Questões de Biologia

Lista completa de Questões de Biologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, relativos à estrutura das moléculas de classe I e II.

  • C. Certo
  • E. Errado

A capacidade de produzir energia varia consideravelmente entre os indivíduos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

MET é um termo usado para descrever necessidades energéticas para várias atividades. É um múltiplo aproximado da taxa metabólica basal. Tanto o MET quanto o consumo de oxigênio de repouso não apresentam diferenças entre os indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O método de avaliação ambiental por meio de sistema de informação geográfica consiste em fazer estimativas sobre possíveis ocorrências de alterações ambientais. A extensão dessas estimativas e suas relações de intensidade é definida vinculando-se essas informações a um conhecimento prévio da área a ser analisada. Em uma aplicação do método de avaliação ambiental descrito, as áreas classificadas com altíssimo risco de enchente são definidas pelas características referentes a Geomorfologia, Solo e Cobertura Vegetal. Essas características correspondem, específica e respectivamente, a

  • A.

    terraços e várzeas fluviais, gleissolos, gramínea rasteira.

  • B.

    terraços colúvio-aluvionares, cambissolos,vegetação arbustiva.

  • C.

    encostas estruturais, neossolos flúvicos, floresta secundária.

  • D.

    depósito de talus, argissolos, vegetação hidromórfica.

  • E.

    rampas de colúvio, latossolos, mata galeria.

Em relação aos aspectos da resposta imune celular e sua avaliação, julgue os itens a seguir.

Os tipos mais abundantes de células do sistema imune são os linfócitos T e os macrófagos, que são diferenciados por suas características funcionais, pois ambos apresentam os mesmos marcadores de membrana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos aos sistemas de informação sobre câncer.

Os centros de alta complexidade em oncologia (CACON) não necessitam dispor de um registro hospitalar de câncer, conforme normas técnicas preconizadas pelo MS.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 87 a 94, em relação às aplicações dos radiofármacos usados na PET.

O FDG é indicado para a detecção de qualquer tipo de tumor maligno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à estrutura das moléculas de classe I e II.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as informações apresentadas acima e os múltiplos aspectos por elas suscitados, assinale a opção correta.

  • A.

    Os aminoácidos são a base da informação da vida.

  • B.

    As substâncias representadas no esquema acima são classificadas como simples.

  • C.

    A diferença de potencial entre os eletrodos depende da distância existente entre eles.

  • D.

    As moléculas de aminoácidos são formadas, basicamente, por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

A porção iluminada de um lago na qual se concentra boa parte da produção primária é denominada

  • A.

    região profunda.

  • B.

    zona eufótica.

  • C.

    região pelágica.

  • D.

    hipolímnio

  • E. interface ar-água.

De acordo com as informações contidas na figura I, é correto afirmar que a célula apresentada pertence ao tecido

  • A.

    A pequena circulação corresponde ao seguinte caminho fechado percorrido pelo sangue: coração – pulmões – coração.

  • B.

    A grande circulação corresponde ao seguinte caminho fechado percorrido pelo sangue: coração – pulmões – coração.

  • C.

    O sangue que chega ao pulmão pela artéria pulmonar tem menor concentração de gás carbônico e menor concentração de gás oxigênio em relação ao sangue que sai do pulmão e chega ao coração pelas veias pulmonares.

  • D.

    A circulação sistêmica corresponde ao seguinte caminho fechado percorrido pelo sangue: coração – pulmões – coração. (E) A artéria na qual

  • E.

    A artéria na qual o sangue arterial sai do coração em direção aos capilares do corpo que contém sangue arterial é a artéria pulmonar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...