Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o tecido conjuntivo humano, relacione as frases abaixo com suas respectivas funções. (1)Tecido Conjuntivo Adiposo, (2)Tecido Conjuntivo Cartilaginoso, (3) Tecido Conjuntivo Ósseo e (4) Tecido Conjuntivo Sanguíneo.
( ) Manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, toxinas (metabólitos),oxigênio e gás carbônico.
( ) Revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez, também serve para não dar atrito entre os ossos.
( ) Armazenamento de gordura é servir como reserva energética do organismo.
( ) Sustentar o corpo, permitir a realização de movimentos, proteger certos órgãos e realizar a produção de elementos celulares do sangue.
A sequência correta então é:
4, 3, 1 e 2
3, 2, 4 e 1
1, 3, 4 e 2
4, 2, 1 e 3
Biologia - Zoologia Invertebrados - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sabe-se que os besouros (Coleópteros) somam quase 40 % das espécies de insetos atualmente conhecidas. Além disso, cerca de 90% das espécies de insetos são holometábolos, dentre as quais os besouros estão inseridos. Os holometábolos caracterizam-se por apresentar
um exoesqueleto quitinoso não expansível, que limita o crescimento corporal aos períodos de mudas ou ecdises.
um metabolismo constante, mesmo quando ocorrem pequenas oscilações na temperatura ambiente.
um desenvolvimento direto sem metamorfose, em que o ovo eclode, originando formas juvenis semelhantes aos adultos.
um desenvolvimento com metamorfose completa, em que o ovo eclode uma larva que passa por vários estágios até à fase adulta.
Biologia - Anatomia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Marque a opção que descreve as características estruturais e funcionais dos tecidos animais.
Os tecidos epiteliais constituem a principal barreira protetora dos organismos animais frente às condições ambientais. Nesses tecidos, são encontrados vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte de nutrientes e gases para suas células.
O tecido nervoso especializado na percepção, processamento e transmissão de estímulos elétricos aos demais tecidos do corpo é constituído, principalmente, por células especializadas na síntese e liberação de fibras protéicas que irão compor sua abundante matriz extracelular.
O tecido muscular é composto por células alongadas especializadas em contração, distensão e secreção. Nos organismos animais, são responsáveis pela formação de estruturas dos sistemas muscular e esquelético.
Os tecidos conjuntivos são amplamente distribuídos no organismo dos animais, desempenhando funções de preenchimento de espaços entre os órgãos, sustentação, defesa e nutrição. São exemplos de tecidos conjuntivos os tecidos ósseo e sanguíneo.
Praticamente, todos os quelicerados atuais são aracnídeos, dos quais existem aproximadamente 70.000 espécies descritas e um milhão estimadas. Este táxon inclui animais bem conhecidos, como as aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. Em relação à Classe Arachnida, analise as alternativas abaixo, escrevendo (V) para verdadeiro e (F) para falso:
I ( ) Os táxons de aracnídeos compartilham um plano quelicerado básico com o corpo dividido em dois tagmas, um cefalotórax anterior e um abdome posterior.
II ( ) O cefalotórax não segmentado está coberto dorsalmente por uma carapaça, que é um esclerito dividido na maioria dos táxons, embora em alguns grupos esteja fundido.
III ( ) Os aracnídeos, com exceção de alguns ácaros e opiliões, são carnívoros. A digestão se inicia externamente, apenas alimento líquido entra pela boca.
IV ( ) Os órgãos das trocas gasosas dos aracnídeos são os pulmões foliáceos ou traqueias, ambos invaginações do exoesqueleto para dentro da hemocele.
V ( ) O coração é um tubo muscular ventral na parte anterior do abdome e geralmente se estende para dentro do cefalotórax.
A sequência correta é:
V F V F F
F V F V V
V F V V F
V F F V V
F F V V F
A finalidade da identificação humana individual, área da medicina legal e da criminalística, é fornecer provas para auxiliar o julgador. Esse tipo de identificação é utilizado em inúmeros casos, como, por exemplo, disputas cíveis de filiação, identificação de criminosos e(ou) vítimas, localização de pessoas desaparecidas e confronto entre vestígios de vários delitos. Sua origem é remota na história, porém suas bases iniciais constam do trabalho pioneiro de Bertillon, em que o autor utilizava características consideradas fixas, desde a idade adulta até a morte, como o sexo, características morfológicas e sinais particulares, como cicatrizes, tatuagens etc.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos à identificação humana individual.
A genitália externa, característica morfológica mais utilizada para atribuir o sexo legal ao indivíduo, define-se no final da oitava semana do desenvolvimento fetal.O conjunto de células semelhantes que executam a mesma função recebem o nome de tecido. No organismo humano, os tecidos podem ser: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Com base nisso assinale a opção incorreta com relação aos tecidos.
Tecido epitelial apresenta como características: ausência de espaço entre as células, ausência de vascularização e grande capacidade de renovação celular.
Tecido conjuntivo possui espaço entre as células, é ricamente vascularizado, possui baixa renovação celular e material intersticial.
Tecido conjuntico Ao contrário dos outros tecidos, este possui renovação celular.
O tecido nervoso apresenta células estreladas com dois tipos de prolongamento.
Dentro do corpo humano o tecido de maior abundancia é o tecido conjuntivo.
Com base no heredograma acima, que segrega uma doença genética autossômica recessiva, e considerando que o indivíduo indicado pela seta é o probando, julgue os itens subsequentes.
O risco de recorrência da doença para a prole dos pais do probando é de 50%.
A finalidade da identificação humana individual, área da medicina legal e da criminalística, é fornecer provas para auxiliar o julgador. Esse tipo de identificação é utilizado em inúmeros casos, como, por exemplo, disputas cíveis de filiação, identificação de criminosos e(ou) vítimas, localização de pessoas desaparecidas e confronto entre vestígios de vários delitos. Sua origem é remota na história, porém suas bases iniciais constam do trabalho pioneiro de Bertillon, em que o autor utilizava características consideradas fixas, desde a idade adulta até a morte, como o sexo, características morfológicas e sinais particulares, como cicatrizes, tatuagens etc.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos à identificação humana individual.
Na espécie humana, o sexo heterogamético é o masculino, ou seja, o homem produz dois tipos de espermatozoides que irão determinar o sexo cromossômico do indivíduo.Utilize a lista de termos identificados por letra maiúscula:
A. Artéria orta.
B. Arteria pulmonar.
C. Atrio dierito.
D. Atrio esquerdo.
E. Veia cava.
F. Veia pulmonar.
G. Ventriculo esquerdo.
H. Ventriculo dierito.
Na chamada grande circulação, o sangue circula no trajeto:
G, B, F, D.
H, A, E, C.
H, B, E, C.
H, F, A, D.
D, F, A, E.
Sobre o processo de divisão celular meiótica, é correto afirmar:
Na metáfase II se observam os bivalentes na placa equatorial de divisão celular.
A Meiose II é uma fase muito extensa, constituída por 5 subfases: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.
Dependendo do grupo de organismos, a meiose pode ocorrer em diferentes momentos do ciclo de vida: na formação de gametas, na produção de esporos e logo após a formação do zigoto.
No diplóteno tem-se a aproximação dos cromossomos homólogos, sendo esses denominados de sinapse dos cromossomos homólogos, que se ligam formando estruturas denominadas bivalentes ou tétrades.
A diacinese é o momento em que ocorre o crosing-over, isto é, a troca de segmentos (permutação de genes) entre cromossomos homólogos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...