Questões de Biologia

Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No nosso planeta existem mais de dois milhões de seres vivos adaptados aos mais diversos ambientes. Baseado nisso surgiu a necessidade de se desenvolver um sistema de classificação, considerando suas características em comum e relações de parentescos evolutivo. O autor desse sistema de classificação foi:

  • A. Lamarck.
  • B. Lineu.
  • C. Helmont.
  • D. Robert Hoock.
  • E. Robert Wihittaker.

Os esforços para a conservação da biodiversidade de uma área geográfica alvo de ações antrópicas devem ser direcionados para as regiões dessa área que possuam um número

  • A. grande de espécies epidêmicas.
  • B. grande de espécies endêmicas.
  • C. igual de espécies epidêmicas e endêmicas.
  • D. pequeno de espécies epidêmicas.
  • E. pequeno de espécies endêmicas.

Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:

  • A. Ter a preocupação com os aspectos sociais, culturais e ambientais do local a ser visitado e conduzir uma pesquisa sobre esses aspectos antes da visita.
  • B. Não ser influenciado pelos contextos locais e manter o seu objetivo pedagógico para além da realidade local.
  • C. Tentar se manter isento dos conflitos locais, uma vez que a relação entre escola/comunidade/sociedade pode ser muito complexa.
  • D. Levar em conta que a relevância pedagógica do local a ser visitado deve pesar mais na escolha do que a idade, escolaridade e expectativa dos seus alunos.
  • E. Escolher locais que os alunos não poderiam visitar espontaneamente.

Possivelmente, as briófitas são as plantas mais antigas e que marcam a passagem evolutiva dos vegetais do ambiente aquático para o terrestre. Em relação as briófitas, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. As briófitas, juntamente com os líquenes, são os primeiros organismos a iniciar uma sucessão ecológica primária.
  • B. As briófitas são indicadoras de poluição atmosférica, além de serem extremamente importantes na ciclagem do gás carbônico.
  • C. Nas briófitas, as raízes, caules e folhas, devido à presença de vasos condutores, são consideradas estruturas verdadeiras.
  • D. Nenhuma das alternativas.

O sistema de classificação dos seres vivos apresenta uma divisão de categorias taxonômicas que estão classificadas na seguinte ordem hierárquica:

  • A. reino/filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
  • B. espécie, gênero, família, ordem, classe, reino/filo.
  • C. reino/filo, ordem, classe, família, gênero e espécie.
  • D. espécie, família, ordem, gênero, classe, reino/filo.
  • E. família, gênero, ordem, classe, espécie, reino/filo.

Com relação ao planejamento de pareamentos de animais silvestres para o manejo reprodutivo ex-situ visando à conservação da biodiversidade, assinale a opção correta.

  • A. O manejo de espécies em áreas protegidas é realizado mediante isolamento completo das populações que sejam da mesma espécie, para impedir que elas se reproduzam.
  • B. Para aumentar a diversidade genética, deve-se parear indivíduos de biomas diferentes.
  • C. Indivíduos procedentes de regiões geográficas próximas devem ser pareados para se manter o perfil genético dos animais o mais próximo possível do perfil genético da espécie na natureza, evitando-se cruzamentos entre subespécies diferentes.
  • D. Para o manejo reprodutivo, deve-se viabilizar a reprodução ex-situ de toda e qualquer espécie da fauna brasileira.
  • E. O pareamento de animais com perfil genético semelhante deve ser evitado.

Para introduzir na sala de aula um projeto pedagógico que tenha como eixo principal um tema de pesquisa atual na ciência, o professor pode escolher diferentes estratégias, dentre elas:

I. Utilizar materiais audiovisuais, como um vídeo de divulgação cientifica sobre o assunto.

II. Convidar um pesquisador especialista para dar uma palestra sobre o assunto, levantando anteriormente com os alunos questões para serem discutidas com o convidado.

III. Dar como tarefa de casa a leitura na íntegra de um artigo científico publicado em revista internacional sobre o assunto.

IV. Elaborar uma questão “problema” para introduzir o tema, incentivando atividades de pesquisa roteirizada sobre o tema.

Dentre as afirmativas, são adequadas para a realidade escolar brasileira APENAS

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I e IV.
  • E. II e III.

Em um laboratório há a necessidade de manuseio com uma série de elementos químicos ácidos; portanto, deve-se atentar quanto às suas peculiaridades de efeitos de incompatibilidade. O ácido sulfúrico, por exemplo, apresenta incompatibilidade com:

  • A. Ar.
  • B. Água.
  • C. Sódio.
  • D. Peróxido orgânico.

A reprodução das _______________ é feita por esporos formados no interior de esporângios, organizados em estruturas localizadas geralmente na face inferior das folhas, denominadas soros. Assinale a alternativa que preencha CORRETAMENTE a lacuna acima:

  • A. gimnospermas.
  • B. pteridófitas.
  • C. briófitas.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Os ciclos biogeoquímicos, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente para os organismos vivos e destes de volta para o meio. Dentre os ciclos biogeoquímicos, podemos dizer que o mais importante é:

  • A. Ciclo do fósforo.
  • B. Ciclo do nitrogênio.
  • C. Ciclo da água.
  • D. Ciclo do oxigênio.
  • E. Ciclo do carbono.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...