Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Coordena o projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino superior brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

A definição acima refere-se

  • A. à FGV.
  • B. ao MCT.
  • C. à BIREME.
  • D. à Biblioteca Nacional.
  • E. ao IBICT.

Na determinação da qualidade em serviços de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Neste sentido, sabe-se que os serviços

  • A. são caracterizados pelo distanciamento entre produtos e clientes.
  • B. podem ser objeto de reparação ou conserto.
  • C. podem ser armazenados de modo a satisfazer as necessidades do cliente.
  • D. são tangíveis.
  • E. freqüentemente exigem o envolvimento dos clientes.

Divulgadas no Brasil por Nice Figueiredo, seis são as etapas do Processo de Referência. Podem, no entanto, ser reduzidas a cinco quando o usuário aceita as informações oferecidas e o processo é finalizado. A etapa eliminada, nessa situação, é a de

  • A. Negociação da Questão.
  • B. Busca.
  • C. Estratégia de Busca.
  • D. Renegociação.
  • E. Análise da Mensagem.

Visando melhor adequar a resposta às necessidades informacionais, no Serviço de Referência e Informação há uma conversa entre bibliotecário e usuário que é denominada

  • A. procura de necessidades.
  • B. relevância referencial.
  • C. determinação da questão de referência.
  • D. entrevista de referência.
  • E. busca de interação.

Um serviço personalizado e atualizado direcionado ao usuário ou a um grupo de usuários fornecendo em intervalos regulares listas de citações das publicações mais recentes. O que o distingue de outros serviços congêneres "é o desenvolvimento do perfil do usuário que pode ser prontamente modificado com a mudança da necessidade de informação."

O texto acima corresponde à definição para

  • A. informação corrente.
  • B. disseminação seletiva da informação.
  • C. aviso de informações selecionadas.
  • D. clipping de matérias jornalísticas.
  • E. acesso a documentos legislativos.

As atividades e funções de atendimento, individual ou institucional, às solicitações de informações de mercado, gerenciais e tecnológicas, que necessitam de levantamento detalhado e minucioso para elaboração da resposta. Não cria nem desenvolve uma solução, apenas retrata realidades e conhecimentos disponíveis em documentos, bases de dados que foram objetos de estudo de especialistas e pesquisadores, cabendo ao cliente, com base nas informações recebidas, tirar suas conclusões.

O texto acima refere-se à definição para serviço de

  • A. Acesso à Informação.
  • B. Apoio ao Pesquisador.
  • C. Documentação Mercadológica.
  • D. Estímulo à Pesquisa.
  • E. Resposta Técnica.

Enfoca a educação continuada e a sua relação com a formação do bibliotecário. Seu objetivo é refletir como integrar a capacitação contínua à formação desse profissional no contexto brasileiro. Aspectos teórico-práticos apontam para a necessidade de maior incorporação de procedimentos metodológicos no fazer bibliotecário. Identificou- se a necessidade de adotar programas que possibilitem a capacitação desse profissional na formaçãoem- serviço, para melhor qualificar o processo de geração, transferência e uso da informação.

O texto acima é

  • A. um resumo indicativo.
  • B. uma recensão crítica.
  • C. um sumário descritivo.
  • D. um índice conceitual.
  • E. um epítome enumerativo.

Quanto ao Serviço de Referência e Informação, é correto afirmar:

  • A. Emprega um modelo de comunicação idêntico ao dos meios de comunicação de massa.
  • B. É uma atividade que possibilita a intermediação entre a necessidade do usuário e a informação presente no universo informacional.
  • C. Pode ter suas atividades desenvolvidas de maneira adequada, sem o emprego de metodologias apropriadas.
  • D. Influencia, como serviço meio que é, todas as atividades exercidas pela biblioteca, desde a aquisição até o processamento técnico.
  • E. Atua com base na interação bibliotecário/usuário, tendo este último como principal interpretador dos recursos informacionais existentes.

Os resumos têm sua representação por paráfrases, que são

  • A. caracterizadas pela contigüidade e semelhança estrutural com o texto original.
  • B. formulações em linguagem que não se confunde com a linguagem do texto.
  • C. realizadas por tradução: da linguagem natural para a linguagem técnica.
  • D. representadas pela enumeração completa de assuntos ou conceitos.
  • E. consideradas conteúdos simbólicos de documentos em qualquer suporte.

É considerado o mais adequado na área de documentação porque contém elementos indispensáveis, como o objetivo do trabalho, os métodos utilizados na pesquisa e as recomendações ou conclusões a que chegaram os autores. Trata-se do

  • A. catálogo sistemático.
  • B. resumo informativo.
  • C. índice analítico.
  • D. conceito facetado.
  • E. ISBD descritivo.
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