Questões de Biologia

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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem eixos temáticos (conteúdos) que poderão ser escolhidos para a composição dos planos de trabalho nas atividades de Ciências Naturais, nos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. A opção que indica um desses eixos é:

  • A.

    Ecologia e Evolução;

  • B.

    Conhecimentos de Biologia;

  • C.

    Tecnologia e Sociedade;

  • D.

    Conhecimentos de Física;

  • E.

    Ciências da Natureza.

As tendências pedagógicas atuais, no ensino de Ciências, apontam critérios que devem nortear a seleção de temas de trabalho e desenvolvimento de atividades, nos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. A opção que indica um desses critérios é:

  • A.

    a idade dos estudantes;

  • B.

    o interesse dos estudantes pelo tema de trabalho;

  • C.

    a localização da escola;

  • D.

    a valorização da vivência dos estudantes;

  • E.

    a possibilidade de o tema de trabalho ser desenvolvido em aulas teóricas e práticas.

No ensino de Ciências, as atividades práticas devem ser cercadas por cuidados especiais e acompanhadas de uma reflexão sobre os riscos reais ou potenciais à integridade física dos estudantes. Devem ser evitados(as):

  • A.

    dramatizações;

  • B.

    atividades de lazer na escola;

  • C.

    experimentos ou demonstrações que envolvam a manipulação de sangue humano;

  • D.

    trabalhos de campo;

  • E.

    visitas a áreas de preservação e conservação.

A atividade fotossintética é um dos fenômenos biológicos que mantém a biodiversidade nos diferentes ecossistemas. Nesse processo, os seres clorofilados realizam:

  • A.

    a síntese de compostos de carbono ricos em energia e a renovação do gás oxigênio atmosférico

  • B.

    a síntese de moléculas de clorofila e a produção de gás carbônico atmosférico

  • C.

    a produção de moléculas de glicose em função da redução do gás oxigênio

  • D.

    a produção de clorofila, que age como catalisador biológico

Cientistas da Universidade do Texas (EUA) anunciaram, recentemente, que um vírus de resfriado, modificado geneticamente para invadir apenas células cancerosas, foi capaz de eliminar tumores cerebrais inoperáveis em camundongos. Para obter tais resultados, o vírus foi enfraquecido, de modo a tornar-se incapaz de infectar células saudáveis, e, então, recebeu uma "chave" genética para penetrar nas células do tumor. Quando testado em camundongos portadores de células tumorais no cérebro, o vírus aparentemente curou 60% deles.

A ação destrutiva específica desse parasita intracelular, voltada, exclusivamente, contra as células tumorais, pode ser explicada pela seguinte afirmativa:

  • A.

    o vírus infecta as células cancerosas, utilizando ácidos nucléicos específicos para perfurar a membrana plasmática e provocar a lise celular

  • B.

    o vírus infecta as células cancerosas, após encaixar-se em receptores específicos do glicocálix celular, e realiza o ciclo lítico

  • C.

    o vírus promove mutações específicas no DNA das células cancerosas, que entram em processo de mitose

  • D.

    o vírus é fagocitado pelas células tumorais depois de ser neutralizado por anticorpos específicos

Uma mulher com dois úteros deu à luz um casal de gêmeos, no dia 7 de maio último, no município de Cariacica, no Espírito Santo. Essa mulher, portadora de um tipo raro de anomalia, chamada útero didelfo, (dividido em dois por um septo ou parede), gestou um bebê em cada um de seus úteros. A análise do DNA do casal de gêmeos apresentaria, como resultado, o seguinte grau de homologia entre as seqüências de bases nitrogenadas:

  • A.

    total, uma vez que se trata de um caso de partenogênese

  • B.

    nulo, uma vez que se trata de um caso de dupla fecundação

  • C.

    total para apenas uma das hélices do DNA, já que se trata de um caso de gêmeos univitelinos

  • D.

    compatível com o esperado entre irmãos, uma vez que se trata de um caso de gêmeos bivitelinos

As células-tronco embrionárias têm atraído a atenção dos médicos, em virtude de sua capacidade de originar vários tipos de células humanas.Uma vez que seja tecnicamente possível a sua diferenciação e reprodução em laboratório, seria viável a regeneração de lesões no útero, cérebro, ossos e pele, utilizando, respectivamente os seguintes tipos celulares:

  • A.

    fibras musculares lisas, hemácias, osteócitos e epiteliais

  • B. fibras musculares lisas, neurônios, osteócitos e epiteliais
  • C.

    fibras musculares estriadas, neurônios, fibroblastos e plaquetas

  • D.

    fibras musculares estriadas, leucócitos, osteoclastos e condrócitos

Pesquisadores americanos confirmaram, através de um experimento com seres virtuais, criaturas feitas de bits, que nascem, se reproduzem e morrem dentro de um computador, um importante princípio em que se baseia a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo. O biólogo Richard Lenski, principal autor do estudo, trocou as bactérias de seu laboratório pelo Avida, um software que simula, por meio de instruções digitais, o desenvolvimento e a evolução da vida. Os avidianos, criaturas parecidas com bactérias eletrônicas, têm um "genoma", representado por um conjunto de regrinhas matemáticas; reproduzem-se assexuadamente, por bipartição (uma geração por segundo); estão sujeitos a erros (mutações) em cada cópia; e competem num ambiente por comida - no caso, quantidades mínimas de eletricidade conhecidas como SIPs. O experimento do grupo de Lenski partiu de uma linhagem ancestral de avidianos com um genoma simplório, de 50 instruções. Durante a competição por SIPs nas sucessivas gerações, essas criaturas acumulavam diversas mutações aleatórias. Algumas dessas mutações matavam-nas, mas outras tornavam-nas capazes de desempenhar um conjunto de instruções lógicas que lhes permitiam ganhar energia extra, dando a elas e a suas"filhas" vantagens sobre as concorrentes. (Folha de São Paulo Online, 10 de maio de 2003 - adaptação)

Reforçado pelos resultados do experimento com os seres virtuais (avidianos), um dos princípios em que se baseia a teoria neodarwinista está expresso na seguinte alternativa:

  • A. todos os seres vivos de nosso planeta descendem de organismos muito simples, como as bactérias, que surgiram há mais de 3 bilhões de anos
  • B.

    quando duas espécies ocupam o mesmo nicho ecológico, a competição entre elas é tão severa, que não podem conviver, sendo uma delas eliminada

  • C.

    os seres vivos adaptam-se ao meio, desenvolvendo algumas características vantajosas ou perdendo outras sem utilidade, quando pressionados por alguma necessidade imposta pelo ambiente

  • D.

    a diversidade de características nos indivíduos de uma população surge, casualmente, por mutações, e constitui a matéria-prima sobre a qual a seleção natural atua

Os resultados obtidos e as condições experimentais utilizadas para controlar possíveis variáveis permitem afirmar que a hipótese dos cientistas foi:

  • A.

    rejeitada, pois, em cada aquário, deveria ter sido colocado um macho e um único tipo de fêmea

  • B.

    confirmada, pois, no aquário foram reproduzidas as condições do ambiente natural da espécie utilizada

  • C.

    confirmada, pois, em cada aquário, foi incluído um grupo de controle constituído pela fêmea pouco colorida

  • D.

    rejeitada, pois, em cada aquário, deveria ter sido incluído um grupo de controle composto por quatro fêmeas pouco coloridas

No artigo publicado na revista científica, os autores referiram-se à espécie estudada pelo nome Gobiusculus flavescens. Este procedimento obedece a uma norma que deve ser empregada em todos os trabalhos científicos, considerando que:

  • A.

    o nome latino da espécie obedece às regras internacionais da nomenclatura biológica

  • B.

    a espécie, tendo sido descoberta pelos pesquisadores suecos, foi batizada em sua língua natal

  • C.

    a adoção de nomenclatura grega foi convencionada para identificar as espécies de seres vivos

  • D.

    a espécie recebeu um nome provisório em latim, o qual será substituído pelo nome científico em inglês

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