Questões sobre Organização e tratamento da informação

Lista completa de Questões sobre Organização e tratamento da informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne a normas e organismos de normalização, julgue os itens a seguir.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o fórum nacional de normalização no Brasil, o que implica que as normas elaboradas por ela — as NBR — são reconhecidas formalmente como obrigatórias em território nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a normas e organismos de normalização, julgue os itens a seguir.

As normas ISO são voluntárias; cada país-membro decide se as adotam como normas nacionais ou não. A designação NBR ISO indica a adoção de uma norma ISO como norma brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a normas e organismos de normalização, julgue os itens a seguir.

As normas internacionais são normas técnicas estabelecidas para aplicação em âmbito mundial e são desenvolvidas unicamente pela ISO.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Chartier (1999), três inquietações dominaram a relação com a cultura escrita: o temor da perda, a corrupção dos textos e a inquietude do excesso. Para cada uma delas, o autor resgatou várias soluções na história da produção dos registros do conhecimento. As soluções para a primeira e a terceira inquietudes, por exemplo, foram respectivamente identificadas como

  • A.

    seleção e preservação de acervos.

  • B.

    hierarquização e seleção de acervos.

  • C.

    classificação e impressão de manuscritos.

  • D.

    preservação e edificação de grandes bibliotecas.

  • E.

    edificação de grandes bibliotecas e classificação.

No âmbito da comunicação, a mensagem sem conteúdo de significado é reduzida à produção de unidades discretas, em sucessão. Trata-se de uma seqüência. Assim, para que essa seqüência de unidades possa atingir a extremidade da cadeia sem ser deformada, é preciso que se respeitem certas condições referentes ao

  • A.

    conteúdo e ao emissor.

  • B.

    significado e ao receptor.

  • C.

    receptor e ao canal transmissor.

  • D.

    emissor e à própria mensagem.

  • E.

    canal transmissor e à própria mensagem.

Considere os seguintes cabeçalhos para entidades coletivas:

I Brasil. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário.

II Bahia. Liceu Salesiano de Salvador.

III Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Goiás.

IV CNPq.

V Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

VI Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (Brasil).

VII Instituto de Pesquisas da Marinha.

VIII Instituto de Pesquisas da Marinha (Brasil).

IX Liceu Salesiano de Salvador (Bahia).

X Universidade Federal de Goiás.

Estão corretos SOMENTE os cabeçalhos indicados em

  • A.

    I, IV, VII e X

  • B.

    II, III, V e VI

  • C.

    III, V, VI e VII

  • D.

    IV, VII, VIII e IX

  • E.

    V, VI, VII e VIII

A busca conjuntiva em fontes de informação está alicerçada no operador lógico booleano

  • A.

    OU

  • B.

    E

  • C.

    NÃO

  • D.

    ?

  • E.

    ( )

Ao assumir a chefia de uma unidade de informação e após o necessário diagnóstico, o bibliotecário-chefe entendeu a necessidade de segmentar os serviços técnicos, agrupandoos por atividades e atribuindo-os a bibliotecários de sua equipe conforme suas especialidades. No âmbito da estrutura organizacional, este procedimento administrativo é identificado como

  • A.

    gestão.

  • B.

    coordenação.

  • C.

    reengenharia.

  • D.

    descentralização.

  • E.

    departamentalização.

Considerando os diferentes tipos de bibliografia, julgue os itens seguintes.

Além da descrição física, as bibliografias sinaléticas apresentam uma análise ou resumo do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A referência que está de acordo com a NBR6023, da ABNT, para artigo de periódico disponível na Internet é

  • A.

    HOFF, Débora Nayar et alii. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. In: REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, Brasília, v. 4, n. 7, p. 42-65, julho 2007. Disponível na Internet: < http://www2.capes.gov.br/ rbpg/portal/conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf >. Data de acesso: 28 abr. 2008.Z

  • B.

    HOFF, Débora Nayar et al. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, DF, v. 4, nº 7, p. 42-65, jul. 2007. Disponível em: http://www2.capes.gov.br/rbpg/ portal/conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf. Acesso em: 28/04/2008.

  • C.

    HOFF, Débora Nayar et alii. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. In: REVISTA Brasileira de Pósgraduação. Brasília, DF, 4 (7): 42-65, julho 2007. Disponível em: < http://www2.capes.gov.br/rbpg/portal/ conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf >. Acesso em: 28 abr. 2008.

  • D.

    HOFF, Débora Nayar et al. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, DF, v. 4, n. 7, p. 42-65, jul. 2007. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2008.

  • E.

    HOFF, Débora Nayar [et al.]. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Revista Brasileira de Pósgraduação, Brasília, DF, v. 4, n. 7, p. 42-65, jul. 2007. Disponível na Internet: http://www2.capes.gov.br/rbpg/ portal/conteudo/Experiencias_Artigo1_n7.pdf. Acesso: 28 de abril de 2008.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...