Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
apresenta genes específicos e exclusivos de células tronco-mesenquimais.
tem sua expressão gênica alterada para gerar células diferenciadas da pele.
é o responsável por sintetizar enzimas, que são lançadas no citoplasma.
incorpora novas informações genéticas oriundas de células mortas da pele.
Para a determinação da qualidade da água para consumo humano, diferentes características devem ser avaliadas, considerando-se os tipos de risco à saúde humana. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A qualidade da água, em saúde pública, deve ser avaliada essencialmente por características organolépticas.
O risco químico está mais frequentemente associado ao surgimento de doenças crônicas, após longos períodos de exposição, afetando sobretudo a população adulta.
O risco radiológico, em razão da dimensão dos seus efeitos adversos, deve ter redução prioritária em relação ao risco químico, independentemente do tipo de comunidade e do histórico do manancial.
Turbidez e dureza são consideradas variáveis de risco físico que geram perigo direto à saúde humana.
Biologia - Anatomia Vegetal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A, B e C correspondem, respectivamente, ao estigma, ao filete e ao ovário.
H e I originam, após a fecundação, um fruto e uma semente, respectivamente.
F e G correspondem a folhas modificadas chamadas, respectivamente, de sépala e de pétala.
D corresponde a antera, que produz pólen, e a estrutura E corresponde ao filete.
A deve receber o grão de pólen, que gera o tubo polínico e conduz o gameta feminino até H.
Biologia - Bioquímica - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Na composição do óleo de coco, predominam os ácidos graxos saturados. Essa característica é pouco comum entre os óleos de origem vegetal e confere ao óleo de coco
elevada resistência à neutralização.
baixa resistência à saponificação.
elevada resistência à oxidação.
baixa resistência à hidrólise.
1 garante a existência de estruturas básicas e necessárias à expressão do genoma transferido.
2 promove a remoção de estruturas responsáveis por processos metabólicos como a respiração celular.
3 utiliza um núcleo celular indiferenciado que apresenta o mesmo número de cromossomos de um ovócito.
5 indica que parte das características hereditárias do novo organismos deve-se à fêmea na qual ele se desenvolve.
A coleta e a análise de amostras de água em ambientes lóticos, como rios, envolvem métodos e técnicas que, se não observados, podem comprometer os resultados da pesquisa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Coletas para determinação de elementos dissolvidos na água devem ser realizadas no mínimo em três profundidades distintas, pois esses elementos geralmente estão distribuídos de forma heterogênea ao longo da coluna dágua.
É possível determinar, por métodos titulométricos clássicos, concentrações iônicas de amostras com condutividades elétricas altas e baixos teores de material orgânico dissolvido.
Condutividade, pH e oxigênio dissolvido devem ser determinados em laboratório, em razão da dificuldade de aferir esses parâmetros durante os procedimentos de campo.
A determinação de nutrientes como nitrato e fosfato em meio líquido somente pode ser feita com auxílio de equipamentos acurados, de alta precisão e sensibilidade, como o espectrômetro de massa.
Biologia - Bioquímica - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A desnaturação, modificação na estrutura nativa da proteína com consequente perda de função, pode ser desencadeada por diversos fatores. Os detergentes são considerados agentes desnaturantes por provocarem o rompimento das
ligações covalentes que estabilizam as proteínas.
pontes dissulfeto que estabilizam as proteínas.
interações hidrofóbicas que estabilizam as proteínas.
ligações de hidrogênio que estabilizam as proteínas.
Ana e Luís podem ter filhos afetados pela doença, o que não ocorre com José e Vera.
A doença que afeta a família I é condicionada por um alelo recessivo e a da família II por um alelo dominante.
O irmão de José, na família I, apresenta genótipo homozigoto; as duas cópias do gene são iguais.
Ana e sua irmã , na família II, apresentam genótipos diferentes.
Uma variável de grande importância para o balanço hídrico de uma bacia é a evapotranspiração, que pode ser considerada como a perda de água por evaporação do solo e transpiração da planta. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Para estimativas diárias de evapotranspiração com base na radiação solar, o saldo de radiação deve ser medido de forma indireta, evitando-se flutuações momentâneas de intensidade.
Em razão do elevado calor específico da água, as medições da temperatura do ar, aliadas a cálculos estatísticos, são satisfatórios para estimar a evapotranspiração potencial em clima de verão úmido.
Os lisímetros, estruturas com reservatório de mais de 1m3 de solo, com bordas pequenas para não prejudicar os fluxos de ar e calor do solo adjacente, são comumente utilizadas para determinar a evapotranspiração.
O balanço hídrico com objetivo de cálculo da evapotranspiração deve ser elaborado para intervalos de tempo curto, não superiores a 24 horas.
De acordo com o princípio da técnica PCR (Polymerase Chain Reaction), pode-se afirmar que:
a abertura da fita de DNA que servirá de molde, por desnaturação térmica tem duração entre 30s e 1min. a temperatura de 92-96 °C.
o pareamento de oligonucleotídeos sintéticos, que funciona como os iniciadores da reação de polimerização, a cada uma das fitas do DNA molde, à região complementar da fita que sofrerá a duplicação, tem duração de 2 dias a temperatura entre 58 e 65 °C.
a polimerização, através de uma enzima polimerase, das novas fitas de DNA a partir de cada um dos iniciadores, utilizando cada um dos quatro dNTP como substrato da reação de polimerização, tem duração entre 4 horas, a 72 °C.
o PCR promove, in vitro, por meio de variação de temperatura, o que o organismo realiza naturalmente, em condições fisiológicas − a duplicação de cadeias de DNA, envolvendo nucleotídeos, enzima polimerases e não é necessária a utilização de primers.
cada ciclo é repetido somente 1 vez e promove a amplificação da região alvo determinada conforme afinidade das sequencias iniciadoras (primers).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...