Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que apresenta o título acrescentado pelo catalogador, sob forma conhecida, ou encontrada nas fontes de referência.
Título alternativo.
Título principal.
Título uniforme.
Título equivalente.
Biblioteconomia - Fontes de informação: tipos, características e aplicabilidade - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Sobre a relevância das fontes de informação, é correto afirmar que é um critério que se
preocupa com a abrangência da literatura da área de domínio.
preocupa em avaliar se o conteúdo informacional está relacionado com a área de atuação do autor.
preocupa com a capacidade da fonte de informação em fornecer respostas que correspondam à questão proposta.
ocupa em verificar o mecanismo de retorno da informação, fórum de discussão e a explicitação de algoritmos.
Biblioteconomia - Fontes de informação: tipos, características e aplicabilidade - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
A fonte de informação utilizada para se ter acesso ao nome de pessoas ou organizações, informações tais como endereço, afiliação, formação das pessoas, bem como endereço, função e dados semelhantes das organizações é o
diretório.
banco de dados.
repositório.
anuário.
A difusão automática, selecionada, permanente e personalizada de informações correntes, relativas a assuntos específicos, denomina-se
serviço de alerta.
disseminação seletiva da informação.
serviço de alerta de notícias.
comutação bibliográfica.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
É correto afirmar que é considerado(a) um(a) fonte de informação secundária o(a)
relatório de expedição científica.
almanaque.
resumo.
enciclopédia.
Biblioteconomia - Resumos e índices: tipos e funções. - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Sobre o conteúdo e o formato do resumo, assinale a alternativa correta.
Em áreas temáticas especializadas, dificilmente o resumidor recebe instruções sobre certas coisas a serem observadas nos artigos.
Considera-se um resumo completo como sendo composto por três partes: a referência bibliográfica, o corpo do resumo e a assinatura.
Todos os resumos devem situar-se na faixa de 100-250 palavras.
É opcional a conferência e a submissão editorial dos resumos elaborados por resumidores inexperientes por parte de alguém mais experiente.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta a lei de incentivo à cultura que permite que uma pessoa física ou jurídica patrocine um projeto cultural e deduza do seu Imposto Sobre Serviços (ISS) ou do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) parte do valor investido.
Lei Mendonça.
Lei Rouanet.
Lei do Audiovisual.
Lei Murilo Mendes.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Segundo o AACR2, quando um disco constitui-se de várias obras musicais, por diferentes compositores, porém com um, dois ou três intérpretes principais, o ponto de acesso principal é feito pelo
pelo título.
pelo compositor da maioria das músicas.
pelo último intérprete.
pelo primeiro intérprete.
Sobre a biblioteconomia, analise as assertivas abaixo.
I. A biblioteconomia, a documentação e a ciência da informação têm objetivos diferentes. II. O objetivo da documentação é estudar a gênese, transformação e utilização da informação. III. Ao contrário da biblioteconomia e da arquivística, a documentação recorre a técnicas não convencionais de organização e análise, não mais apenas de livros. É correto o que se afirma emI, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
A entidade responsável no Brasil pelo COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) é o(a)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
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