Lista completa de Questões sobre Organização e tratamento da informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne a normas e organismos de normalização, julgue os itens a seguir.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o fórum nacional de normalização no Brasil, o que implica que as normas elaboradas por ela — as NBR — são reconhecidas formalmente como obrigatórias em território nacional.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne a normas e organismos de normalização, julgue os itens a seguir.
As normas ISO são voluntárias; cada país-membro decide se as adotam como normas nacionais ou não. A designação NBR ISO indica a adoção de uma norma ISO como norma brasileira.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne a normas e organismos de normalização, julgue os itens a seguir.
As normas internacionais são normas técnicas estabelecidas para aplicação em âmbito mundial e são desenvolvidas unicamente pela ISO.
Segundo Chartier (1999), três inquietações dominaram a relação com a cultura escrita: o temor da perda, a corrupção dos textos e a inquietude do excesso. Para cada uma delas, o autor resgatou várias soluções na história da produção dos registros do conhecimento. As soluções para a primeira e a terceira inquietudes, por exemplo, foram respectivamente identificadas como
seleção e preservação de acervos.
hierarquização e seleção de acervos.
classificação e impressão de manuscritos.
preservação e edificação de grandes bibliotecas.
edificação de grandes bibliotecas e classificação.
No âmbito da comunicação, a mensagem sem conteúdo de significado é reduzida à produção de unidades discretas, em sucessão. Trata-se de uma seqüência. Assim, para que essa seqüência de unidades possa atingir a extremidade da cadeia sem ser deformada, é preciso que se respeitem certas condições referentes ao
conteúdo e ao emissor.
significado e ao receptor.
receptor e ao canal transmissor.
emissor e à própria mensagem.
canal transmissor e à própria mensagem.
Considere os seguintes cabeçalhos para entidades coletivas:
I Brasil. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário.
II Bahia. Liceu Salesiano de Salvador.
III Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Goiás.
IV CNPq.
V Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
VI Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (Brasil).
VII Instituto de Pesquisas da Marinha.
VIII Instituto de Pesquisas da Marinha (Brasil).
IX Liceu Salesiano de Salvador (Bahia).
X Universidade Federal de Goiás.
Estão corretos SOMENTE os cabeçalhos indicados em
I, IV, VII e X
II, III, V e VI
III, V, VI e VII
IV, VII, VIII e IX
V, VI, VII e VIII
A busca conjuntiva em fontes de informação está alicerçada no operador lógico booleano
OU
E
NÃO
?
( )
Ao assumir a chefia de uma unidade de informação e após o necessário diagnóstico, o bibliotecário-chefe entendeu a necessidade de segmentar os serviços técnicos, agrupandoos por atividades e atribuindo-os a bibliotecários de sua equipe conforme suas especialidades. No âmbito da estrutura organizacional, este procedimento administrativo é identificado como
gestão.
coordenação.
reengenharia.
descentralização.
departamentalização.
Biblioteconomia - Organização e tratamento da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando os diferentes tipos de bibliografia, julgue os itens seguintes.
Além da descrição física, as bibliografias sinaléticas apresentam uma análise ou resumo do documento.
A referência que está de acordo com a NBR6023, da ABNT, para artigo de periódico disponível na Internet é
HOFF, Débora Nayar et alii. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. In: REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, Brasília, v. 4, n. 7, p. 42-65, julho 2007. Disponível na Internet: < http://www2.capes.gov.br/ rbpg/portal/conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf >. Data de acesso: 28 abr. 2008.Z
HOFF, Débora Nayar et al. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, DF, v. 4, nº 7, p. 42-65, jul. 2007. Disponível em: http://www2.capes.gov.br/rbpg/ portal/conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf. Acesso em: 28/04/2008.
HOFF, Débora Nayar et alii. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. In: REVISTA Brasileira de Pósgraduação. Brasília, DF, 4 (7): 42-65, julho 2007. Disponível em: < http://www2.capes.gov.br/rbpg/portal/ conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf >. Acesso em: 28 abr. 2008.
HOFF, Débora Nayar et al. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, DF, v. 4, n. 7, p. 42-65, jul. 2007. Disponível em:
HOFF, Débora Nayar [et al.]. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Revista Brasileira de Pósgraduação, Brasília, DF, v. 4, n. 7, p. 42-65, jul. 2007. Disponível na Internet: http://www2.capes.gov.br/rbpg/ portal/conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf. Acesso: 28 de abril de 2008.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...