Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A cultura de escarro de um paciente com fibrose cística apresentou desenvolvimento de colônias de bacilos Gramnegativos, oxidase positiva. Em relação ao agente etiológico, é CORRETO afirmar:
A bactéria isolada é membro da família Enterococaceae.
A bactéria isolada é um membro da família Enterobacteriaceae.
O provável agente etiológico é Escherichia coli.
O provável agente etiológico é Pseudomonas aeruginosa.
O provável agente etiológico é Neisseria gonorrhoeae.
A poluição de um corpo de água pode ter origem pontual (P) ou dispersa (D), dependendo do tipo de fonte. Abaixo seguem diversos tipos de fonte poluidora que entram em uma represa.
I. Efluente industrial.
II. Aplicação de fertilizante em cultivo marginal.
III. Carvão particulado proveniente de queimadas.
IV. Lançamento de esgoto clandestino.
V. Aplicação de agrotóxico em cultivo marginal.
VI. Rompimento de oleoduto.
As fontes I, II, III, IV, V e VI são, respectivamente, de origem
P, P, D, P, D e P.
D, D, P, P, D e D.
P, P, D, D, P e P.
D, P, P, D, P e D.
P, D, D, P, D e P.
A Caatinga ocupa uma região de clima semi-árido e de solo raso e pedregoso, caracterizada pelo aspecto agressivo de sua vegetação e pela pobreza em recursos genéticos, o que se traduz, por exemplo, na baixa diversidade da sua fauna.
O Cerrado tem sofrido atualmente com a expansão da agricultura e da pecuária. Além disso, há problemas decorrentes do número reduzido de áreas de conservação e das dificuldades de fiscalização para evitar a caça ilegal.
A Caatinga é um dos biomas que mais sofreu com a ocupação humana, tendo sido bastante reduzida pela expansão da atividade mineradora e pelo uso intensivo dos solos, que causaram poluição e assoreamento de rios, além do empobrecimento do solo.
A Mata Atlântica, apesar de estar reduzida a apenas 7% de sua cobertura original, é um bioma que está bastante protegido e livre de riscos, graças à conscientização e mobilização da população, decorrentes de campanhas nas mídias.
Os físicos definem energia como a capacidade de realizar trabalho, que ocorre quando uma força age sobre um objeto pela distância. Em Bioquímica, a energia representa a capacidade de mudança. Todos os seres vivos necessitam obter energia do ambiente nenhuma célula produz energia. Na realidade, segundo uma das leis fundamentais da Física, ela não é criada nem destruída. Entretanto, a energia pode ser transformada de um tipo em outro. As mitocôndrias são organelas eucarióticas que atuam nesse processo de transformação de energia, através da respiração celular. Analise, então, as afirmativas a seguir sobre a respiração celular e marque a alternativa correta.
Na fase anaeróbica, ocorre a oxidação total da glicose. Uma molécula de glicose assimilada por uma célula entra na rota glicolítica, consistindo-se de 8 reações, que convertem a molécula de glicose em duas moléculas de ácidos pirúvicos.
A oxidação do piruvato a acetato é o elo entre glicólise e respiração celular. Essa reação é catalisada por um enorme complexo enzimático que está vinculado à membrana mitocondrial interna, produzindo o grupo acetil e liberando CO2. Parte da energia dessa reação é preservada pela redução do NAD+ para NADH + H+.
O acetil é o ponto de partida para o ciclo do ácido tricarboxílico. Essa rota, que consiste em dez reações, oxida parcialmente o acetil a duas moléculas de CO2 e ocorre na matriz mitocondrial.
Do funcionamento da cadeia respiratória resulta o transporte passivo de prótons (H+ ) a favor do seu gradiente de concentração, através da membrana interna da mitocôndria, da matriz para o espaço intermembrana. Esses H+ podem difundir-se através da membrana, passando por um canal proteico específico, denominado ATP quinase, que conecta o movimento de prótons à síntese de ATP.
No início do ciclo do ácido tricarboxílico, o piruvato, que tem três átomos de carbono, reage com um ácido de três carbonos, oxaloacetato, formando o composto citrato.
Analise afirmativas abaixo, sobre primeiros socorros:
1. Deve-se recorrer ao Corpo de Bombeiros e a operários especializados, a fim de libertar o paciente que ficar preso às ferragens, escombros de um desabamento ou desacordado pela fumaça de um incêndio.
2. A remoção imediata de qualquer vítima é sempre necessária, e deve ser a mais rápida possível, mesmo que por pessoas leigas.
3. Enquanto se espera o socorro, deve-se estancar a hemorragia, se houver, e deve-se manter a posição do acidentado em decúbito ventral, com o corpo estendido horizontalmente, ou sentado, evitando o desmaio e o choque, fato que nem sempre do conhecimento do leigo.
4. No caso de queimaduras generalizadas, o socorro urgente consistirá em proteger a superfície queimada com gaze ou um pano limpo, cuidando logo de colocar o paciente em repouso absoluto, fazê-lo ingerir bebidas geladas e tranquilizá-lo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 1.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Assinale a alternativa correta com relação aos critérios diagnósticos de adenocarcinoma in situ.
Não há células de aparência colunar.
Presença de blocos celulares sem sobreposição nuclear e padrão em favo de mel.
Nucléolos são sempre grandes e evidentes.
Os blocos celulares têm arranjo nuclear em paliçada.
Células isoladas são frequentes.
No Brasil existem várias Áreas de Preservação Permanente, conhecidas como APP. Marque a alternativa considerada uma APP:
Mata Ciliar no Rio São Francisco.
Praça arborizada de uma cidade.
Jardim florido de um parque.
Plantação de eucalipto.
Segundo a Resolução CONAMA 357, de 17/03/2005, as águas doces destinadas ao abastecimento humano pertencem às classes "Especial", "1", "2" e "3", que apresentam métodos de tratamento diferenciado:
I. Tratamento convencional ou avançado.
II. Desinfecção.
III. Tratamento convencional.
IV. Tratamento simplificado.
Em relação às classes de qualidade "Especial", "1", "2" e "3", os tratamentos, exigidos para o abastecimento humano são, respectivamente,
II, III, IV e I.
II, IV, III e I.
III, II, I e IV.
IV, II, III e I.
IV, III, II e I.
Biologia - Bioquímica - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
USE O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 50 A 52:
No organismo humano, a maioria dos tipos celulares tem mitocôndrias. No entanto, há exceções. As hemácias e células do cristalino, por exemplo, são formadas a partir de precursores que têm mitocôndrias, mas as perdem durante o processo de diferenciação celular.Na produção de ATP em células sem mitocôndrias, as moléculas consumidas e produzidas são:
Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo, com relação ao termos empregados em biossegurança:
Coluna 1
1. Doença pandêmica
2. Dose infecciosa
3. Fômite
4. Degermação
5. Doença epizoótica
Coluna 2
( ) É o número de microrganismos capazes de causar uma infecção.
( ) Ocorre numa população de um país, povo ou habitantes de todo o mundo.
( ) Ocorre ao mesmo tempo em vários animais de uma mesma área geográfica.
( ) Redução ou remoção parcial dos microrganismos da pele ou outros tecidos por métodos quimiomecânicos.
( ) Qualquer objeto inanimado ou substância capaz de absorver, reter e transportar organismos contagiantes ou infecciosos de um indivíduo a outro.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 2 4 3 5
2 1 5 3 4
2 1 5 4 3
5 1 3 3 2
5 1 4 3 2
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...