Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das informações do texto acima, julgue os itens de 85 a 90.
Sagui, macaco-aranha e guariba são primatas ancestrais dos seres humanos.
Ecologicamente e em hábitos de vida em geral, dentre os grupos de aves abaixo, aqueles mais similares entre si são:
Arapaçus (Dendrocolaptidae), sabiás (Turdidae), sabiás- do-campo (Mimidae), sanhaços (Emberizidae).
Gaviões (Accipitridae), urubus (Cathartidae), perdizes (Tinamidae), emas (Rheidae).
Marrecos (Anatidae), garças (Ardeidae), biguás (Phalacrocoracidae), flamingos (Phoenicopteridae).
Sanhaços (Emberizidae), pombas (Columbidae), curiangos (Caprimulgidae), papagaios (Psittacidae).
Pombas (Columbidae), papagaios (Psittacidae), pica- paus (Picidae), sabiás (Turdidae)
Considerando o fragmento de texto acima e os diversos aspectos por ele suscitados, julgue os itens subsequentes.
As áreas de preservação permanente e as reservas legais, legisladas pelo Código Florestal, podem auxiliar no fluxo gênico entre subpopulações de espécies da fauna silvestre.
Os sistemas de informações geográficas (SIG) são sistemas computacionais utilizados para o entendimento de fatos e fenômenos que ocorrem no espaço geográfico, podendo, por exemplo, auxiliar na prevenção de catástrofes como a que ocorreu na serra fluminense recentemente. Com relação a SIG, sistemas de coordenadas e georreferenciamento, julgue os itens que se seguem.
Overlay (sobreposição) é uma técnica utilizada em SIG para planejar ações e políticas, por exemplo, na área de saúde e meio ambiente. Consiste na construção de zonas de largura especificada ao redor de pontos, linhas ou áreas e, com isso, permite a definição de regiões de exposição em torno de fontes de risco.
Tendo como referência as informações acima, julgue os seguintes itens.
Conforme padronização de cores para fins de separação do lixo, os coletores para resíduo químico de laboratório considerado lixo perigoso devem ter a cor vermelha.
Em diferentes regiões da Floresta Atlântica, foram acompanhadas, ao longo de 80 anos, duas populações de jaguatiricas, com 60 indivíduos cada. Na figura abaixo, A representa uma população numa região pouco alterada por atividades antropogênicas, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, ao sul do estado de São Paulo; B representa uma população numa paisagem tipicamente fragmentada onde a floresta original foi desmatada para atividades agrícolas, no estado do Paraná. C representa o efeito da introdução, em B, de dois novos indivíduos provenientes de jardim zoológico, a cada geração.
Com base nesses dados, é correto afirmar:
As populações A e B podem ser consideradas populações mínimas viáveis, pois não houve declínio no número total de indivíduos durante o período observado.
A reintrodução de indivíduos em populações com baixa variabilidade genética pode ser uma estratégia eficaz no manejo de populações em ambientes altamente fragmentados.
A população B teve um declínio de mais da metade dos indivíduos iniciais, portanto, perdeu sua capacidade de sustentação no ambiente.
O maior problema da população B, apontado nesta questão, é a falta de recursos alimentares decorrente da fragmentação de seu habitat.
Um manejo necessário à população A seria a instalação de corredores ecológicos florestais para que pudesse aumentar seu fluxo, uma vez que este é muito baixo.
A Lei de Lambert-Beer pode ser representada da seguinte forma: A = álc. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A representa a absorbância da amostra.
α representa o coeficiente de absorção ou a absortividade molar da amostra.
l representa a distância que a luz atravessa pelo corpo.
c representa a concentração da amostra.
Deduz-se dessa fórmula que a absorbância da amostra é inversamente proporcional à sua concentração.
Tendo como referência as informações acima, julgue os seguintes itens.
Com o atual desenvolvimento tecnológico, inexiste possibilidade de remediação, ainda que parcial, do solo contaminado por resíduos inorgânicos.
Espécies como o javali africano (Sus scrofa) e o caramujogigante (Achatina fulica), também africano, foram introduzidas no Brasil e acabaram tornando-se invasoras. Essa classificação de espécies invasoras que lhes foi atribuída se deve ao fato de serem
exóticas ao ambiente onde foram introduzidas, proliferarem- se grandemente e competirem por recursos com as espécies nativas, prejudicando-as.
exóticas ao país onde foram introduzidas, terem alta taxa de reprodução e dispersão e colonizarem ecossistemas naturais.
exóticas ao país onde foram introduzidas, mas adaptadas ao ecossistema onde foram introduzidas e terem alta taxa de produção de biomassa.
pragas obrigatórias nos ambientes de origem e reproduzirem- se intensamente, tanto no ecossistema de origem como no de introdução.
pragas obrigatórias nos ambientes de origem, proliferarem- se grandemente e, portanto, terem a capacidade de dominar quaisquer ambientes.
A quantidade de ferro numa amostra de água pode ser determinada por análise espectrofotométrica, utilizando-se a fenantrolina. Três moléculas de fenantrolina formam complexo com cada cátion de ferro II, produzindo um complexo laranja avermelhado. A cor da solução obedece a Lei de Lambert-Beer em 510nm. A intensidade da cor da solução é independente do pH no intervalo de 3 à 9. A absorbância de um padrão de íons ferro II 1000mg/L nesse comprimento de onda foi 0,600. A absorbância da amostra de água, pH = 7, após o tratamento com fenantrolina foi 0,300. Qual é a concentração de íons ferro II nessa amostra?
2000mg/L
1020mg/L
600mg/L
500mg/L
300mg/L
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...