Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a morfofisiologia e com o ambiente em que vivem, os organismos utilizam diferentes estratégias reprodutivas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. A esporulação e o brotamento são exemplos de reprodução sexuada.
Com relação às alterações que a urina pode sofrer através do armazenamento inadequado, é CORRETO afirmar:
A precipitação de material amorfo pode causar aumento da turvação da urina.
O pH falsamente baixo pode ser devido à degradação de uréia por bactérias, produzindo amônia.
A destruição da molécula de glicose pela luz pode gerar resultados falsamente negativos para a glicose.
A sedimentoscopia praticamente não sofre alterações em amostras com mais de quatro horas da coleta.
A bilirrubina não sofre influência da exposição da amostra de urina à luz.
Contemplamos a natureza exuberante de beleza e de prosperidade, e notamos muitas vezes uma superabundância de alimentação; mas não vemos, ou esquecemos que as aves, que cantam empoleiradas descuidadamente num ramo, se nutrem principalmente de insetos ou de grãos, e que, fazendo isto, destroem continuamente seres vivos; esquecemos que as aves carnívoras e os animais de presa estão à espreita para destruir quantidades consideráveis destes alegres cantores, devastando-lhes os ovos ou devorando-lhes os filhotes; não nos lembramos sempre que, se há superabundância de alimentação em certas épocas, o mesmo não ocorre em todas as estações do ano.
Neste trecho de A origem das espécies, Charles Darwin, se referia ao seguinte termo de sua teoria:
Seleção sexual
Variação das espécies
Hereditariedade
Luta pela existência
Uso e desuso
O ciclo hidrológico, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre, é considerado fechado somente em nível global. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A energia calorífica do sol somente é aproveitada devido ao CO2 e à presença do vapor de água, que impedem a perda total de calor emitido pela Terra, originado pela variação das ondas longas recebidas.
A maioria dos fenômenos meteorológicos ocorre na estratosfera, onde está contida a quase totalidade da umidade atmosférica, ao passo que, na troposfera, encontra-se a camada de ozônio, reguladora da radiação solar que atinge a superfície terrestre.
A precipitação sofre evaporação antes de chegar à superfície terrestre, contudo, há casos em que ela pode ser totalmente vaporizada.
Em nível global, o fluxo sobre a superfície terrestre é negativo e nos oceanos é positivo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta dos componentes/subsistemas para aproveitamento de águas pluviais para uso doméstico, não potáveis, em sistemas prediais:
condução, captação, tratamento, armazenamento, utilização.
captação, tratamento, armazenamento, condução, utilização.
captação, armazenamento, condução, tratamento, utilização.
captação, condução, tratamento, armazenamento, utilização.
captação, tratamento, condução, armazenamento, utilização.
De acordo com a morfofisiologia e com o ambiente em que vivem, os organismos utilizam diferentes estratégias reprodutivas. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. Durante a divisão celular, a meiose origina duas células-filhas de material genético diploide.
Biologia - Evolução - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A hipótese mais aceita pelos cientistas sobre os primeiros organismos vivos que aparecem na Terra, afirma que eram organismos aquáticos e anaeróbicos. A explicação que melhor fundamenta essa hipótese é:
a atmosfera primitiva possuía grandes quantidades de oxigênio atmosférico, mas nenhuma camada de ozônio que protege os seres vivos da radiação ultravioleta, o que só permitiu o surgimento de heterotróficos aquáticos;
as cianofíceas fotossintéticas que permitiram o surgimento de grandes quantidades de oxigênio atmosférico e portanto da camada de ozônio que protege os seres vivos da radiação ultravioleta;
a atmosfera primitiva continha quantidades iguais de gás carbônico e oxigênio, mas nenhuma camada de ozônio que protege os seres vivos da radiação ultravioleta, o que só permitiu o surgimento de autotróficos aquáticos;
as cianofíceas quimiossintéticas que permitiram o surgimento de grandes quantidades de oxigênio atmosférico e portanto da camada de ozônio que protege os seres vivos da radiação ultravioleta;
organismos heterotróficos dependem de oxigênio para a produção de energia e este gás só surgiu na atmosfera pela decomposição da camada de ozônio milhões de anos após o surgimento da vida.
Os principais fenômenos meteorológicos de interesse da hidrometeorologia originam-se na baixa atmosfera. A esse respeito, assinale a opção correta.
Processo pseudoadiabático é aquele que apresenta pequena perda de calor diante de uma precipitação. Em situações como essa, pode-se considerar que a ascensão de uma parcela de ar saturado segue um gradiente praticamente igual ao gradiente de vertical de temperatura da adiabática saturada.
O diagrama termodinâmico mais usual é o emagrama, que é um rápido meio de avaliação das mudanças físicas que ocorrem em função das condições de temperatura, pressão e radiação, em que são apresentadas as isoietas de isotermas, isóbaras, adiabáticas úmidas e secas e razões de misturas saturantes.
Os vapores e os gases podem ser liquefeitos por compressão, de forma que o ar seco e o vapor de água nas condições de pressão e temperatura observadas na atmosfera comportam-se como gases perfeitos.
Na temperatura de bulbo úmido, o resfriamento é produzido pela evaporação, que eleva o teor de umidade; já na temperatura do ponto de orvalho o resfriamento do ar ocorre a partir da redução do teor de umidade.
Drenagem é o termo empregado na designação das instalações destinadas a escoar o excesso de água, seja em rodovias, na zona rural ou na malha urbana.
Em relação aos sistemas de drenagem de águas pluviais, assinale a alternativa incorreta.
Os componente principais da macrodrenagem incluem: sarjetões, médios e grandes canais, tanques de contenção, barragens, comportas, dissipadores de energia, estações elevatórias, pátios de dragagem.
Os sistemas de drenagem trazem vários benefícios para a população: melhoria da qualidade de vida, diminuição dos problemas de saúde, maior segurança dos usuários de vias públicas, diminuição dos problemas de trânsito, diminuição de perdas econômicas, devido a inundações.
A microdrenagem inclui a coleta das águas superficiais ou subterrâneas através de pequenas e médias galerias, enquanto a macrodrenagem engloba, além da rede de microdrenagem, galerias de grande porte e os corpos receptores destas águas (rios ou canais).
A microdrenagem inclui a coleta das águas superficiais ou subterrâneas através de pequenas e médias galerias, enquanto a macrodrenagem engloba, além da rede de microdrenagem, galerias de grande porte e os corpos receptores destas águas (rios ou canais).
O aumento da impermeabilização das superfícies em grandes centros urbanos provoca o aumento do escoamento superficial direto, sobrecarregando o sistema de microdrenagem e, muitas vezes, provocando alagamentos e inundações.
Atualmente os projetos de gestão da drenagem urbana levam à aplicação de tecnologias mais sustentáveis.
Sobre medidas não estruturais em drenagem urbana, assinale a alternativa correta.
Pisos permeáveis
Valas de infiltração
Mapeamento de áreas de inundação
Ampliação da seção de canais naturais
Retificação da seção de canais naturais
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...