Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quais as principais características das células em reparação?
Densidade citoplasmática e arranjos celulares frouxos.
Núcleos volumosos e densidade citoplasmática.
Hipercromasia nuclear e pseudo-eosinofilia citoplasmática.
Núcleos picnóticos e arranjos celulares em lençol.
Arranjos celulares em lençol e presença de macronucléolos.
A população de onças-pintadas é particularmente vulnerável a pressões ambientais. Analise as afirmações a seguir.
I Por tratar-se de um animal de grande porte e, portanto, de ciclo de vida curto, a população de onças-pintadas apresenta baixa variabilidade gênica, o que representa fator de risco.
II Os indivíduos da espécie de onça-pintada necessitam de grandes áreas para alimentação e reprodução, situações difi cultadas pelo desmatamento.
III As grandes migrações da população de onças-pintadas estão diminuindo o número de espécimes no Brasil.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
O meio ambiente no Brasil vem sendo prejudicado desde os tempos do Brasil Colônia. Um exemplo disso foi a substituição da cobertura florestal da mata atlântica por cana-de-açúcar, desde o começo do ciclo econômico em 1550. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
As terras indígenas são importantes na conservação in situ da biodiversidade brasileira, por integrarem o Sistema Nacional de Unidades de Conservação do país.
A evolução da reprodução das plantas nos ambientes terrestres ocorreu na direção de diminuir a dependência de água. As briófitas são características de locais úmidos, sendo sempre dependentes da água, ao menos para o deslocamento do anterozoide flagelado até a oosfera. As briófitas são plantas
diplobiontes, cujo zigoto germina sobre a planta-mãe, dando origem ao esporófito dominante, que possui esporos contidos nos esporângios reunidos em soros. Esses esporos, ao germinarem, darão origem a uma nova planta-mãe.
diplobiontes, apresentando alternância de gerações heteromórfica entre gametófito ramificado, fotossintetizante e independente e esporófito não ramificado e ao menos parcialmente dependente do gametófito.
diplobiontes, apresentando alternância de gerações, cuja fase esporofítica é predominante sobre a fase gametofítica. Possuem pequenas flores que reúnem as estruturas para reprodução, podendo ser monoclinas ou diclinas.
haplobionte-haplonte, onde apenas o zigoto, formado pela fusão dos gametas, é diploide e sofre meiose para formar células haploides que darão origem a novas plantas por mitoses.
haplobionte-diplonte, onde todas as células somáticas são diploides e somente as células germinativas sofrem meiose e dão origem aos gametas haploides.
Adenocarcinoma in situ é:
câncer do epitélio escamoso da ectocérvice.
lesão pré-maligna da ectocérvice.
condição pré-maligna do epitélio glandular da endocérvice.
câncer do epitélio glandular da endocérvice.
câncer do epitélio escamoso da endocérvice.
O meio ambiente no Brasil vem sendo prejudicado desde os tempos do Brasil Colônia. Um exemplo disso foi a substituição da cobertura florestal da mata atlântica por cana-de-açúcar, desde o começo do ciclo econômico em 1550. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
Atualmente, o tráfico da vida silvestre, que inclui a fauna, seus produtos e subprodutos, é a terceira maior atividade ilegal do mundo, depois do tráfico de armas e do de drogas.
Com relação às diferentes formações vegetais, define-se:
I. Floresta: apresenta dominância de indivíduos lenhosos, com pelo menos três estratos arbóreos, e indivíduos emergentes.
II. Savana: possui estrato herbáceo contínuo, geralmente graminoso, com elementos lenhosos esparsos em maior ou menor grau.
III. Floresta: apresenta dominância de indivíduos arbóreos obrigatoriamente formando um dossel contínuo.
IV. Campo rupestre: possui dominância de indivíduos herbáceos, cobertura incompleta do substrato e eventuais arbustos.
V. Manguezal: possui dominância de elementos arbóreos, cujas espécies apresentam riqueza muito alta.
Está correto o que consta APENAS em
I, II e IV.
II, III e IV.
I e V.
II e V.
III e IV.
Em determinado lago, observou-se a ocorrência de mortandade de peixes, que afetou somente peixes grandes e predadores. À primeira vista, observando-se da margem do lago, a água aparentava normalidade.
Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito da atividade de pesquisa.
A verificação da temperatura da água, fator menos relevante no referido caso, é dispensável, uma vez que a aparência de normalidade não induz a falta de oxigênio, sendo suficiente realizar análise de oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio.Os que se iniciam no conhecimento das ciências da natureza atingem a ideia de que a paisagem é sempre uma herança, de processos fisiográficos e biológicos, e patrimônio coletivo dos povos que historicamente as herdaram como território de atuação de suas comunidades e os transformam cotidianamente. Com referência a esse assunto e a aspectos fitogeográficos, julgue os itens de 81 a 86.
O domínio dos mares de morros é o meio físico mais complexo e difícil do Brasil em relação às construções e ações humanas. É a região sujeita aos mais fortes processos de erosão e de movimentação coletivos de solos de todo o território brasileiro, como diversas catástrofes por ações de enxurradas e escorregamentos de solos que afetam áreas urbanas.
As três florestas caracterizadas a seguir são encontradas no complexo vegetacional da Floresta Atlântica:
− floresta 1: reveste as serras e morros, em altitudes de 800 a 1.500 m, sobre solos formados pela decomposição de rochas cristalinas, com dossel de 20-30 m e árvores emergentes de até 40 m;
− floresta 2: sobre solos hidromórficos permanentemente inundados e ácidos, é uma floresta relativamente aberta, com baixa diversidade de espécies arbóreas, cuja altura máxima está entre 8 e 10 m;
− floresta 3: ocupa as planícies costeiras, sobre terraços quaternários e pouco acima do nível do mar, tendo o dossel cerca de 12-18 m de altura.
Essas caracterizações melhor identificam, respectivamente, as florestas:
pluvial montana; paludosa e ripária.
pluvial baixo-montana; ciliar e estacional semidecídua.
de Araucária; paludosa e ripária.
de neblina; estacional semidecídua e de restinga.
pluvial montana; paludosa e de restinga.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...