Questões de Biologia

Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Além de serem indispensáveis para os organismos participantes, as relações entre os seres vivos contribuem para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. De acordo com as relações dos seres vivos, leia atentamente os itens que seguem, coloque nas questões V (verdadeiro) quando a afirmação for correta e F (falso) quando a afirmação for falsa. Após assinale a questão que contempla a ordem correta das alternativas.

( ) As relações de sociedades existem uma divisão de trabalho e castas, grupos de indivíduos que apresentam formas e características e desempenham funções especificas

( ) A relação de mutualismo apresenta benefícios paras os seres vivos envolvidos mesmo diferentes espécies, mas não indispensáveis para a sobrevivência delas.

( ) O inquilinismo um organismo de uma determinada espécie suporte para um organismo de outra espécie.

( ) As toxinas que provocam as marés vermelhas e os antibióticos caracterizam a competição, relação onde um impede o desenvolvimento de outra espécie.

( ) A relação do parasitismo apresentam dois tipo de parasitas os ectoparasitas e os endoparasitas.

A alternativa que contempla a ordem CORRETA de cima para baixo está na letra:

  • A. F, V, F, V, V.
  • B. V, F, V, F, V.
  • C. V, F, V, V, F.
  • D. F, F, F, V, F.
  • E. V, F, V, F, F.

Os seres vivos do domínio Archea possuem um conjunto de características que os separam dos domínios Bacteria e Eukarya. Entre tais características estão:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A construção de microrganismos geneticamente modificados implica a transferência de material genético de uma espécie para outra. Esse processo de transferência horizontal de genes ocorre naturalmente entre diferentes microrganismos. Com relação à transferência de material genético entre procariotos, assinale a opção correta.

  • A. A transferência horizontal de material genético em procariotos gera menos ganhos seletivos que os processos de mutação espontânea de DNA, pois células procariotas experimentam altas taxas de mutação durante a divisão celular.
  • B. A transformação é uma forma de aquisição de material genético por intermédio de vírus (bacteriófagos, no caso de bactérias), na qual ocorre a mobilização de plasmídios.
  • C. Na transdução, ocorre a transferência de material genético a partir do meio extracelular para o citoplasma da célula procariótica, por meio de um mecanismo ativo.
  • D. O processo de conjugação é um mecanismo coordenado de transferência de plasmídeo entre duas células bacterianas em contato, por meio de uma estrutura denominada pilus.
  • E. Nos processos de transferência horizontal de material genético em procariotos, ocorre a mobilização apenas de material genético extracromossomal (plasmídios), diferentemente de células eucariotas em que há mobilização de regiões cromossomais.

Muitos métodos de identificação de microrganismos dependem de cultivo. No entanto, acredita-se que a maior parte de microrganismos em diferentes microbiotas não sejam passíveis de ser isolados e cultivados em cultura pura. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. A metagenômica não permite analisar a diversidade microbiana, uma vez que os métodos utilizados nesse tipo de análise dependem do isolamento e do cultivo de cada espécie microbiana presente em uma população microbiana, o que possibilita o fornecimento de material genético suficiente para a análise de sequenciamento gênico.
  • B. Os motivos que fazem a diversidade microbiana ser considerada como de pouco valor pericial incluem a pouca variação de microrganismos entre diferentes hábitats, e o fato de que as variações em abundância e em diversidade ao longo do ano, dentro do mesmo hábitat, são desconsideráveis.
  • C. O método de enriquecimento é comumente empregado para tentar isolar determinado microrganismo de uma comunidade microbiana ou microbiota, mas esse método pode apresentar distorção quando microrganismos de crescimento mais rápido esgotam o meio de cultura ou inibem microrganismos de crescimento lento, o que pode gerar falso resultado entre diversidade e abundância.
  • D. Independentemente dos métodos utilizados para isolar e enriquecer uma cultura microbiana, os resultados finais refletirão a diversidade da amostra e do hábitat natural, pois os meios de cultivo fornecem as condições nutricionais necessárias para o crescimento microbiano.
  • E. Os métodos de análise de diversidade e de abundância microbiana independentes de cultivo não são capazes de identificar as espécies microbianas presentes em uma população microbiana, pois as colorações são inespecíficas.

Os elementos químicos incluindo todos os elementos essenciais para a vida, tendem a circular na biosfera em caminhos característicos que vão do ambiente para o organismo e de volta para o ambiente. Desta forma podemos afirma que:

  • A. Parte do nitrogênio transforma-se em amônio e nitrato, as formas mais rapidamente utilizadas pelas plantas verdes. O nitrogênio esta continuamente penetrando na atmosfera pela ação de bactérias.
  • B. O ciclo do fósforo é mais complexo do que o do nitrogênio, pois ocorre em maior número de formas químicas.
  • C. O enxofre é mais requerido pelo ecossistema do que o nitrogênio e o fósforo, assim são limitantes para o crescimento das plantas e animais.
  • D. O carbono é um elemento químico não muito essencial para a vida em nosso planeta, e são extremamente resistentes as perturbações causadas pelo homem.
  • E. O ciclo do carbono e menos requerido no ecossistema porque não influencia na vida das plantas verdes.

Assinale a opção correspondente à sequência correta de eventos durante a formação inicial e a posterior dispersão de biofilmes microbianos.

  • A. adesão irreversível de células planctônicas; multiplicação celular e produção de polissacarídeo; adesão reversível de células planctônicas; enrijecimento da matriz e amadurecimento do biofilme; dispersão de células a partir do biofilme maduro
  • B. adesão irreversível de células planctônicas; multiplicação celular e produção de polissacarídeo; adesão reversível de células planctônicas; enrijecimento da matriz e amadurecimento do biofilme; dispersão de células a partir do biofilme maduro
  • C. adesão reversível de células planctônicas; enrijecimento da matriz e amadurecimento do biofilme; adesão irreversível de células planctônicas; multiplicação celular e produção de polissacarídeo; dispersão de células a partir do biofilme maduro
  • D. multiplicação celular e produção de polissacarídeo; adesão reversível de células planctônicas; adesão irreversível de células planctônicas; enrijecimento da matriz e amadurecimento do biofilme; dispersão de células a partir do biofilme maduro
  • E. multiplicação celular e produção de polissacarídeo; enrijecimento da matriz e amadurecimento do biofilme; adesão reversível de células planctônicas; adesão irreversível de células planctônicas; dispersão de células a partir do biofilme maduro

A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade. Levando em consideração esta ciência, assinale a(s) alternativa(s) que corresponde as afirmativas verdadeiras.

I. Os sistemas de classificação que se baseiam em relações evolutivas são chamados sistemas naturais, enquanto os que não se baseiam nessas relações são chamados artificiais.

II. Chama-se cladogênese o conjunto de processos que promovem a especiação, isto é, a separação de uma população em duas e a subseqüente formação de novas espécies.

III. Para determinar o grau de parentesco evolutivo entre grupos podem ser usadas características anatômicas, fisiológicas, comportamentais ou moleculares.

IV. A sistemática filogenética busca identificar grupos monofiléticos, isto é, que incluam todos os descendentes de um ancestral com exclusivo.

V. As relações filogenéticas entre grupos podem ser apresentadas com diagramas na forma de árvores, as árvores filogenéticas, um tipo mais comuns de árvore filogenética e o cladograma.

Referente aos itens acima as informações CORRETAS está na alternativa:

  • A. III, IV, V.
  • B. I, II, III.
  • C. I, III, IV.
  • D. II, III IV.
  • E. Todas as afirmativas estão corretas.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta de eventos que ocorrem na interação entre microrganismos patogênicos e hospedeiros.

  • A. exposição ao patógeno; adesão à pele ou à mucosa; invasão de epitélio; doença/dano tecidual; colonização/proliferação e produção de fatores de virulência; dispersão sistêmica/toxicidade local e sistêmica
  • B. doença/dano tecidual; exposição ao patógeno; adesão à pele ou à mucosa; invasão de epitélio; colonização/proliferação e produção de fatores de virulência; dispersão sistêmica/toxicidade local e sistêmica
  • C. doença/dano tecidual; dispersão sistêmica/toxicidade local e sistêmica; exposição ao patógeno; adesão à pele ou à mucosa; invasão de epitélio; colonização/proliferação e produção de fatores de virulência
  • D. exposição ao patógeno; colonização/proliferação e produção de fatores de virulência; adesão à pele ou à mucosa; invasão de epitélio; dispersão sistêmica/toxicidade local e sistêmica; doença/dano tecidual
  • E. exposição ao patógeno; adesão à pele ou à mucosa; invasão de epitélio; colonização/proliferação e produção de fatores de virulência; dispersão sistêmica/toxicidade local e sistêmica; doença/dano tecidual

O Reino Protista reunia inicialmente os seres unicelulares eucarionte, depois passou a abrigar todas as algas, tanto unicelulares quanto pluricelulares, passando a ser chamado de Reino Protoctistas. A respeito desses organismos, está correto afirmar: (Ref. Biologia hoje Sergio Linhares pags. 41 ate 53).

I. Os protozoários são eucariontes unicelulares heterótrofos.

II. A organela de locomoção dos protozoários é apenas do tipo flagelo.

III. As clorofíceas são mais freqüentes em água doce e no mar, embora algumas formas vivam no solo úmido, em troncos, em rochas úmidas, na neve, no gelo e até no interior de outros seres vivos ou associados aos fungos.

IV. As diatomáceas são algas do grupo das crisófitas; têm parede celular rígida devido a celulose.

V. Neste reino predomina a reprodução assexuada por bipartição.

Referente aos itens acima as informações CORRETAS está na alternativa:

  • A. I, III, V.
  • B. I, II, III.
  • C. II, III, IV.
  • D. III, IV, V.
  • E. IV, V.

No que se refere às medidas profiláticas que podem contribuir para a prevenção de doenças provocadas por parasitas, assinale a opção correta.

  • A. Espécies de parasitas do gênero Fasciola são transmitidas pela ingestão de carne de frango, por isso a higienização de granjas é considerada uma medida profilática eficaz no combate a esse parasita.
  • B. Para se prevenir de doenças causadas por tênias — popularmente conhecidas como solitárias —, deve-se andar sempre com os pés calçados.
  • C. A ingestão de carne bem cozida previne a ancilostomose, doença causada pelo parasita Ancylostoma.
  • D. Para se prevenir contra a esquistossomose, deve-se evitar o contato com água que possa estar contaminada com caramujos infectados por esse parasita.
  • E. A pele e a mucosa funcionam como barreiras físicas para impedir a entrada de larvas do parasita Necator americanus no ser humano, por isso andar calçado não constitui uma medida profilática contra esse parasita.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...