzir ou explicar um ao outro é classificada no assunto cujo número aparecer primeiro nas tabelas. Pode-se afirmar queos itens I e III estão corretos; essas regras concorrem para determinar a melhor posição para a obra.
os itens I e II estão corretos; essas regras orientam a determinação da disciplina de uma obra.
os itens II e III estão corretos; essas regras asseguram a escolha da classificação adequada para a obra.
todos os itens estão corretos; essas regras ajudam a definir o assunto e o foco disciplinar de uma obra.
todos os itens estão incorretos; essas regras guiam o processo de classificação de uma obra, mas as definições estão trocadas.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Para Ramos (1999), nas bibliotecas universitárias pode ser uma ferramenta valiosa de avaliação, auxiliando no planejamento global, colaborando para o fornecimento de serviços de alta qualidade em diferentes áreas. Podem ser incluídos itens relacionados às funções na biblioteca, como administração, instalação, orçamento, pessoal, acervo, serviços e produtos.
Esta afirmação refere-se a:
Definição de usuários.
Captação de recursos.
Elaboração de projetos.
Estabelecimento de rotinas.
Estabelecimento de padrões.
Ao elaborar uma linguagem documentária, um bibliotecário inicia o levantamento de termos em publicações de reconhecido valor na área, como periódicos especializados, relatórios técnicos, teses, glossários etc. Esse processo é baseado no princípio
do controle terminológico.
da validação de vocabulário.
da garantia literária.
do consenso científico.
do endosso semântico.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Para Carvalho (2004), firmou-se como fórum privilegiado de discussão dos problemas enfrentados pelas bibliotecas universitárias brasileiras, fortalecendo a colaboração entre essas organizações, como também o desenvolvimento de estudos e projetos na área. Também é um aspecto relevante no desenvolvimento das bibliotecas universitárias brasileiras.
Assinale a alternativa que apresenta o nome deste fórum:
Plano Nacional de Bibliotecas Universitárias (PNBU)
Congresso Estadual de Bibliotecas Universitárias (CEBU)
Seminário de Biblioteconomia e Ciência da Informação (SBCI)
Seminário Nacional de Biblioteca Universitária (SNBUs)
Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da informação (CBBD)
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Cada tipo de suporte previsto na RDA constitui uma categoria que reflete o formato do meio de armazenamento e o invólucro desse suporte, relacionando-o ao tipo de dispositivo de intermediação necessário para acessar o conteúdo de um recurso. Nesse contexto, constituem tipos de suporte de imagens projetadas e microformas, respectivamente
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...