Questões de Biologia

Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O cloro é o principal ânion extracelular e, via de regra, não é regulado ativamente. Alterações em suas concent rações ref letem al terações nas concentrações de sódio e, quando essas alterações são independentes do sódio, em geral, isso se deve a uma alteração acidobase. Portanto, em conjunto com sódio, potássio e CO , seu doseamento é indicado para avaliar o equilíbrio eletrolítico, acidobase e hídrico. Neste contexto, as concentrações de cloro podem apresentar-se aumentadas ou dimunídas em determinadas situações. Assinale a alternativa que representa um caso em que a concentração de cloro está diminuída.

  • A.

    acidose respiratória crônica.

  • B.

    acidose metabólica associada à diarreia prolongada, com perda de bicarbonato de sódio (NaHCO3 ).

  • C.

  • D.

    alcalose respiratória.

  • E.

    retenção de sódio e água.

A coloração mais frequentemente usada para corar bactérias é a coloração de Gram, a qual cora diferentemente a bactéria conforme a composição de sua parede celular. Sobre esta coloração, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O procedimento de coloração consiste em aplicar em sequência um corante primário (cristal de violeta), descorante (álcool ou álcool-acetona) e solução de iodo (lugol).

  • B.

    A solução de iodo (lugol) funciona como mordente, permitindo que o corante fique aderido ao objeto a ser corado.

  • C.

    A etapa de descoloração é bastante importante, pois um tempo excessivo nesta etapa pode, eventualmente, remover a coloração primária até mesmo dos organismos Gram-positivos, causando a sua identificação incorreta.

  • D.

    As reações de coloração de Gram são baseadas nas diferenças químicas da estrutura da parede celular bacteriana, sendo a parede das células Gram-negativas quimicamente mais complexas do que as paredes das células Gram-positivas.

  • E.

    Como formas de garantir a qualidade da coloração, os reativos de Gram não deverão ser usados após o limite da data de validade, e as lâminas de controle devem ser usadas para verificar os reativos de coloração e a técnica do profissional.

Sobre a microbiologia, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os vírus são considerados acelulares e, por isso não são estudados na microbiologia.

  • B.

    Bactérias podem ser usadas para reduplicar DNA na forma de um plasmídeo. Esse DNA é frequentemente modificado quimicamente in vitro e então inserido em outros organismos.

  • C.

    Um gene repórter é usado para levar a informação genética de bactérias do tipo Archaea para Eubactérias.

  • D.

    Bactérias podem ser usadas para a produção de grandes quantidades de organelas celulares, que podem ser inseridas em células danificadas.

  • E.

    O sistema de hibridação em levedura combina genes de levedura diferentes e os insere em bactérias anaeróbicas, para estudar interações proteicas em um ambiente celular.

Nos músculos estriados esqueléticos, podem-se encontrar dois tipos principais de fibras musculares: as de contração rápida e as de contração lenta. Comparando esses dois tipos de fibras, pode-se afirmar que são características das fibras de contração rápida a:

  • A.

    menor resistência à fadiga.

  • B.

    maior resistência para atividades físicas prolongadas.

  • C.

    presença de grande quantidade de mioglobina.

  • D.

    realização da respiração aeróbica por mais tempo.

  • E.

    maior reserva de glicogênio e gordura.

Os métodos utilizados para identificação bacteriana incluem a morfologia microscópica, a aparência da colônia e o crescimento em meios especiais, dentre outros. Em relação aos meios comumente utilizados para isolamento e identificação de bactérias, estabeleça a relação entre as colunas e assinale a alternativa correta:

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    4 – 2 – 1 – 3 – 5.

  • B.

    5– 1 – 3 – 2 – 4.

  • C.

    4 – 1 – 5 – 3 – 2.

  • D.

    4 – 3 – 5 – 1 – 2.

  • E.

    1 – 5 – 4 – 2 – 3.

Com relação a Elementos Figurado do Sangue, analise as seguintes afirmações:

(1) Hemácias são ricas em hemoglobina e por esta razão responsáveis pelo transporte do oxigênio no sangue.

(3) Eritropoiese é o nome dado ao processo de produção de plaquetas.

(9) Leucócitos são capazes de atravessar a parede dos capilares para atingir uma região infectada do organismo, participando assim da defesa fagocitária e imunitária.

 (14) As plaquetas são elementos figurados que participam do processo de coagulação sanguínea, auxiliando deste modo de forma indireta na defesa do organismo.

 (16) O condrócito é um importante elemento figurado do sangue de mamíferos, que atua no processo de formação inicial dos demais tipos celulares.

ssinale a alternativa que apresenta o valor da somatória das afirmativas INCORRETAS:

  • A.

    43

  • B.

    40

  • C.

    27

  • D.

    18

  • E.

    19

Para ter uma boa saúde, é necessária uma alimentação balanceada, contendo nutrientes energéticos, construtores e reguladores.Aalternativa que apresenta a relação correta entre o nutriente e sua principal função para o nosso organismo é:

  • A.

    Proteínas são reguladores, pois controlam os processos metabólicos.

  • B.

    Carboidratos são construtores, pois fabricam massa muscular e pele.

  • C.

    Vitaminas são nutrientes energéticos usados para diversas atividades do corpo.

  • D.

    Sais minerais são reguladores, pois controlam o funcionamento do organismo.

  • E.

    Lipídios são reguladores, pois fornecem energia necessária ao funcionamento do organismo.

No que concerne aos processos de divisão celular e de síntese proteica e às biomoléculas a eles associadas, julgue os itens subsequentes.

O processo de divisão celular possui quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase, sendo a metáfase a única fase em que se podem identificar os cromossomos duplicados no núcleo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Bulimia Nervosa é um Transtorno Alimentar que se caracteriza pela ingestão de grandes quantidades de alimentos (episódios de comer compulsivo ou episódios bulímicos), seguidos por métodos compensatórios, tais como vômitos autoinduzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar. Além da bulimia, existem outros distúrbios alimentares, como:

  • A.

    raquitismo e diabetes.

  • B.

    diabetes e obesidade.

  • C.

    diabetes e obesidade.

  • D.

    obesidade e raquitismo.

  • E.

    anorexia e obesidade.

No embrião vegetal maduro, suas reservas nutricionais (endosperma) e seu revestimento (tegumento) constituem a semente. Pode existir, em algumas espécies, uma cicatriz no exterior da semente, que é resultado da degeneração do funículo. Esta cicatriz se denomina

  • A.

    hilo.

  • B.

    hipocótilo.

  • C.

    coleóptilo.

  • D.

    coleorriza.

  • E.

    felema.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...