Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao controle e à avaliação de serviços de informação e informatização em unidades de informação, julgue os itens a seguir.
O controle efetivado em serviços de informação é a função de restringir e regular vários fatores, sendo seu objetivo assinalar faltas ou erros, a fim de que se possa repará-los, evitando sua repetição.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes relacionados com a formação e o desenvolvimento de acervos em bibliotecas.
Existem dois tipos diferentes de metodologia para se proceder à avaliação de coleções: quantitativa e qualitativa; cada tipo pode ser aplicado isoladamente, obtendo-se os mesmos resultados.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
Os cinco estados psicológicos identificados nos serviços de referência das bibliotecas, nos quais um usuário pode ser classificado, quando confronta o bibliotecário com uma questão, são: apático, sofisticado, hostil, confiante e crítico.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a marketing em bibliotecas e a políticas e a processos de desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.
O papel do marketing em qualquer tipo de unidade de informação, mesmo em bibliotecas públicas e(ou) escolares, é o de combinar a capacidade do serviço com as necessidades dos usuários, de forma a gerar ação proveitosa para o sistema em si e para a sociedade.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relacionados com a formação, mercado de trabalho, legislação e ética profissional do moderno profissional da informação, o bibliotecário.
O processo ético contra pessoa física ou jurídica, pela prática de infrações contra a ética profissional do bibliotecário, corre, primeiramente, no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) ao qual pertence o infrator, mesmo que o denunciado seja membro do CFB.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
A porcentagem de questões de referência que podem ser respondidas de maneira competente por técnicos bem treinados pode chegar a 80%, conforme estudos recentes sobre essa área.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne aos serviços de informação, julgue os itens subseqüentes.
O custo do serviço de referência em uma biblioteca, no atendimento ao usuário, reflete a relação entre o custo total do pessoal da seção de referência e o número de questões respondidas ou processadas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
O planejamento estratégico da biblioteca deve incluir os seguintes itens para o setor de referência: incentivo da administração para que o pessoal mantenha contato com os usuários de maneira bastante ativa, elaboração de manuais de serviços do setor e declaração de que o usuário jamais deixará a biblioteca sem a informação desejada.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que concerne aos serviços de informação, julgue os itens subseqüentes.
Os fatores mais importantes que afetam a disponibilidade de livros possuídos pela biblioteca são nível de demanda, número de exemplares e duração do período de empréstimo.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O serviço de referência de uma unidade de informação possui diversos serviços dirigidos aos usuários, como notificação corrente, disseminação seletiva de informação e atendimento ao usuário. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
A técnica do incidente crítico se dirige para os estudos destinados a determinar a proporção dos clientes da biblioteca que fazem uso dos catálogos, como o usam, com que finalidade e com que grau de êxito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...