Lista completa de Questões sobre Organização e tratamento da informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
As obras organizadas por ordem alfabética e que explicam, de maneira ordenada, o conjunto de vocabulários de uma língua ou os termos próprios de uma ciência ou arte, denominam-se
abstracts.
atlas.
dicionários.
diretórios.
glossários.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
O processo de reunir coisas, ideias ou seres, em grupos, de acordo com seu grau de semelhança é a definição didática para
administrar.
classificar.
indexar.
normalizar.
referenciar.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Livro de capa mole, colada ou grampeada no dorso do miolo, denomina-se
brochura.
colofão.
encadernado.
lombada.
pergaminho.
O processo de análise documentária é constituído pelas seguintes operações principais:
I. análise − leitura e segmentação do texto para identificação e seleção de conceitos;
II. síntese − construção do texto documentário com os conceitos selecionados;
III. representação − condensação do texto original e determinação de palavras-chave como produtos documentários.
É correto concluir que a
análise documentária traduz conceitos para os termos de uma linguagem de indexação.
análise gera enunciados de assunto formados de termos ou de extratos do texto.
síntese é realizada com o auxílio de uma linguagem documentária.
representação produz diferentes tipos de resumo e de índice.
análise documentária é um procedimento de condensação de conteúdos.
A figura abaixo representa a combinação de termos em uma busca, em que o tracejado indica o resultado da pesquisa:
O pesquisador usou o operador
booleano OU − os documentos recuperados contêm pelo menos um dos termos da pesquisa.
booleano E − os documentos recuperados contêm todos os termos da pesquisa.
eano NÃO − os documentos recuperados incluem o primeiro termo e excluem o segundo termo da pesquisa.
de proximidade ou aspas () − os documentos recuperados incluem os termos que estiverem adjacentes na pesquisa.
de truncagem ou asterisco (*) − os documentos recuperados contêm os termos que estiverem separados na pesquisa.
De acordo com a NBR 6028, o resumo deve
I. ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento;
II. ser precedido da referência do documento;
III. ser composto de uma enumeração de tópicos.
É correto afirmar que
todos os itens estão corretos; o resumo deve seguir uma sequência lógica, preferencialmente com os verbos na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
o item II está correto; deve-se elaborar a referência bibliográfica inclusive quando o resumo está inserido no próprio documento.
o item III está correto; recomenda-se o uso de parágrafo único, sendo que a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento.
o item I está correto; a ordem e a extensão desses itens dependem do tipo de resumo e do tratamento que cada item recebe no texto original.
todos os itens estão incorretos; o I trata do resumo informativo, o II manda a referência suceder o resumo e o III recomenda uma sucessão de frases concisas.
Além de orientar a prática do exame de documentos, da determinação de seus assuntos e da seleção de termos de indexação, a NBR 12676
estabelece diretrizes para o desenvolvimento de tesauros monolíngues.
aplica-se a serviços que empregam técnicas de indexação automática.
pode orientar os resumidores durante a fase de preparação de resumos.
fixa critérios para a compilação e apresentação de índices de publicações.
oferece normas para a elaboração de listas de cabeçalhos de assunto.
Segundo a NBR 14724, glossário é a
folha em que autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.
folha que contém os elementos essenciais à aprovação do trabalho.
lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguidas das devidas correções.
Analise a referência abaixo:
ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988. 146 p. Recensão de: SILVA, E. T. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 17, n. 2, jul./dez. 1988.
Para a sua elaboração, além da NBR 6023, foi utilizada também a NBR
6027.
6029.
6022.
6034.
6032.
Segundo a NBR 10520, a diferença entre notas de rodapé e notas explicativas é que as
explicativas são usadas para comentário, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.
de rodapé indicam as fontes consultadas pelo autor.
explicativas trazem indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor.
de rodapé remetem para outras partes da obra em que o assunto foi abordado.
explicativas podem também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...