Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir relativos a generalizações e(ou) tendências reveladas na literatura acerca de estudos de usuários.
Os estudos de usuários devem se limitar à análise das necessidades de informação dos usuários reais que são efetivamente convertidas em demanda.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Durante a negociação de uma questão de referência, um processo complexo de comunicação se estabelece entre o usuário e o bibliotecário. Acerca desse processo, julgue os itens que se seguem.
O usuário manifesta necessidade de recorrer ao serviço de referência quando se encontra em um processo denominado estado anômalo de conhecimento.
Biblioteconomia - Tecnologias da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relacionados a tipos de instrumentos utilizados para busca de informações na Internet.
Os navegadores executam a tarefa de recuperação da informação, isto é, a aceitação da consulta, a comparação desta com os registros de informação e a apresentação dos resultados
Biblioteconomia - Tecnologias da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relacionados a tipos de instrumentos utilizados para busca de informações na Internet.
Os motores ou mecanismos de busca organizam informações em categorias e subcategorias de assunto, ao passo que os navegadores utilizam palavras-chave para realizar a busca.
Biblioteconomia - Tecnologias da informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relacionados a tipos de instrumentos utilizados para busca de informações na Internet.
Na busca avançada, os operadores booleanos são automaticamente colocados entre os termos de busca pelo motor ou mecanismo de busca.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta acerca das características e tipologia da indexação.
A indexação por extração envolve a atribuição de termos ao documento a partir de uma fonte que não é o próprio documento.
O nível de exaustividade da indexação é uma decisão política.
A indexação é do tipo seletiva quando inclui os assuntos principais e secundários do documento.
Quanto maior o número de termos utilizados, mais coerente é a indexação.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O marketing e seus princípios básicos têm sido adotados por muitos administradores de bibliotecas. Considerando uma visão moderna de marketing em bibliotecas, julgue os itens a seguir.
O marketing orienta-se para os serviços que as bibliotecas desejam oferecer e o planejamento de marketing é orientado para superar a indiferença ou o preconceito dos consumidores em relação a esses serviços.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O marketing e seus princípios básicos têm sido adotados por muitos administradores de bibliotecas. Considerando uma visão moderna de marketing em bibliotecas, julgue os itens a seguir.
Uma estratégia adequada de pesquisa de mercado é averiguar como os consumidores se sentem em relação ao uso dos diversos serviços ofertados pela biblioteca e não apenas verificar a opinião que possuem em relação à biblioteca em si mesma
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
As tabelas auxiliares da Classificação Decimal Universal (CDU) são compostas de dezenove auxiliares, conforme a edição-padrão. Assinale a opção correta a respeito dos auxiliares comuns e especiais da CDU.
Os auxiliares especiais, conhecidos também como analíticas, são três: analítica de traço, analítica de ponto e séries de apóstrofos.
Os auxiliares dependentes indicam relacionamento entre dois ou mais números principais.
Os auxiliares de língua, raça, forma, lugar e tempo são auxiliares especiais.
Os auxiliares comuns indicam características que se repetem apenas em determinadas classes das tabelas principais.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O marketing aplicado à biblioteca pública contribui para atrair o cidadão ao uso dos recursos informacionais e, dessa forma, apóia a biblioteca no cumprimento de sua função social de incentivar o hábito de leitura e promover o acesso dos cidadãos à informação. Assinale a opção correta a respeito de marketing.
A segmentação de mercado é um processo em que se identificam grupos homogêneos de clientes em função de variáveis, como necessidades, características geográficas e socioeconômicas.
O chamado marketing de mercado-alvo dispensa a segmentação de mercado na prestação de serviços de informação.
Na estratégia de concentração de mercado, a biblioteca atende a todos os segmentos do mercado oferecendo serviços e produtos idênticos.
No marketing direto, a biblioteca atende às necessidades de cada segmento de acordo com as suas características específicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...