Questões de Biologia

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A fragmentação de ambientes naturais, especialmente florestas, cria paisagens semelhantes a um mosaico, com manchas do habitat original separadas por outro tipo de ocupação. Isso acarreta uma série de alterações microclimáticas que se iniciam na periferia dos fragmentos (efeito de borda) e têm como consequência

  • A. maior penetração de luz no solo do que no interior da floresta fechada, estimulando a germinação de sementes de novas árvores e o crescimento de espécies climácicas que antes era inibido.
  • B. o aumento da temperatura do solo e o aquecimento do ar na parte mais periférica, estimulando o desenvolvimento da microbiota local, o que leva ao enriquecimento do solo.
  • C. a tendência de populações pequenas e isoladas a praticar endogamia, aumentando a heterozigose e a incidência de indivíduos geneticamente semelhantes, contribuindo assim para manutenção da espécie.
  • D. maior perda de umidade por evaporação e ressecamento do solo, possibilitando a proliferação de heliófitas, gramíneas e plantas arbustivas.
  • E. inibição ou redução da migração e da imigração de espécies exóticas para as áreas desmatadas circundantes e para o fragmento. Esse fenômeno é mais intenso quanto maior for a área do fragmento.

A respeito de pipetas, é correto afirmar que

  • A. são vidrarias utilizadas para transferências precisas ou não de volumes de líquidos e substâncias gelatinosas.
  • B. a pipeta volumétrica é utilizada para medir diferentes volumes de líquidos.
  • C. a pipeta Pasteur possui um bulbo em sua extremidade e pode ser utilizada para medir volumes sem precisão.
  • D. a pipeta graduada é utilizada para medir um volume único de líquido.
  • E. micropipetas possuem maior precisão que as pipetas graduadas e volumétricas.

Um agente tóxico com elevado coeficiente de partição octanol-água e baixa polaridade foi lançado acidentalmente em um lago usado para pesca esportiva. Peritos avaliaram o local e constataram haver risco para o ecossistema límnico, principalmente pela ocorrência de

  • A. salinização.
  • B. bioacumulação.
  • C. impermeabilização do sedimento.
  • D. impedimento da entrada de luz.
  • E. acúmulo de oxigênio.

No que se refere à barra magnética — utensílio comumente conhecido como “bailarina” ou “peixe” —, assinale a alternativa correta.

  • A. Deve-se evitar o uso variado dos tamanhos da barra para facilitar a homogeneização das soluções.
  • B. É bastante utilizada em laboratórios para misturar soluções, deixando-as mais homogêneas.
  • C. Após o uso, recomenda-se retirá-la do recipiente com a mão.
  • D. Quanto maiores forem o recipiente e o volume da solução, menor será a barra magnética a ser utilizada.
  • E. Chapas de aquecimento têm sido uma opção para substituir as barras magnéticas.

Com relação à recuperação de áreas degradadas e matas ciliares, é correto afirmar que

  • A. são consideradas como áreas degradadas somente as áreas que sofram com a ausência ou diminuição da cobertura vegetal.
  • B. o princípio da recuperação envolve o retorno de todas as características e funções originais do ecossistema degradado.
  • C. a recuperação de uma área degradada pode ser considerada a restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente da sua condição original.
  • D. a ausência de matas ciliares não pode ser associada às alterações das características climáticas de uma região.
  • E. a mata ciliar é uma área de preservação permanente que compreende toda a vegetação natural presente ao longo das margens dos rios e ao redor de nascentes, com exceção da vegetação no entorno de reservatórios d'água.

O agente microbicida, classificado como de nível intermediário pelo Diseases Control and Prevention (CDC), considerado eficiente para eliminar microrganismos na forma vegetativa presentes nas superfícies, como, por exemplo, em bancadas de laboratórios de pesquisa, é denominado

  • A. álcool a 35%.
  • B. éter a 70%.
  • C. álcool a 55%.
  • D. álcool a 70%.
  • E. éter etílico a 50%.

A respeito de impactos ambientais, assinale a alternativa correta.

  • A. O impacto ambiental pode ser definido como uma mudança, de característica somente negativa no meio ambiente, que é causada devido à atividade humana.
  • B. Fenômenos naturais, como tempestades, enchentes, incêndios florestais por causa natural, terremotos e outros caracterizam um impacto ambiental negativo.
  • C. Um exemplo de impacto ambiental negativo gerado pelas atividades agropecuárias é a chuva ácida.
  • D. A recuperação das matas ciliares, a limpeza de rios, o replantio de árvores e a criação de espaços verdes em áreas urbanas podem ser considerados como exemplos de impactos ambientais positivos.
  • E. O desperdício de alimentos e bebidas não pode ser classificado como um tipo de impacto ambiental negativo.

Entre as recomendações de segurança para profissionais que trabalham em laboratórios de experimentos didáticos e de pesquisa científica inclui-se o

  • A. uso de roupas sintéticas.
  • B. reaproveitamento dos frascos de reagente para preservação do meio ambiente.
  • C. descarte de material biológico na lata de lixo mais próxima.
  • D. uso de lentes de contato, especialmente para o manuseio de produtos químicos.
  • E. cuidado de lavar as mãos com bastante água e sabão antes de qualquer refeição.

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre o símbolo de risco e seu respectivo significado.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O sistema imune é formado por células e moléculas responsáveis pela resposta imunológica à introdução de substâncias estranhas. Quanto às respostas imunológicas, assinale a alternativa correta.

  • A. A imunidade nativa é a defesa que se desenvolve em resposta a infecções.
  • B. Uma pessoa que se curar após adquirir sarampo possuirá maior quantidade de linfócitos em razão da imunidade adquirida, porém as respectivas células ainda não possuirão anticorpos específicos.
  • C. Na imunidade humoral, os linfócitos T reagem à presença de micro-organismos, bloqueando infecções.
  • D. As respostas imunológicas adquiridas possuem diversas características, sendo duas delas a especificidade e a diversidade, segundo as quais há uma resposta específica para cada antígeno, inclusive para diferentes porções de uma proteína complexa, um polissacarídeo ou outra macromolécula.
  • E. A vacinação, espécie de imunidade passiva, causa ao organismo exposição a infecções, gerando especificidade e memória.
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