Questões de Biblioteconomia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as seguintes afirmativas relativas às características das fontes de informação brasileiras e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As enciclopédias publicadas no Brasil são traduções e adaptações de obras estrangeiras e o país não conta, até hoje, com uma enciclopédia nacional.

(  ) O Almanaque Abril traz, nas edições referentes ao Brasil, uma seção de obituário, relacionando as principais personalidades falecidas no ano, com dados biográficos sucintos sobre cada uma.

(  ) No Brasil, o IBICT pode ser considerado como a maior autoridade na produção de fontes de informação geográfica, especialmente as fontes estatísticas e cartográficas.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    (F) (V) (F)

  • B.

    (F) (V) (V)

  • C.

    (V) (V) (F)

  • D.

    (V) (F) (F)

Para que a biblioteca escolar desempenhe sua função na formação do leitor crítico, são necessários os seguintes elementos, EXCETO:

  • A.

    Uma coleção de livros e outros materiais de leitura bem selecionada e atualizada.

  • B.

    Um ambiente físico concebido como espaço de informação e comunicação.

  • C.

    Um programa de criação do hábito de leitura por meio de técnicas de animação, de jogos e de fichas de leitura com o objetivo de colocar o livro na mão da criança a qualquer custo.

  • D.

    A figura do mediador que, além de ter o conhecimento teórico, esteja preparado para o confronto com a criança e o jovem através da literatura.

São papéis da biblioteca escolar na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), EXCETO:

  • A.

    Centro de documentação onde estão disponíveis informações que irão responder aos questionamentos dos estudantes.

  • B.

    Espaço coletivo que disponibiliza uma diversificada gama de portadores de texto imprescindíveis para a formação de leitores.

  • C.

    Estoque de conhecimentos organizados de forma a facilitar a aprendizagem independente e permanente.

  • D.

    Local de fácil acesso onde estão reunidos e organizados os livros didáticos para apoio às aulas expositivas.

Considerando o papel do bibliotecário que atua em uma biblioteca escolar, desenvolvendo um programa centrado em competência informacional, é INCORRETO afirmar que ele deve:

  • A.

    Apresentar a informação já trabalhada, em seqüência lógica, para os estudantes.

  • B.

    Colaborar com os professores no processo ensino/aprendizagem.

  • C.

    Fornecer acesso à informação.

  • D.

    Gerenciar o programa de biblioteca.

Analise estas afirmativas concernentes à descrição de documentos:

1. Consiste na individualização do item-base da catalogação, tornando-o único entre os demais.

2. Está dividida em 8 (oito) grandes áreas, sendo cada uma delas constituída de um determinado número de elementos.

3. Pode ser elaborada segundo diferentes níveis de detalhamento, que variam de acordo com o número de elementos incluídos.

A opção CORRETA é:

  • A.

    Apenas uma afirmativa está correta.

  • B.

    Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

  • D.

    As três afirmativas estão corretas.

A alternativa que completa, CORRETAMENTE, as lacunas do texto é:

  • A.

    alerta, preservação, conservação, consulta, referência.

  • B.

    alerta, consultas, empréstimos, hora do conto, palestras.

  • C.

    referência, consulta, disseminação, seleção, empréstimo.

  • D.

    extensão, registro, análise descritiva, hora do conto, palestras.

  • A.

    (V) (F) (V) (F) (V)

  • B.

    (F) (V) (V) (F) (V)

  • C.

    (V) (V) (F) (V) (V)

  • D.

    (F) (V) (V) (V) (F)

Entre as estratégias de aprendizagem baseadas no questionamento utilizadas no processo de pesquisa escolar, NÃO se inclui:

  • A.

    Aprender a trabalhar em grupo.

  • B.

    Copiar trechos de textos disponíveis na Internet.

  • C.

    Desenvolver habilidades de escolha de temas.

  • D.

    Escolher e consultar diferentes fontes de informação.

São instrumentos que auxiliam os bibliotecários a organizar os acervos das bibliotecas, EXCETO:

  • A.

    Formatos de intercâmbio bibliográfico.

  • B.

    Códigos de catalogação.

  • C.

    Sistemas de classificação.

  • D.

    Guias de bibliotecas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...