Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das informações do texto acima, julgue os itens de 85 a 90.
As capivaras e as antas são animais que possuem dois átrios e dois ventrículos no coração, sendo que o sangue sempre segue uma única direção, que é dos átrios para os ventrículos.
Os paradigmas que guiaram a biologia evolutiva nos últimos 60 anos se encontram agora no meio de uma grande reviravolta que foi desencadeada por fenômenos na área da biologia molecular, na sistemática filogenética e por idéias novas e diferentes relativas à operação de evolução em si. Sobre a evolução, assinale a alternativa que contém a afirmativa CORRETA.
microevolução é a evolução intra-específica, de geração para geração de populações e de grupos de populações por todo o período de vida de uma espécie.
a especiação e a extinção envolvem processos que de acordo com a idéia de seleção natural.
macroevolução é a evolução não incluem processos como a origem das espécies e irradiações de linhagens de espécies.
ao contrário da microevolução, a macroevolução é uma modificação evolutiva muito lenta, que produz a formação de padrões filogenéticos abaixo do nível de espécie.
a microevolução é um fenômeno determinista e que não afeta a genética populacional em uma base de geração para geração para produzir mudanças e padrões em frequências gênicas dentro das populações somente.
A análise comparativa entre diferentes organismos mostra que em certas situações há uma estreita similaridade entre a forma do corpo ou de órgãos específicos. Esse é o caso, por exemplo, da comparação entre golfinho (mamífero), tubarão (peixe) e ictiossauro (réptil fóssil), todos eles apresentando um mesmo tipo de silhueta (forma do corpo) hidrodinâmica.
Para os pesquisadores, esse tipo de situação evidencia um processo evolutivo denominado convergência evolutiva, segundo o qual
a forma análoga do corpo mostra como ambientes semelhantes podem conduzir organismos de origens distintas a desenvolver características semelhantes.
organismos de mesma origem submetidos a ambientes distintos manifestam características semelhantes.
novas espécies surgem devido à extinção de espécies preexistentes, deixando vagos nichos ecológicos a serem ocupados.
um organismo ancestral (ictiossauro) origina duas espécies distintas (tubarão e golfinho) por irradiação adaptativa.
características homólogas podem surgir em espécies que não são diretamente aparentadas.
Esponjas são animais com uma estrutura relativamente simples. Por isso, muitas vezes já foram classificadas erroneamente como pertencentes a outros grupos, por exemplo, ao grupo dos fungos. No entanto, as esponjas são facilmente discerníveis dos fungos porque
são eucariontes, enquanto os fungos não são.
são heterótrofas, enquanto os fungos não são.
não se reproduzem sexuadamente, enquanto os fungos sim.
são capazes de movimentar-se, enquanto os fungos não.
não possuem parede celular, enquanto os fungos possuem.
Os conhecimentos biológicos têm afetado cada vez mais a vida das pessoas, seja pelas possibilidades de sua aplicação nos campos da produção de alimentos e da saúde, seja pelos conflitos morais e éticos decorrentes dessa aplicação. Esta interferência do homem na natureza se dá por meio da engenharia genética, com aplicação de técnicas moleculares. Sobre este tema, destaque a afirmação CORRETA:
O objetivo dos cientistas é criar novas espécies, aumentando a produtividade e minimizando, por conseqüência, o uso de herbicidas.
A aplicação da engenharia genética nos alimentos teve origem em países do terceiro mundo, que apresentam uma grande incidência de pragas na agricultura.
Modificar um organismo geneticamente significa autofencundar espécies diferentes, para se obter uma espécie nova que não ocorre naturalmente.
A modificação genética dos alimentos consiste na transferência de material hereditário de um organismo para outro receptor, gerando novas combinações genéticas.
Os ambientalistas defendem o uso da engenharia genética, pois os seus efeitos são totalmente previstos e controlados, não trazendo perigos para a humanidade.
O conceito central na teoria evolutiva de Darwin-Wallace é
a reprodução diferencial de indivíduos de uma mesma população refletindo-se no número de descendentes que cada um é capaz de deixar.
o desenvolvimento de estruturas adaptativas como mecanismo de sobrevivência de certos indivíduos de uma população.
a sobrevivência dos indivíduos mais fortes em relação aos mais fracos.
a tendência dos seres vivos a sofrer modificações para melhorar sua adaptação ao meio.
a transmissão para a descendência das características adquiridas ao longo da vida.
A turma está estudando comparações entre grupos de animais vertebrados ou invertebrados. A professora levou para a classe um exemplar de animal aquático marinho que pode ser observado na foto e é popularmente conhecido como arraia ou raia.
Pediu aos alunos que dessem algum parentesco com outros grupos de animais que já tinham sido vistos nos livros.
− Marlene afirma que o bicho é um invertebrado, porque não tem esqueleto.
− Pedro diz que a arraia deve ser parente próximo das lulas e dos polvos, porque tem corpo mole.
Uma intervenção da professora que ajudará os alunos a distinguir os grupos de invertebrados e vertebrados deverá
trabalhar mais observações de outros invertebrados destacando que Marlene apontou um aspecto irrelevante para classificação.
pedir que memorizem outras características que distinguem vertebrados de invertebrados.
selecionar os invertebrados mencionados por Pedro e identificar a característica básica que os distingue dos vertebrados.
destacar o acerto da Marlene, e explicar que é uma propriedade dos vertebrados possuírem um esqueleto que ajuda na sustentação e locomoção.
recorrer a outros critérios de classificação para vertebrados e invertebrados uma vez que a presença de coluna vertebral não é suficiente para distinguir os animais mencionados por Pedro.
A engenharia genética, também chamada de tecnologia do DNA recombinante, é um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes dos mais diversos organismos. Sobre engenharia genética, assinale a afirmativa INCORRETA.
Nos plasmídios bacterianos há uma região de origem de replicação semelhante a do cromossomo bacteriano, o que permite que ele se duplique e seja distribuído para as célulasfilhas no momento da divisão celular.
Genes saltadores ou transpossomos são genes com propriedades para resistência a antibióticos e que passam de uma molécula de DNA para outra.
Os genes de um fago são semelhantes aos genes da célula hospedeira, de modo que as enzimas da bactéria, responsáveis pela transcrição do DNA, não os distinguem dos genes bacterianos e passam a transcrevê-los.
As principais ferramentas empregadas na tecnologia do DNA recombinante são as enzimas de restrição que tem a propriedade de cortar o DNA em pontos específicos.
Em um experimento de engenharia genética, pesquisadores introduziram em células bacterianas uma sequência de DNA ativo, responsável pela produção de insulina humana. Porém, a síntese desse hormônio não foi possível porque excetuando-se a referida sequência de DNA, as bactérias não apresentam os componentes necessários à síntese de proteínas.
O aumento da temperatura é uma medida muito utilizada para a esterilização de materiais, visto que o calor pode ser aplicado tanto em condições úmidas quanto secas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na lavagem de vidrarias, deve-se evitar que ocorram misturas entre substâncias e, ao se acondicionar produtos químicos, não se deve guardá-los em ordem alfabética, a fim de prevenir reações entre eles.
Observe a árvore filogenética a seguir, que representa a evolução dos grandes grupos de plantas.
De acordo com essa árvore filogenética, as plantas são definidas pela presença de
frutos.
sementes.
embrião.
vasos condutores.
clorofila.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...