Lista completa de Questões sobre Organização e tratamento da informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A lista acima relaciona obras antigas e preciosas do acervo da Biblioteca do IBGE. Considerando as regras da NBR 6023, da ABNT, estão INCORRETAS as seguintes referências:
1, 3, 8 e 9.
2, 5, 6 e 8.
3, 4, 7 e 9.
3, 5, 6 e 7.
5, 6, 7 e 8.
A estrutura de uma tese, dissertação ou trabalho acadêmico compreende elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. De acordo com essa estrutura, definida na NBR 14724, da ABNT, constituem elementos textuais:
resumos, texto da pesquisa e referências.
introdução, desenvolvimento e conclusão.
apresentação, variáveis e considerações finais.
objetivos, revisão de literatura e resultados obtidos.
metodologia, revisão literária, relatório da pesquisa.
Analise o trecho a seguir, transcrito de um fascículo da Revista Brasileira de Estatística.
Compare o trecho com as recomendações abaixo, avaliando a correção das mesmas.
I - As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por vírgula, em ordem alfabética.
II - As citações diretas, no texto, com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.
III - As supressões devem ser indicadas por reticências entre colchetes.
IV - A chamada pelo sobrenome do autor, entre parênte- ses, deve ser em maiúsculas.
V - O número da página onde ocorreu o trecho transcrito deve ser precedido pela abreviação de página (p.), seguida de espaço.
VI - O uso do ponto final após as citações deve atender às regras gramaticais.
Considerando que as normas da Revista estabelecem que as citações de referências no texto devem estar de acordo com as normas da ABNT, as falhas que escaparam ao controle do revisor estão indicadas APENAS em
III.
II e IV.
III, IV e V.
I, II, III e VI.
II, III, IV e V.
O resumo na língua do texto é elemento obrigatório em artigo de publicação periódica científica impressa, e suascaracterísticas estão especificadas na NBR 6022, da ABNT.
A norma determina, por exemplo, que esse resumo
tenha redação objetiva, no limite de 250 palavras.
seja apresentado, como enumeração de tópicos.
inclua palavras-chave, em língua estrangeira.
apresente o título do artigo, na primeira frase.
pode incluir notas explicativas, se necessário.
Quanto às regras de aplicação do ISSN, observe as proposições abaixo.
I - Quando uma publicação é editada em diferentes meios físicos, com o mesmo título ou não, diferen- tes números ISSN devem ser atribuídos.
II - No caso em que há mudança no meio físico da publicação (por exemplo, uma publicação impressa torna-se uma publicação on line), um novo ISSN é atribuído.
III - Será atribuído ISSN para publicações eletrônicas que apresentarem apenas resumos de artigos sem a possibilidade de ler o texto completo.
IV - A uma publicação com múltiplas formas físicas (por exemplo, uma publicação impressa com um CD-ROM incluído ou uma gravação de vídeo) só será atribuído um ISSN.
V - O mesmo ISSN não pode ser utilizado para diferentes formatos de arquivo (ASCII, PostScript,Hipertexto, PDF) da mesma publicação on line.
Estão corretas APENAS as proposições:
I - II - III.
I - II - IV.
II - III - IV.
II - III - V.
III - IV - V.
De acordo com a NBR 6027 da ABNT, que especifica a localização do sumário em publicações periódicas, é INCORRETO afirmar que o sumário
pode estar no anverso da folha de rosto, concluído no verso, se necessário.
pode estar na primeira capa, concluído na quarta capa, se necessário.
pode estar na quarta capa, concluído na terceira capa ou no miolo, se necessário.
deve ser colocado na primeira capa do primeiro fascículo e na folha de rosto dos demais.
deve ser colocado na mesma posição em todos os fascículos, em todos os volumes.
A legenda bibliográfica, segundo a NBR 6021, da ABNT, para um artigo publicado na Revista Brasileira de Geografia do IBGE, no Rio de Janeiro, entre as páginas 7 e 24 do fascículo de número 1, do volume 59, correspondente aos meses de janeiro a junho de 2005, é
Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro: IBGE, v.59, n.1, p.7-24, 1.sem.2005
Rev. Bras. Geogr. (IBGE), RJ, p. 7-24, n. 1, v. 59, jan.- jun. 2005
R. Bras. Geografia. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, jan./jun. 2005. v.59, n.1, p.7-24
Rev. br. Geograf., Rio de Janeiro, vol. 59, nº 1, pp. 7024, jan/jun 2005
R. bras. Geogr., Rio de Janeiro, v. 59, n. 1, p. 7-24, jan./jun. 2005
Considerando os dados oferecidos no quadro acima, a referência correta, de acordo com a NBR 6023, da ABNT, é
BRITO, José André de Moura; AZEVEDO, Rosemary Vallejo de; MONTENEGRO, Flávio Marcelo Tavares. Algoritmos genéticos aplicados ao problema de estratificação. Revista Brasileira de Estatística, Rio de Janeiro, v. 68, n. 229, p.7-32, jul./dez. 2007.
BRITO, José André de Moura et al. Algoritmos genéticos aplicados ao problema de estratificação. In: REVISTA Brasileira de Estatística. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. v. 68, n. 229, p. 7-32.
AZEVEDO, Rosemary Vallejo de; BRITO, José André de Moura; MONTENEGRO, Flávio Marcelo Tavares. Algoritmos genéticos aplicados ao problema de estratificação. R. bras. Est., Rio de Janeiro, vol. 68, nº 229, pp. 7-32, julho-dez. 2007.
ALGORITMOS genéticos aplicados ao problema de estratificação. Escrito por José André de Moura Brito, Rosemary Vallejo de Azevedo e Flávio Marcelo Tavares Montenegro. Revista Brasileira de Estatística, v. 68, n. 229. Rio de Janeiro, Jul./Dez. 2007. p. 7-32.
BRITO, José André de Moura et alii. Algoritmos genéticos aplicados ao problema de estratificação. RBEs, Rio de Janeiro: IBGE, p. 7-32, n. 229, v. 68, jul./dez. 2007.
Relacione os tipos de resumo apresentados na 1ª coluna com as prescrições da NBR 6028, da ABNT, indicadas na 2ª coluna.
A ordem correta dos números da 2ª coluna, de cima para baixo, é
1 - 2 - 3 - 1 - 2 - 1
1 - 3 - 3 - 2 - 1 - 2
2 - 1 - 2 - 2 - 3 - 3
3 - 2 - 3 - 2 - 1 - 3
3 - 3 - 1 - 1 - 2 - 2
O ISBN, utilizado para identificação internacional de cada livro ou cada edição dos livros de um editor, e o ISSN, para identificação internacional do título-chave de uma publicação periódica, são códigos numéricos. São responsáveis pela atribuição desses códigos, respectivamente,
CBU e ABNT.
SNEL e IBGE.
BN e IBICT.
SNBP e ISDS.
INL e FGV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...