Questões de Biblioteconomia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de estudo de usuário e técnicas de levantamento de dados, julgue os itens subsecutivos.

O comportamento informacional é o comportamento humano em relação a fontes de informação, incluindo o encontro acidental com a informação que atenda à necessidade do sujeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Espera-se que o bibliotecário seja capaz de analisar o quadro nacional de planejamento econômico e social com vistas ao desenvolvimento educativo, científico e cultural do país. Para que isso aconteça, deve conhecer os princípios da organização e da administração de bibliotecas e centros de documentação e as formas de recuperação da informação. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Para se definir as prioridades e serviços de informação a serem criados na organização de uma unidade informacional, deve-se, em primeiro lugar, conhecer a missão da unidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos serviços de referência nas bibliotecas, julgue os próximos itens.

Os serviços de disseminação seletiva da informação (DSI), para atingirem o objetivo de promover a divulgação personalizada de informações, prescindem de um levantamento prévio das necessidades informacionais dos usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de documentação jurídica, julgue os itens seguintes.

No âmbito federal, constituem documentação jurídica os seguintes diplomas legais: Constituição Federal, emenda constitucional e lei complementar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao elaborar o planejamento dos serviços de uma biblioteca universitária, algumas padronizações foram sugeridas para o setor de referência.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O planejamento do serviço de referência virtual deverá seguir os mesmos padrões do serviço de referência tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos serviços de referência nas bibliotecas, julgue os próximos itens.

Uma das quatro funções básicas dos serviços de referência é a promoção da biblioteca na comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao elaborar o planejamento dos serviços de uma biblioteca universitária, algumas padronizações foram sugeridas para o setor de referência.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O processo de referência deverá estabelecer duas fases para a entrevista inicial, denominadas de questão inicial e questão negociada. Nesse momento, o usuário comunica sua necessidade ao bibliotecário, que, por sua vez, reformula a pergunta para identificar a real questão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens subsecutivos.

As ações de marketing empregadas na gestão da informação incluem transformação da informação em inteligência e conhecimento; uso de técnicas para controle de qualidade; e benchmarking.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens em relação ao marketing em unidades de informação.

O relatório pode ser utilizado como instrumento não só de planejamento para fornecimento de subsídios no aprimoramento de serviços da biblioteca, mas também de marketing para divulgação e prestação de conta aos dirigentes e à comunidade potencialmente atingida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da organização e administração de bibliotecas, julgue os itens subsecutivos.

O fato de as bibliotecas serem organizações sociais dificulta a sua participação efetiva no mercado de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...