Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A transformação genética de plantas efetuada pela bactéria de solo Agrobacterium tumefaciens é uma das técnicas mais utilizadas para a transferência de genes para o genoma vegetal. Além de sua utilização para aintrodução de genes de interesse agronômico, esta técnica também pode ser utilizada como uma estratégia para o isolamento e clonagem de genes vegetais, tais como a clonagem através de:
mapeamento;
seleção diferencial (screening diferencial);
bibliotecas subtrativas;
seleção com anticorpos (imuno-screening);
mutagênese insercional.
biociclo terrestre abrange todas as partes da crosta terrestre não cobertas pela água e constitui 1/4 da área do globo terrestre. Nele encontram-se diferentes sistemas ecológicos, cada um com clima, flora e fauna próprios. Relacione os ecossistemas terrestres e suas respectivas características:
I-A / II-B / III-C / IV-D / V-E
I-B / II-C / III-A / IV-E / V-D
I-C / II-A / III-B / IV-D / V-E
I-B / II-D / III-C / IV-A / V-E
I-D / II-A / III-C / IV-B / V-E
Trabalhando com o isolamento de um gene de trigo, um pesquisador desenvolveu duas estratégias de clonagem, utilizando como sonda um gene homólogo isolado de plantas de arroz. Na primeira delas, ele utilizou como material inicial o DNA extraído de culturas de células em suspensão de trigo, resultando na obtenção do clone A. Numa segunda abordagem, ele utilizou uma preparação de RNA mensageiro das mesmas células, resultando na obtenção do clone B.
Os clones obtidos serão utilizados para a realização de três experimentos:
Experimento 1 – caracterização dos elementos que regulam a expressão tecidual do gene.
Experimento 2 – expressão do gene em bactérias para purificação da proteína codificada pelo gene isolado.
Experimento 3 – isolamento de genes de proteínas que interagem com a proteína codificada pelo gene isolado através do sistema Duplo Híbrido em leveduras.
Os clones que serão utilizados, respectivamente, para cada um dos experimentos são:
clone A, clone B e clone A;
clone B, clone B e clone A;
clone A, clone B e clone B;
clone A, clone A e clone B;
clone B, clone A e clone B.
Todas as células possuem partes ou estruturas que contribuem para o funcionamento da célula no seu todo. Estas estruturas são denominadas de organóides ou organelas celulares. Entre as organelas, as que participam dos processos que fornecem energia para as atividades da célula, funcionando como verdadeiras "centrais energéticas" são as(os):
mitocôndrias
ribossomos
lisossomos
complexo de Golgi
centríolos
A bactéria é um domínio de microrganismos unicelulares, procariontes desprovidos de envoltório nuclear e organelas membranosas, antes também chamados Schizomycetes pertencentes ao Reino Monera. São microrganismos unicelulares, procariotos, podendo viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. Marque a alternativa CORRETA que indica o nome da parede da célula bacteriana que reveste externamente a membrana plasmática, e é constituída de uma substância química exclusiva das bactérias conhecidas como mureína.
Os marcadores moleculares constituem uma importante ferramenta para a análise genômica, tendo apresentado um grande desenvolvimento nos últimos anos. Dentre as mais utilizadas, são consideradas de grande poder de resolução, tendo em vista que são marcadores co-dominantes, as técnicas de:
RAPD e RFLP;
AFLP e SSR;
SSR e AFLP;
RAPD e AFLP;
RFLP e SSR.
O tecido sangüíneo é o próprio sangue, que é formado por uma parte líquida, denominada plasma, e por células sangüíneas encontradas no plasma. Sua principal função é transportar oxigênio e substâncias nutritivas para as células e defender o organismo contra a ação de micróbios. Relacione o tipo de célula sangüínea e sua respectiva função.
I-A / II-B / III-C
I-B / II-C / III-A
I-C / II-A / III-B
I-A / II-C / III-B
I-B / II-A / III-C
Em protocolos de seqüenciamento de DNA a introdução de 7-deaza-citidina é necessária sempre que a seqüência a ser determinada:
for maior do que 400 pares de base;
for rica em nucleotídeos G e C;
apresentar um conteúdo A/T maior que 70%;
estiver muito próxima ao oligonucleotídeo iniciador da síntese;
estiver sendo realizada através do método químico.
Em nosso organismo, os vários processos químicos que transformam os alimentos em nutrientes são controlados por enzimas encontradas nos sucos digestivos: saliva, suco gástrico, suco pancreático e suco intestinal. As ações químicas da digestão ocorrem na boca, no estômago e no intestino. Sobre o processo de digestão química, leia as proposições abaixo:
Apenas a proposição I é correta.
Apenas a proposição II é correta.
Apenas as proposições I e II são corretas.
Apenas as proposições III e IV são corretas.
Todas as proposições são corretas.
São componentes essenciais para uma reação de seqüenciamento através do método de terminação de síntese:
ribonucleotídeos trifosfatados, cloreto de magnésio e formamida;
DNA polimerase, dideoxinucleotídeos trifosfatados e nucleotídeos marcados
formamida, DNA ligase e dideoxinucleotídeos trifosfatados;
cloreto de magnésio, nucleotídeos trifosfatados e ribonucleotídeos marcados
DNA polimerase, ribonucleotídeos trifosfatados marcados e DNA ligase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...