Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biologia - Recursos Hídricos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A produtividade primária nos ecossistemas marinhos nas áreas de ressurgência é quatro vezes maior do que nas áreas de oceano aberto e 1,3 vezes maior do que nas áreas da plataforma continental. A melhor explicação para esses padrões diferentes de produtividade primária nas áreas de ressurgência reside no fato de que as águas profundas:
mais frias, mais densas e que contêm muitos nutrientes, chegam à área onde se realiza a fotossíntese em grande quantidade;
mais frias, mais densas e que contêm poucos nutrientes, chegam na área onde se realiza a fotossíntese;
mais frias, mais densas e que contêm muitos nutrientes, não chegam na área onde se realiza a fotossíntese aumentando a produtividade das águas profundas;
mais quentes, menos densas e que contêm muitos nutrientes, chegam à área onde se realiza a fotossíntese;
mais frias e mais densas, contêm poucos nutrientes e estes não chegam à área onde se realiza a fotossíntese.
A diversidade dos mamíferos na Era Cenozoica pode ser melhor compreendida no contexto das alterações de padrões da biogeografia. A distribuição de alguns grupos de mamíferos reflete a vicariância, como a dos motrotremados na Austrália. Outros padrões de distribuição refletem a dispersão, tais como ocorreu na Grande Troca Interamericana, quando diversos mamíferos percorreram as Américas após o estabelecimento de uma ponte de terra no Panamá, entre as Américas do Sul e do Norte no Plioceno. Sobre a biogeografia de mamíferos da Era Cenozoica, é correto afirmar que:
A presença de marsupiais na Austrália aparentemente representa a vicariância, desde a América do Sul, por meio da Antártica, no início da Era Cenozoica.
Parte da diferença quanto à distribuição dos mamíferos atuais resulta da biogeografia de dispersão, ou seja, os animais são carregados, passivamente, sobre as massas de terra em movimento.
Outros padrões de distribuição dos mamíferos podem ser explicados pela vicariância, a qual reflete os movimentos dos próprios animais, geralmente por meio de movimento de populações.
A radiação dos mamíferos ocorreu durante o fracionamento das massas continentais, quando estoques distintos foram isolados em continentes diferentes.
A dispersão pode produzir radiações, mas não ocasiona extinções.
As camadas anatômicas da parede abdominal anterior são:
pele, aponeurose e músculo apenas.
pele, aponeurose e peritônio apenas.
pele, fáscia muscular e peritônio apenas.
pele, fáscia muscular, aponeurose, músculo e peritônio.
pele, tecido celular subcutâneo, aponeurose, músculo e peritônio.
Os anticoncepcionais orais funcionam impedindo a ação de dois hormônios e, consequentemente, inibindo o amadurecimento dos ovócitos. Os hormônios afetados pelos anticoncepcionais são
T3 e T4.
LH e T4.
LH e FSH.
Ocitocina.
Qual das opções não é recomendado o uso da heparina:
Gasometria
Hematologia.
Teste de coagulação.
Imunologia.
Biologia - Recursos Hídricos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Em ecossistemas aquáticos, o fitoplâncton, formado por espécies autotróficas, serve de alimento para o zooplâncton, formado por espécies heterotróficas. A biomassa do fitoplâncton medida em uma determinada área em um dado momento pode ser menor do que a biomassa de zooplâncton medida nessa mesma área. Em relação ao tema, é correto afimar que:
a migração vertical do fitoplâncton das águas profundas transporta nutrientes dessa região, o que mantém a biomassa do zooplânton;
a biomassa do fitoplâncton pode manter a biomassa do zooplâncton, pois é formada por organismos de menor tamanho e com taxas de reprodução superiores às espécies do zooplâncton;
o fitoplacton contém grande quantidade de energia por unidade de massa, sendo suficiente para sustentar uma grande biomassa de consumidores;
a baixa taxa de respiração entre heterotróficos marinhos demanda pouca energia, permitindo grande acúmulo de biomassa;
a elevada taxa de decomposição em águas superficiais disponibiliza grande quantidade de nutrientes para o zooplâcton suprindo suas necessidades energéticas.
Vertebrados terrestres usam um órgão chamado de órgão vomeronasal na detecção de uma classe particular de químicos ambientais denominados feromônios. Sobre este sistema quimiossensorial, é INCORRETO afirmar que:
Em serpentes o órgão vomeronasal (denominado órgão de Jacobson) se localiza no palato.
O órgão vomeronasal é um órgão olfatório acessório, o qual é molecular e estruturalmente distinto do epitélio olfatório.
Em muitos animais, os feromônios possuem um importante papel na manutenção das hierarquias sociais.
Assim como o epitélio olfatório, o epitélio do órgão vomeronasal expressa quimiorreceptores.
Feromônios são sinais químicos liberados por um animal, que afetam o comportamento de outros animais de espécies diferentes.
Durante a entrevista de novo funcionário do laboratório de análises clínicas, o mesmo declarou nunca ter tido hepatite e foi apresentada uma série de exames laboratoriais admissionais, em que ele foi diagnosticado como totalmente saudável e vacinado para hepatite B. Dos quatro marcadores sorológicos analisados abaixo, ele apresentou provavelmente um perfil compatível com:
HbsAg (-), Anti-HBc (+), Anti-HCV (+), HAV-IgG (+).
HAV-IgG (+), Anti-HBs (+), HAV-IgM (-), Anti-HCV (-).
HAV-IgG (+), Anti-HBs (+), HAV-IgM (-), Anti-HCV (-).
Anti-HCV (+), HAV-IgG (+), Anti-HBs (+), HAV-IgM (+).
HBsAg (+), Anti-HBc IgM (+), Anti-HCV (-), HAV-IgG (+).
O estômago é uma dilatação do canal alimentar entre o esôfago e o duodeno. Ele está situado abaixo do diafragma e sua maior porção fica à esquerda do plano mediano.
A porção que marca a transição entre o esôfago e o estômago é chamada:
antro.
fundo.
cárdia.
corpo.
piloro.
Para o cálculo do método da tabelinha, deve-se lembrar que a maioria dos ciclos varia entre 28 e 31 dias. Logo, a mulher estará no seu período fértil
todos os dias do mês.
1º e 5º dia do ciclo.
2º ao 10º dia do ciclo.
14º ao 16º dia do ciclo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...