Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A NBR 6023 determina que:
quando se referenciam periódicos no todo, o título deve ser sempre o primeiro elemento da referência, devendo figurar em letras minúsculas.
o título e o subtítulo devem ser reproduzidos tal como figuram no documento, separados por ponto e vírgula.
quando o título aparecer em mais de uma língua, registra-se o primeiro, opcionalmente, registra-se o segundo, separando-o do primeiro pelo sinal de hífen.
podem ser suprimidas as últimas palavras de títulos e subtítulos demasiadamente longos, desde que não seja alterado o sentido.
no caso de periódico com título genérico, incorporase o nome da entidade autora ou editora, que se vincula ao título por uma preposição entre parênteses.
Um trabalho apresentado em evento, segundo a NBR 6023, deve ser referenciado da seguinte forma:
SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 21., EMBRAPA, Petrolina, 1994. Anais... Petrolina: EMBRAPA, 1994. P. 3-4.
SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, 1994. P. 3-4.
Souza, L. S.; Borges, A. L.; Rezende, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., Petrolina: EMBRAPA, 1994. Anais... Petrolina, 1994. P. 3-4.
SOUZA, L. S. Et al. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, 1994. P. 3-4.
Souza, L. S.; Borges, A. L.; Rezende, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., Petrolina: EMBRAPA, 1994. Anais... Petrolina, 1994.
Para coleções documentais (livro, papel, filme, fotografia, vídeo e registro sonoro), a deterioração
física não representa ameaça.
física é uma ameaça consideravelmente maior que a química.
química e a deterioração física representam igual nível de ameaça.
química não representa ameaça.
química é uma ameaça consideravelmente maior que a física.
Resultado das resoluções tomadas no Seminário sobre Registros Bibliográficos, realizado em Estocolmo em 1990, e publicado pela IFLA em 1998, os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos – FRBR podem ser entendidos como
um modelo conceitual que reestrutura os registros bibliográficos baseado na necessidade dos usuários.
um formato de dados utilizado para descrever e implementar registros em um banco de dados.
um padrão de metadados que visa ao estabelecimento de campos de descrição bibliográfica.
uma proposta inovadora para a normalização da entrada de dados bibliográficos em sistemas automatizados.
um novo código de catalogação internacional alternativo às regras do AACR2.
As teorias da classificação podem ser divididas de acordo com as finalidades em filosóficas e bibliográficas, sendo que estas últimas podem ser divididas, conforme a amplitude de aplicação, em gerais ou especializadas ou, conforme o tipo de característica, em naturais e artificiais. Com o advento da teoria da classificação facetada, elas também podem ser divididas, de acordo com a forma de apresentação, em
enciclopédicas e lógico-científicas.
enumerativas e analítico-sintéticas.
científicas e arbitrárias.
hierárquicas e sistemático-conceituais.
quantitativas e qualitativas.
A maioria dos bibliotecários considera importante e necessária a realização da avaliação de coleções; na prática, no entanto, poucas unidades de informação têm efetivamente essa atividade sistematizada e ocorrendo de forma rotineira. É correto afirmar que isto ocorre por problemas relacionados
à pouca disponibilidade de bibliotecários especializados em avaliação de coleções.
às técnicas ou métodos de avaliação de coleções.
ao impacto dessa atividade nos serviços de referência.
à coleta periódica de dados.
à oposição das gerências quanto às atividades de avaliação de coleções.
É resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), e vem sendo apoiado pelo CNPq desde 2002. Trata-se de
LILACS.
SciELO.
Prossiga.
Plataforma Lattes.
BVS-CDI.
No final da década de 1960 e início da de 1970, visando atender a um tipo específico de informação − denominada pela literatura como informação utilitária − surgem os centros ou serviços
comunicacionais.
documentais.
utilitários.
cidadãos.
referenciais.
No armazenamento de materiais de biblioteca, tendo em vista sua conservação, deve-se
utilizar mobiliário eletromagnético para materiais como CD-ROMs, disquetes, fitas de vídeo e DVDs.
utilizar estantes fechadas e sem ventilação para materiais raros.
priorizar a utilização de elásticos para guardar volumes danificados.
guardar livros grandes e pesados na vertical.
dar preferência a estantes de metal para materiais em papel.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
No AACR2, a descrição bibliográfica se divide em uma série de áreas, que obedecem a um padrão único (capítulo 1 - regras gerais), com exceção da área
da edição, cuja indicação nem sempre aparece no documento, e a área do número normalizado internacional, distinto para cada tipo de material.
dos detalhes específicos do material, presente apenas em certos materiais, e da área da descrição física, diferente para cada item descrito.
das modalidades de aquisição, pois as bibliotecas podem optar por não incluí-la, e a área de responsabilidade relativa à série, só aplicada a periódicos.
da entrada principal, que segue regras específicas, e a área da publicação, distribuição etc., nem sempre prescrita pelo código.
das pistas, que depende do catálogo de autoridades adotado pela biblioteca, e a área das notas, um campo livre destinado a anotações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...