Questões de Biologia

Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema de classificação dos seres vivos considera as semelhanças morfológicas e genéticas entre os indivíduos para promover uma organização hierárquica. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Os vegetais são seres vivos eucarióticos e de parede celular constituída principalmente de celulose.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existe uma frase popular usada em certas regiões, relativa a lagos e açudes: “Se nadou e depois coçou, é porque pegou”. Esta frase refere-se à infecção por:

  • A.

    Plasmodium vivax.

  • B.

    Trypanosoma cruzi.

  • C.

    Schistosoma mansoni.

  • D.

    Taenia solium.

Em uma análise de titulação de NaOH a 0,2N, foram gastos 25mL para neutralizar uma solução de ácido ascórbico (C6H8O6), com 95 % em massa e densidade igual a 1,85g/mL, para análise de vitamina C. Nesse sentido, o volume de ácido ascórbico neutralizado é

  • A.

    1,75 mL

  • B.

    2,00 mL

  • C.

    2,06 mL

  • D.

    2,85 mL

  • A.

    apresenta genes específicos e exclusivos de células tronco-mesenquimais.

  • B.

    tem sua expressão gênica alterada para gerar células diferenciadas da pele.

  • C.

    é o responsável por sintetizar enzimas, que são lançadas no citoplasma.

  • D.

    incorpora novas informações genéticas oriundas de células mortas da pele.

Ao que se refere à determinação da atividade enzimática, coloque V para as afirmativas que forem VERDADEIRAS e F para as que forem FALSAS. A seguir, marque a alternativa que corresponda a sequência CORRETA:

( ) As velocidades das reações catalisadas por enzimas são extremamente sensíveis às alterações de temperatura. Para assegurar a exatidão, a temperatura da mistura de reação não deve desviar-se em +/- 0,1oC da temperatura atribuída.

( ) As enzimas possuem um pH ótimo para a atividade máxima. Entretanto, a seleção do pH nem sempre é crítica, pois algumas enzimas possuem um máximo de pH muito amplo, de modo que pequenas alterações no pH não mudam a atividade de forma expressiva.

( ) O plasma heparinizado geralmente é considerado uma amostra equivalente ao soro para a maioria dos analitos de rotina, o que pode ser o caso para as enzimas, especialmente, na determinação da atividade da Amilase e ALT.

( ) O ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) jamais deve ser utilizado nas amostras para análise enzimática, exceto no caso da quantificação da Renina.

  • A.

    F, F, V, F.

  • B.

    F, V, F, F.

  • C.

    V, V, F, V.

  • D.

    V, V, V, F.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, e possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. Sobre a febre amarela, é correto afirmar:

  • A.

    É uma doença de caráter sazonal, ocorrendo com maior frequência entre os meses de junho e agosto, quando fatores ambientais propiciam o aumento da densidade vetorial.

  • B.

    Seu agente etiológico é um arbovírus, ADN, pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

  • C.

    No Brasil, seu principal vetor é a fêmea do mosquito Haemagogus janthinnomys infectada.

  • D.

    Os primatas não humanos são os principais hospedeiros da febre amarela urbana.

  • E.

    No Brasil, atualmente, o maior número de casos humanos registrados são referentes ao ciclo urbano da doença.

Este parasita apresenta ciclo biológico que é favorecido através da poluição do solo com fezes de pessoas que albergam o mesmo e leva à disseminação, quase diária, de dezenas ou centenas de milhares de ovos do parasito, que acabarão por ser ingeridos pelo gado, juntamente com o pasto. No organismo dos bovinos dão-se a eclosão e a liberação das oncosferas que, nos tecidos dos animais suscetíveis, transformamse em cisticercos. Estes permanecem vivos na carne do gado não-inspecionado e irão infectar as pessoas que consumirem essa carne crua ou mal cozida. O parasita em questão é:

  • A.

    Taenia solium.

  • B.

    Taenia saginata.

  • C.

    Schistosoma mansoni.

  • D.

    Schistosoma haematobium.

  • E.

    Strongyloides stercoralis.

Sobre hemoculturas, julgue os itens a seguir em V ou F:

I. Possuem a capacidade de indicar a gravidade e a extensão da disseminação de uma infecção.

II. Para uma realização adequada da hemocultura é necessário procedimentos bem selecionados e a prevenção da contaminação.

III. Descartar a possibilidade de contaminação com a flora microbiana da pele e os cuidados de anti-sepsia são os principais critérios a ser considerado na interpretação.

É(são) VERDADEIRO(s) o(s) item(ns):

  • A.

    I;

  • B.

    I e II;

  • C.

    I e III;

  • D.

    II e III;

  • E.

    I, II e III.

Na classificação hierárquica dos seres vivos, o mico-leãopreto recebe as seguintes denominações:

I. Leontopithecus chrysopygus.

II. Callitrichinae.

III. Cebidae.

IV. Mammalia.

V. Chordata.

Estas denominações referem-se, respectivamente às categorias de

  • A.

    espécie, família, sub-família, classe e ordem.

  • B.

    gênero, família, classe, ordem e filo.

  • C.

    espécie, sub-família, família, filo e classe.

  • D.

    espécie, gênero, sub-família, família e classe.

  • E.

    espécie, sub-família, família, classe e filo.

  • A.

    1 garante a existência de estruturas básicas e necessárias à expressão do genoma transferido.

  • B.

    2 promove a remoção de estruturas responsáveis por processos metabólicos como a respiração celular.

  • C.

    3 utiliza um núcleo celular indiferenciado que apresenta o mesmo número de cromossomos de um ovócito.

  • D.

    5 indica que parte das características hereditárias do novo organismos deve-se à fêmea na qual ele se desenvolve.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...