Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao diabetes mellitus, julgue os itens a seguir:
I - A microalbuminúria pode ocorrer em diabéticos e é um termo que designa a excreção aumentada de albumina urinária não detectável pelas tiras reativas empregadas rotineiramente. É excretada em pequenas quantidades por diabéticos com nefropatia com redução da filtração glomerular. Sua determinação permite a detecção de complicações renais, permitindo o retardamento da evolução pela estabilização dos níveis de glicemia.
II - O diabetes mellitus tipo 2 e a intolerância à glicose são comumente associados à hipercolesterolemia.
III - Fatores como postura, náusea e ansiedade não interferem no teste oral de tolerância à glicose.
IV - Quando ocorre redução na utilização de carboidratos, como no diabetes mellitus, acontece um aumento na produção de corpos cetônicos, levando a um acúmulo dos mesmos no sangue que excedem a capacidade dos tecidos periféricos em metabolizá-los. Teores anormalmente elevados de corpos cetônicos no sangue (cetonemia) ultrapassam o limiar renal provocando o aparecimento de cetonúria.
V - Diabetes mellitus gestacional é a intolerância aos carboidratos de intensidade variada, diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez e persistindo após o parto.
Os itens que estão CORRETOS correspondem a alternativa:
I, II e III.
I, II e IV.
IV e V.
I e IV.
II, III e V.
A fenilcetonúria é caracterizada por uma doença genética recessiva hereditária. O organismo portador, por causa da homozigose do alelo alterado para esse gene, expressa má-formação ou mesmo ausência da enzima fenilalanina hidroxilase, que cataliza a conversão do aminoácido fenilalanina em tirosina, a partir do acréscimo de grupamento hidroxila (OH). Essa deficiência provoca distúrbios na síntese de proteínas, causada pela carência de tirosina e acúmulo de fenilalanina no organismo. Entre as implicações da concentração de fenilalanina, estão relacionados fatores de toxicidade devido à transformação deste aminoácido em: ácido fenil-pirúvico e ácido fenil-lático, substâncias tóxicas que provocam lesões nas células do sistema nervoso central, causando atraso no desenvolvimento psicomotor ( locomoção e comunicação) , hiperatividade e convulsões. O fenômeno que melhor explica as causas dessa doença é:
ligação gênica.
penetrância completa.
herança quantitativa.
pleiotropia.
polialelia.
Dez gramas de Ácido Ascórbico (Vitamina C ou C6H8O6) são dissolvidos em água suficiente para preparar 125 ml de solução. Sabendo que o peso molecular do Ácido Ascórbico equivale a 176 gramas, calcule a molaridade correspondente à concentração da solução preparada e marque a alternativa CORRETA:
0,454 M.
0,568 M.
0,056 M.
0,176 M.
Apesar de os fungos serem muito diversos em sua morfologia e ciclo de vida, muitas espécies são amplamente utilizadas pelo homem em diversas ações cotidianas, como, por exemplo, na produção de medicamentos como a penicilina e na produção de pães, queijos e álcool combustível, além de serem usadas como agentes de controle biológico de pragas. No que se refere à morfologia e à estrutura dos fungos, julgue os itens subsecutivos.
Em alguns fungos, a reprodução assexuada ocorre por meio de esporos vegetativos (conídios) ou por meio da fragmentação de hifas vegetativas. Esse tipo de reprodução mantém populações clonais adaptadas a um nicho ecológico específico e permite dispersão e colonização mais rápidas do que aquelas realizadas por meio de reprodução sexuada.
Uma mulher foi ao laboratório com uma requisição para realizar uma urocultura. O técnico do laboratório orientou a paciente quanto à forma de coleta da urina. Com relação à coleta da urina para realizar o exame solicitado, marque a alternativa CORRETA:
Colher cerca de 30 ml de urina em um frasco limpo, conservar em geladeira se necessário e, no máximo no dia seguinte, levar ao laboratório.
Higienizar a região genital com água e sabão utilizando gaze estéril, no sentido de trás para frente e coletar o primeiro jato da urina, pela manhã.
Colher a amostra de urina durante 24 horas em frasco estéril, mantendo-o sob refrigeração e no dia seguinte levar ao laboratório.
Higienizar a região genital, desprezar o primeiro jato e colher o jato médio em frasco estéril.
Qual destas atribuições NÃO cabe ao profissional Técnico em Laboratório:
Analisar e interpretar informações obtidas de medições, determinações e identificações, definindo procedimentos técnicos a serem adotados, sob supervisão.
Interpretar resultados dos exames, ensaios e testes, sem orientação, encaminhando-os para a elaboração de laudos, e quando necessário prescrever medicamentos.
Dar assistência técnica aos usuários do laboratório.
Realizar experiências e testes em laboratório, executando o controle de qualidade e caracterização do material.
Controlar e supervisionar a utilização de materiais, instrumentos e equipamentos do laboratório.
Sobre os neutrófilos, julgue os itens a seguir em V ou F:
I. Possui citoplasma basófilo com muitos grânulos finos.
II. Seu núcleo possui cromatina em grumos, sendo dividido em dois a cinco lóbulos distintos, ligados por estreitos filamentos de heterocromatina densa
III. O neutrófilo maduro desprovido de lóbulos nucleares é denominado neutrófilo bastonado.
É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):
I e II;
I e III;
II e III;
I, II e III.
Biologia - Ecologia de populações - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A produtividade (em toneladas por hectare) agrícola é muitas vezes superior à produtividade em pecuária, em uma mesma área. O fenômeno ecológico subjacente a essa diferença é:
fluxo de energia nas cadeias e teias alimentares;
taxa de respiração diurna dos produtores;
decomposição de biomassa por fungos e bactérias;
parasitismo entre consumidores;
mutualismo entre produtores.
Sobre os hormônios tireoidianos, é correto afirmar:
T3 e T4 são secretados na mesma proporção pela tireóide.
T4 é o principal hormônio biologicamente ativo.
T3 origina-se em grande parte da conversão do T4 pela ação da enzima 5α - redutase nos tecidos periféricos.
T3 age em receptores intranucleares.
Apenas 10% do T3 circula na forma total e cerca de 90% do T3 circula na forma livre.
São direitos do profissional Farmacêutico, EXCETO:
Exercer a profissão sem ser discriminado por questões de religião, raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza.
Não interagir com o profissional prescritor, pois isso garante a segurança e a eficácia da terapêutica farmacológica, com fundamento no uso racional.
Exigir dos demais profissionais de saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição.
Recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada onde inexistam condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação junto às autoridades sanitárias e profissionais, contra a instituição.
Recusar-se a exercer a profissão ou suspender a sua atividade, individual ou coletivamente, em instituição pública ou privada onde inexistam remuneração ou condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, ressalvadas as situações de urgência ou de emergência, devendo comunicá-las imediatamente ao Conselho Regional de Farmácia e às autoridades sanitárias e profissionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...