Questões de Biblioteconomia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir relativos a generalizações e(ou) tendências reveladas na literatura acerca de estudos de usuários.

Os estudos de usuários devem se limitar à análise das necessidades de informação dos usuários reais que são efetivamente convertidas em demanda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante a negociação de uma questão de referência, um processo complexo de comunicação se estabelece entre o usuário e o bibliotecário. Acerca desse processo, julgue os itens que se seguem.

O usuário manifesta necessidade de recorrer ao serviço de referência quando se encontra em um processo denominado estado anômalo de conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relacionados a tipos de instrumentos utilizados para busca de informações na Internet.

Os navegadores executam a tarefa de recuperação da informação, isto é, a aceitação da consulta, a comparação desta com os registros de informação e a apresentação dos resultados

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relacionados a tipos de instrumentos utilizados para busca de informações na Internet.

Os motores ou mecanismos de busca organizam informações em categorias e subcategorias de assunto, ao passo que os navegadores utilizam palavras-chave para realizar a busca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relacionados a tipos de instrumentos utilizados para busca de informações na Internet.

Na busca avançada, os operadores booleanos são automaticamente colocados entre os termos de busca pelo motor ou mecanismo de busca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta acerca das características e tipologia da indexação.

  • A.

    A indexação por extração envolve a atribuição de termos ao documento a partir de uma fonte que não é o próprio documento.

  • B.

    O nível de exaustividade da indexação é uma decisão política.

  • C.

    A indexação é do tipo seletiva quando inclui os assuntos principais e secundários do documento.

  • D.

    Quanto maior o número de termos utilizados, mais coerente é a indexação.

O marketing e seus princípios básicos têm sido adotados por muitos administradores de bibliotecas. Considerando uma visão moderna de marketing em bibliotecas, julgue os itens a seguir.

O marketing orienta-se para os serviços que as bibliotecas desejam oferecer e o planejamento de marketing é orientado para superar a indiferença ou o preconceito dos consumidores em relação a esses serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

O marketing e seus princípios básicos têm sido adotados por muitos administradores de bibliotecas. Considerando uma visão moderna de marketing em bibliotecas, julgue os itens a seguir.

Uma estratégia adequada de pesquisa de mercado é averiguar como os consumidores se sentem em relação ao uso dos diversos serviços ofertados pela biblioteca e não apenas verificar a opinião que possuem em relação à biblioteca em si mesma

  • C. Certo
  • E. Errado

As tabelas auxiliares da Classificação Decimal Universal (CDU) são compostas de dezenove auxiliares, conforme a edição-padrão. Assinale a opção correta a respeito dos auxiliares comuns e especiais da CDU.

  • A.

    Os auxiliares especiais, conhecidos também como analíticas, são três: analítica de traço, analítica de ponto e séries de apóstrofos.

  • B.

    Os auxiliares dependentes indicam relacionamento entre dois ou mais números principais.

  • C.

    Os auxiliares de língua, raça, forma, lugar e tempo são auxiliares especiais.

  • D.

    Os auxiliares comuns indicam características que se repetem apenas em determinadas classes das tabelas principais.

O marketing aplicado à biblioteca pública contribui para atrair o cidadão ao uso dos recursos informacionais e, dessa forma, apóia a biblioteca no cumprimento de sua função social de incentivar o hábito de leitura e promover o acesso dos cidadãos à informação. Assinale a opção correta a respeito de marketing.

  • A.

    A segmentação de mercado é um processo em que se identificam grupos homogêneos de clientes em função de variáveis, como necessidades, características geográficas e socioeconômicas.

  • B.

    O chamado marketing de mercado-alvo dispensa a segmentação de mercado na prestação de serviços de informação.

  • C.

    Na estratégia de concentração de mercado, a biblioteca atende a todos os segmentos do mercado oferecendo serviços e produtos idênticos.

  • D.

    No marketing direto, a biblioteca atende às necessidades de cada segmento de acordo com as suas características específicas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...