Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Os indivíduos ou organizações que vendem uma variedade de serviços de informação, destacando-se o conhecimento especializado na determinação e avaliação da informação de uma ou mais fontes, são conhecidos como information

  • A. deliverers.
  • B. auditors.
  • C. brokers.
  • D. providers.
  • E. jobbers.

A ciência da informação, que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças governantes dos fluxos e os meios de processar a informação, tendo como objetivo sua organização, seu armazenamento, sua recuperação e sua disseminação,

  • A.

    tem estreita ligação com a lingüística pela intermediação da análise documentária, que se utiliza de métodos e processos para descrever o conteúdo dos documentos.

  • B.

    é considerada uma atividade não orientada, não programada, informal, não sistemática, casual, o que talvez possa justificar a dificuldade em defini-la precisamente.

  • C.

    leva as instituições responsáveis pela formação de ensino superior a promover reflexões em torno de mudanças, no sentido de questioná-las e relacioná- las com o cumprimento do papel do bibliotecário.

  • D.

    pode ser uma biblioteca pública ou especializada, um centro de documentação de uma empresa, um arquivo, um museu, ou um banco de dados que tem por função coletar, tratar e disseminar a informação.

  • E.

    vem ao encontro de uma necessidade de informação específica, devendo, por isso, merecer a atenção do profissional que tem como meta atender a demanda de seu usuário, podendo obter subsídios para traçar seu perfil de interesse.

A qualidade de um serviço de busca e recuperação de informações pode ser medida por meio

  • A. da revocação e da precisão dos resultados da pesquisa.
  • B. do número de consultas registradas pelo sistema.
  • C. da quantidade de descritores ou cabeçalhos usados na busca.
  • D. do grau de especificidade do assunto pesquisado.
  • E. da contagem do tempo empregado na busca.

Os sistemas de recuperação da informação que oferecem maior liberdade na fase de entrada de dados (a indexação) exigem maior esforço na etapa de saída (a recuperação) do que sistemas que são mais rígidos na fase de entrada. É exemplo de sistema mais flexível na fase de indexação

  • A. o tesauro multilíngüe.
  • B. a indexação pré-coordenada.
  • C. a classificação facetada.
  • D. a lista de cabeçalhos de assuntos.
  • E. a linguagem natural.

"Momento em que o acervo de documentos existente na biblioteca vai transformar-se em acervo informacional".

Para Neusa Dias de Macedo, a afirmação acima refere-se

  • A. ao alerta bibliográfico.
  • B. à educação de usuários.
  • C. ao estudo de usuários.
  • D. ao serviço de referência e informação.
  • E. à estratégia de busca.

Segundo o livro "Avaliação de Fontes de Informação na Internet", as fontes eletrônicas

  • A. são todas acessadas gratuitamente.
  • B. foram pouco alteradas em relação às fontes em papel.
  • C. implicam para seu uso no conhecimento da língua inglesa.
  • D. têm seu uso restrito aos pesquisadores.
  • E. são apresentadas apenas na forma off-line.

Quando os bibliotecários oferecem cursos com orientação quanto ao uso da biblioteca, estão atuando no âmbito

  • A. do estudo de comunidade.
  • B. do estudo de usuário.
  • C. da educação formal de usuários.
  • D. da educação informal de usuários.
  • E. da educação indireta de usuários.

Entre os elementos essenciais de uma referência bibliográfica, constam

  • A. o autor e o local de publicação.
  • B. o título e as notas.
  • C. a edição e as páginas.
  • D. a série e o autor.
  • E. o tradutor e a edição.

Em relação aos estudos de usuários, é correto afirmar:

  • A. Em 1995 ocorre uma grande ruptura em relação às suas concepções básicas, a partir do trabalho de BERNAL e URQUHART, apresentado no Congresso da IFLA daquele ano.
  • B. A metodologia do Incidente Crítico foi desenvolvida pela Professora Doutora Brenda Dervin e divulgada em artigo publicado na Reference Quarterly Review, em 1980.
  • C. Duas abordagens, sob o ponto de vista do comportamento do usuário, podem ser claramente identificadas na literatura: a abordagem vitoriana e a abordagem alternativa.
  • D. Entre as abordagens alternativas, surgidas a partir da década de 1970, podemos incluir o Sensemaking.
  • E. As primeiras idéias sobre eles foram esboçadas na Conferência de Informação Científica da Royal Society, em 1984.

De acordo com Nice Figueiredo, no serviço de referênica, a entrevista faz parte da

  • A. estratégia de busca.
  • B. análise da mensagem.
  • C. negociação da questão.
  • D. busca.
  • E. análise da resposta.
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