Questões de Biblioteconomia da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnlogia Pernambuco (IFPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção CORRETA que compreende modalidade de acesso a biblioteca digital, é o instrumento com o qual o usuário pode fazer buscas e visualizar a informação de que precisa. As pesquisas sobre o acesso à biblioteca digital tem se concentrado principalmente no comportamento do usuário durante a procura de informação (information seeking), visando melhorar a relação homem-máquina. A afirmativa acima refere-se a

  • A. interface.
  • B. e-mail.
  • C. intranet.
  • D. webmail.
  • E. desk.

É CORRETO afirmar que a unidade elementar do processo de planejamento, constituindo-se em um conjunto de ações e recursos para a consecução de objetivos concretos, perfeitamente especificados e destinados a gerar benefícios. Quanto maior o conhecimento da realidade social e do contexto em que será aplicado, maior a sua probabilidade de sucesso. As afirmações acima se referem ao

  • A. relatório.
  • B. projeto.
  • C. inventário.
  • D. implemento.
  • E. desempenho.

Assinale a alternativa cujas informações concluem CORRETAMENTE a principal função da avaliação é

  • A. resumir criticamente por especialistas com análise crítica de um documento, também chamado resenha, quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denominada de recensão ou avaliação.
  • B. informar ao usuário finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao documento original.
  • C. o resumo que indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos, e não dispensa a consulta ao original.
  • D. determinar a palavra-chave representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado, descritores autorizados em tesauros ou cabeçalhos de assunto.
  • E. produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento tanto na fase de elaboração do plano, quanto na fase de implementação das ações.

O processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações é denominado de

  • A. atributo organizacional
  • B. qualitativo e quantitativo.
  • C. serviços prestados.
  • D. programação institucional.
  • E. diagnóstico organizacional.

Verifique os enunciados abaixo e preencha com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. Correspondem às etapas do desenvolvimento de sistemas de informação:

( ) definição de objetivos.

( ) definição de requisitos do sistema.

( ) elaboração do projeto, implementação e avaliação.

( ) definição do leiaute.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. F, V, V, V.
  • B. V, V, V, F.
  • C. F, V, V, F.
  • D. V, V, F, F.
  • E. V, V, V, V.

A força da biblioteca digital está na integração de elementos heterogêneos, e que se pode definir como um sistema sociotecnológico que é útil para múltiplas comunidades, através de acessos

  • A. remotos.
  • B. comutados.
  • C. inis.
  • D. fontes.
  • E. padrões.

Segundo Neves (2011), com os fenômenos oriundos da globalização, as organizações se transformam e, para lidar com uma incessante busca de qualidade e aspectos de competitividade, é necessário aprender constantemente. Daí surge à aplicabilidade de se falar em conceito de competência atrelado ao atributo dos que lidam com a informação. O enunciado acima se refere ao atributo de

  • A. saber respeitar o usuário.
  • B. saber ouvir o usuário.
  • C. saber retroagir.
  • D. saber o que fazer.
  • E. saber mudar.

Ferramenta para acesso à informação que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da questão e das atividades de orientação para a aquisição de competências, em ambientes que possuam interesses e características de aprendizado em bibliotecas, centros de informação, escolas, centros de inteligência em organizações, entre outros, através de

  • A. inclusão de dados.
  • B. digitalização de dados.
  • C. letramento informacional.
  • D. integralização pessoal.
  • E. apoio institucional.

No continuum entre biblioteca tradicional e biblioteca digital, são usadas tanto fontes de informação eletrônicas quanto em papel. O enunciado acima refere-se à denominada

  • A. biblioteca especial.
  • B. biblioteca especializada.
  • C. biblioteca híbrida.
  • D. biblioteca técnica.
  • E. biblioteca seletiva.

Com o advento da tecnologia da informação, novos serviços têm sido oferecidos aos usuários de bibliotecas, dentre eles: consulta aos catálogos online, acesso a bases de dados como Capes e BDTD, entre outros. Nesse contexto, a qualidade dos serviços prestados está atrelada não somente aos funcionários e à estrutura da biblioteca, como também aos recursos computacionais existentes. Marque a alternativa CORRETA quanto à qualidade dos serviços de biblioteca.

  • A. A identificação dos pontos fortes e fracos dos vários tipos de serviço em uma organização não serve de base para a melhoria contínua da qualidade dos serviços.
  • B. Para identificar as dimensões e critérios que melhor se ajustem à avaliação da qualidade dos serviços prestados em bibliotecas, devemos considerar apenas a opinião dos funcionários.
  • C. Para mensurar a qualidade dos serviços devemos considerar critérios irrelevantes, a fim de captar dos usuários suas expectativas em relação ao desempenho do serviço executado.
  • D. Ao propor abordagens e metodologias para avaliar a qualidade de serviços em bibliotecas, não se faz necessária a identificação do perfil dos usuários.
  • E. Diversos estudos têm sido desenvolvidos a fim de avaliar a qualidade dos serviços em bibliotecas, com foco na opinião dos usuários (estudantes, funcionários e professores).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...