Questões de Biologia

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A partir das informações do texto acima, julgue os itens de 85 a 90.

As capivaras e as antas são animais que possuem dois átrios e dois ventrículos no coração, sendo que o sangue sempre segue uma única direção, que é dos átrios para os ventrículos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os paradigmas que guiaram a biologia evolutiva nos últimos 60 anos se encontram agora no meio de uma grande reviravolta que foi desencadeada por fenômenos na área da biologia molecular, na sistemática filogenética e por idéias novas e diferentes relativas à operação de evolução em si. Sobre a evolução, assinale a alternativa que contém a afirmativa CORRETA.

  • A.

    microevolução é a evolução intra-específica, de geração para geração de populações e de grupos de populações por todo o período de vida de uma espécie.

  • B.

    a especiação e a extinção envolvem processos que de acordo com a idéia de seleção natural.

  • C.

    macroevolução é a evolução não incluem processos como a origem das espécies e irradiações de linhagens de espécies.

  • D.

    ao contrário da microevolução, a macroevolução é uma modificação evolutiva muito lenta, que produz a formação de padrões filogenéticos abaixo do nível de espécie.

  • E.

    a microevolução é um fenômeno determinista e que não afeta a genética populacional em uma base de geração para geração para produzir mudanças e padrões em frequências gênicas dentro das populações somente.

A análise comparativa entre diferentes organismos mostra que em certas situações há uma estreita similaridade entre a forma do corpo ou de órgãos específicos. Esse é o caso, por exemplo, da comparação entre golfinho (mamífero), tubarão (peixe) e ictiossauro (réptil fóssil), todos eles apresentando um mesmo tipo de silhueta (forma do corpo) hidrodinâmica.

Para os pesquisadores, esse tipo de situação evidencia um processo evolutivo denominado convergência evolutiva, segundo o qual

  • A.

    a forma análoga do corpo mostra como ambientes semelhantes podem conduzir organismos de origens distintas a desenvolver características semelhantes.

  • B.

    organismos de mesma origem submetidos a ambientes distintos manifestam características semelhantes.

  • C.

    novas espécies surgem devido à extinção de espécies preexistentes, deixando vagos nichos ecológicos a serem ocupados.

  • D.

    um organismo ancestral (ictiossauro) origina duas espécies distintas (tubarão e golfinho) por irradiação adaptativa.

  • E.

    características homólogas podem surgir em espécies que não são diretamente aparentadas.

Esponjas são animais com uma estrutura relativamente simples. Por isso, muitas vezes já foram classificadas erroneamente como pertencentes a outros grupos, por exemplo, ao grupo dos fungos. No entanto, as esponjas são facilmente discerníveis dos fungos porque

  • A.

    são eucariontes, enquanto os fungos não são.

  • B.

    são heterótrofas, enquanto os fungos não são.

  • C.

    não se reproduzem sexuadamente, enquanto os fungos sim.

  • D.

    são capazes de movimentar-se, enquanto os fungos não.

  • E.

    não possuem parede celular, enquanto os fungos possuem.

Os conhecimentos biológicos têm afetado cada vez mais a vida das pessoas, seja pelas possibilidades de sua aplicação nos campos da produção de alimentos e da saúde, seja pelos conflitos morais e éticos decorrentes dessa aplicação. Esta interferência do homem na natureza se dá por meio da engenharia genética, com aplicação de técnicas moleculares. Sobre este tema, destaque a afirmação CORRETA:

  • A.

    O objetivo dos cientistas é criar novas espécies, aumentando a produtividade e minimizando, por conseqüência, o uso de herbicidas.

  • B.

    A aplicação da engenharia genética nos alimentos teve origem em países do terceiro mundo, que apresentam uma grande incidência de pragas na agricultura.

  • C.

    Modificar um organismo geneticamente significa autofencundar espécies diferentes, para se obter uma espécie nova que não ocorre naturalmente.

  • D.

    A modificação genética dos alimentos consiste na transferência de material hereditário de um organismo para outro receptor, gerando novas combinações genéticas.

  • E.

    Os ambientalistas defendem o uso da engenharia genética, pois os seus efeitos são totalmente previstos e controlados, não trazendo perigos para a humanidade.

O conceito central na teoria evolutiva de Darwin-Wallace é

  • A.

    a reprodução diferencial de indivíduos de uma mesma população refletindo-se no número de descendentes que cada um é capaz de deixar.

  • B.

    o desenvolvimento de estruturas adaptativas como mecanismo de sobrevivência de certos indivíduos de uma população.

  • C.

    a sobrevivência dos indivíduos mais fortes em relação aos mais fracos.

  • D.

    a tendência dos seres vivos a sofrer modificações para melhorar sua adaptação ao meio.

  • E.

    a transmissão para a descendência das características adquiridas ao longo da vida.

A turma está estudando comparações entre grupos de animais vertebrados ou invertebrados. A professora levou para a classe um exemplar de animal aquático marinho que pode ser observado na foto e é popularmente conhecido como arraia ou raia.

Pediu aos alunos que dessem algum parentesco com outros grupos de animais que já tinham sido vistos nos livros.

− Marlene afirma que o bicho é um invertebrado, porque não tem esqueleto.

− Pedro diz que a arraia deve ser parente próximo das lulas e dos polvos, porque tem corpo mole.

Uma intervenção da professora que ajudará os alunos a distinguir os grupos de invertebrados e vertebrados deverá

  • A.

    trabalhar mais observações de outros invertebrados destacando que Marlene apontou um aspecto irrelevante para classificação.

  • B.

    pedir que memorizem outras características que distinguem vertebrados de invertebrados.

  • C.

    selecionar os invertebrados mencionados por Pedro e identificar a característica básica que os distingue dos vertebrados.

  • D.

    destacar o acerto da Marlene, e explicar que é uma propriedade dos vertebrados possuírem um esqueleto que ajuda na sustentação e locomoção.

  • E.

    recorrer a outros critérios de classificação para vertebrados e invertebrados uma vez que a presença de coluna vertebral não é suficiente para distinguir os animais mencionados por Pedro.

A engenharia genética, também chamada de tecnologia do DNA recombinante, é um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar, isolar e multiplicar genes dos mais diversos organismos. Sobre engenharia genética, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A.

    Nos plasmídios bacterianos há uma região de origem de replicação semelhante a do cromossomo bacteriano, o que permite que ele se duplique e seja distribuído para as célulasfilhas no momento da divisão celular.

  • B.

    Genes saltadores ou transpossomos são genes com propriedades para resistência a antibióticos e que passam de uma molécula de DNA para outra.

  • C.

    Os genes de um fago são semelhantes aos genes da célula hospedeira, de modo que as enzimas da bactéria, responsáveis pela transcrição do DNA, não os distinguem dos genes bacterianos e passam a transcrevê-los.

  • D.

    As principais ferramentas empregadas na tecnologia do DNA recombinante são as enzimas de restrição que tem a propriedade de cortar o DNA em pontos específicos.

  • E.

    Em um experimento de engenharia genética, pesquisadores introduziram em células bacterianas uma sequência de DNA ativo, responsável pela produção de insulina humana. Porém, a síntese desse hormônio não foi possível porque excetuando-se a referida sequência de DNA, as bactérias não apresentam os componentes necessários à síntese de proteínas.

O aumento da temperatura é uma medida muito utilizada para a esterilização de materiais, visto que o calor pode ser aplicado tanto em condições úmidas quanto secas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na lavagem de vidrarias, deve-se evitar que ocorram misturas entre substâncias e, ao se acondicionar produtos químicos, não se deve guardá-los em ordem alfabética, a fim de prevenir reações entre eles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe a árvore filogenética a seguir, que representa a evolução dos grandes grupos de plantas.

De acordo com essa árvore filogenética, as plantas são definidas pela presença de

  • A.

    frutos.

  • B.

    sementes.

  • C.

    embrião.

  • D.

    vasos condutores.

  • E.

    clorofila.

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