Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Fisiologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A escola e a família têm um papel fundamental nas orientações sobre a adolescência. Vários hormônios sexuais desempenham um papel importante na preparação para a vida sexual adulta. Estudos estatísticos mostram que a puberdade tem acontecido mais cedo.
Sobre esse assunto, foram feitas algumas afirmações.
I. São caracteres secundários apresentados pelo rapaz na adolescência exclusivamente o crescimento em estatura.
II. Para evitar uma gravidez, aconselha-se utilizar preservativo ou pílulas anticoncepcionais.
III. A não utilização de preservativos durante uma relação sexual demonstra que o casal não está preocupado com a transmissão de doenças sexuais transmissíveis como AIDS, sífilis, gonorreia e outras.
IV. Uma forma indicada para prevenção do DST e da gravidez precoce é o uso de DIU.
A(s) proposição(ões) correta(s) é(são) apenas
IV
III e IV.
I e III.
I e IV.
II e III.
Quais são as formas de transmissão da doença?
Lençóis e copos.
Espirro e pratos.
Tosse e copos.
Fala e lençóis.
A coleta manual de dados de nível dágua em um rio consiste em realizar medições visuais em réguas graduadas em centímetros, arranjadas em forma de escada, perfeitamente niveladas uma com a outra, desde as proximidades do leito até as margens da seção transversal do rio.
Esse sistema de escadas de réguas é conhecido na hidrologia como:
escada fluvial.
pontes de réguas.
referência de nível.
estação fluviométrica.
estação hidrossedimentológica.
Biologia - Botânica - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Um professor de Biologia do Ensino Médio levou para a sala de aula uma planta do grupo das angiospermas, semelhante à figura a seguir. Depois de explicar e mostrar, para os alunos, as principais características do grupo, selecionou quatro alunos e perguntou-lhes, se aquela espécie era monocotiledônea ou eudicotiledônea. A resposta teria que ser acompanhada de uma justificativa baseada em critérios de anatomia externa da planta.
Dentre as opções a seguir, assinale aquela que apresente a resposta e a justificativa corretas.
João: É uma monocotiledônea, porque apresenta raiz fasciculada, folhas com nervuras paralelas, caule do tipo colmo e semente com um cotilédone reduzido.
Maria: É uma eudicotiledônea, porque apresenta raiz fasciculada, folhas com nervuras paralelas, caule do tipo colmo e semente com um cotilédone reduzido.
Pedro: É uma monocotiledônea, porque apresenta raiz axial, folhas com nervuras paralelas, flores com sépalas e pétalas organizadas em base 5 (pentâmeras) e semente com um cotilédone reduzido.
Cláudia: É uma eudicotiledônea, porque apresenta raiz axial, folhas com nervuras reticuladas, caule do tipo colmo e semente com dois cotilédones com ou sem reserva.
Há 15 milhões de anos, viveu um ancestral comum ao chimpanzé, ao homem e ao gorila, mas não ao orangotango.
O grau de semelhança entre o orangotango e o chimpanzé é maior do que entre o gorila e o chimpanzé.
Há 10 milhões de anos, orangotangos e chimpanzés tiveram um ancestral comum e a semelhança entre seus DNA é de apenas 4%.
O chimpanzé e o homem tiveram um ancestral comum há 7 milhões de anos, sendo que a semelhança entre seus DNA é de 98,6%.
Biologia - Fisiologia Animal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A doença de Tay-Sachs é uma enfermidade neurodegenerativa causada pela disfunção na hexosaminidase A, enzima que catalisa uma das etapas da digestão intracelular de um lipídio abundante nas membranas das células nervosas, o gangliosídio. A criança começa a apresentar os primeiros sintomas com alguns meses de idade e quase sempre morre antes dos cinco anos. Os sintomas são retardo mental, incapacidade psicomotora e, em muitos casos, aparece uma mancha vermelha no olho, seguida de cegueira, surdez, incapacidade de engolir, atrofia dos músculos e paralisia.
As organelas relacionadas com a doença Tay-Sachs são oscentríolos.
peroxissomos.
ribossomos.
lisossomos.
retículos endoplasmáticos.
São comuns em portadores de HIV o aparecimento de doenças oportunistas. Estas consistem em infecções que, normalmente, seriam superadas por seu sistema de defesa, o que não acontece em tais condições. Entre as opções abaixo, marque a que contém apenas doenças oportunistas, comuns aos portadores do HIV.
criptococose, toxoplasmose, citomegalovirose.
pneumocistose, leishmaniose, teníase.
tuberculose, clonorquiase, linfoma de hodgkin.
candidíase, sarcoma de ewing, meningite.
tifo, herpes, candidíase.
Assinale a alternativa que não trás uma característica importante para identificação de uma bactéria.
A taxa de crescimento
A produção de hemólise
A morfologia
A mudança dos meios de identificação
O tamanho das colônias
Qualquer dado hidrológico é originado de uma ou mais observações ou medidas realizadas em campo. Essas observações estão sujeitas a erros, que podem ser classificados em: erros grosseiros, erros sistemáticos e erros acidentais. Os erros grosseiros geralmente estão associados a falhas humanas, os erros sistemáticos, aos aparelhos de observação e medição e os erros acidentais estão associados tanto à capacidade humana de observar, como à precisão dos aparelhos de observação.
Com relação aos erros de observação dos dados hidrológicos, assinale a alternativa correta.
A falta de regulagem no relógio de um pluviógrafo gera erros sistemáticos.
Durante a leitura de réguas linimétricas somente poderão ocorrer erros sistemáticos.
O entupimento de um pluviógrafo gera um erro acidental.
A boia de um linígrafo não pode gerar erros de observação.
A evaporação da água no pluviômetro gera um erro grosseiro.
A concentração de gás carbônico no ar atmosférico atualmente oscila entre cerca de 0,03% e 0,04%, nível bem inferior ao que uma planta seria capaz de utilizar na fotossíntese, quando se submete uma planta a concentrações crescentes de gás carbônico no ar em condições ideais de luminosidade e de temperatura. Nesse tipo de experimento, verifca-se que a taxa de fotossíntese aumenta à medida que sobe a concentração de CO atmosférica, até que esta atinja cerca de 10 vezes a concentração atmosférica normal (cerca de 0,3%); a partir daí, o aumento na concentração de CO não leva mais a qualquer aumento na taxa de fotossíntese. Portanto, pode-se concluir que, no ambiente natural em condições ideais de luminosidade e de temperatura, a planta só não realiza a taxa máxima de fotossíntese porque não há gás carbônico suficiente na atmosfera. Diz-se, nessa situação, que o CO está atuando como:
catalisador da fotossíntese.
fator limitante da fotossíntese.
saturador da fotossíntese.
saturador da fotossíntese.
reagente da fotossíntese.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...